sexta-feira, junho 01, 2012

PSDB define estratégias para a disputa eleitoral

Orientação é para atingir o máximo de candidaturas. No Ceará, sigla deve lançar mais de 50 nomes a prefeito
Conquistar entre 28 e 30 prefeituras no Ceará. Essa é a meta do PSDB para as eleições municipais deste ano, que foi apresentada pelo Diretório Estadual do partido no Encontro Nacional dos Pré-Candidatos a Prefeito do PSDB, realizado ontem em Brasília (DF). O objetivo do encontro foi fechar a estratégia tucana para as eleições de outubro.


Marcos Cals disse que lideranças nacionais do PSDB, como por exemplo Aécio Neves e Tasso, participarão da campanha e m Fortaleza FOTO: VIVIANE PINHEIRO


"Teremos entre 50 e 55 candidatos (a prefeito) encabeçando chapas no Ceará. A expectativa é eleger de 28 a 30 prefeitos no Estado", disse o ex-deputado Marcos Cals, presidente estadual do PSDB no Ceará e pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza. Atualmente, o partido tem 28 prefeituras cearenses.

"A orientação nacional é que tenhamos o máximo de candidaturas pelo PSDB", afirmou Marcos Cals. Nas eleições municipais de 2008, o PSDB elegeu 54 prefeitos no Estado. Entretanto, em 2011, 26 deles trocaram a sigla pelo recém fundado PSD.

Neste ano, cada diretório municipal do PSDB terá liberdade para fazer coligações com outras agremiações. "Claro que o PT não é um partido preferencial, mas não haverá uma determinação nacional proibindo uma coligação com ele", disse o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

Autonomia

De acordo com Marcos Cals, apenas para o caso de aliança com o PT será necessária a aprovação da Executiva Estadual do partido. "A gente respeita a autonomia dos diretórios municipais. A exceção é a aliança com o PT". O PSDB do município de Ararendá, por exemplo, já solicitou a parceria com o PT, o que segundo Cals será autorizada.

O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), salientou que quanto mais municípios articulados, maiores são as possibilidades de vitória nas eleições de outubro. "Experiências mostram como essa integração é benéfica para nossa legenda. Por isso, estamos empreendendo a atualização cadastral dos filiados, para que possamos nos reaproximar dos quadros do partido", ressaltou o dirigente partidário.

Sérgio Guerra reafirmou a meta de alcançar mil prefeitos eleitos no pleito deste ano e afirmou que para isto basta mostrar o bom desempenho das prefeituras tucanas em todo o país. "As conquistas, em 2010, são resultados dos bons exemplos empregados pela legenda nos municípios e estados".

De acordo com os representantes do partido no Estado do Ceará, o interesse, em Fortaleza, é de que haja o maior número de candidatos possível, para com isso fortalecer a possibilidade de um segundo turno na disputa da Capital. Já para o Interior, coligações maiores serão priorizadas. "A geopolítica das coligações no Estado será formatada após o Encontro Nacional de junho", explicou o deputado Raimundo Gomes de Matos.

Desempenho


O presidente estadual Marcos Cals disse que lideranças nacionais do PSDB, como o senador Aécio Neves e também Sérgio Guerra e Tasso Jereissati, se comprometeram a participar da campanha eleitoral na Capital, seja no palanque ou nos programas de rádio e TV.

"Eles estarão diretamente ligados à eleição de Fortaleza", garantiu Marcos Cals, acrescentando ainda que a direção nacional estaria otimista em relação ao desempenho que o partido deve apresentar na Capital.

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos informou que em grandes regiões metropolitanas, como Fortaleza, Caucaia, Horizonte, Guaiba e Pacajus, as propostas serão calcadas em questões como saúde, educação e na identificação dos demais problemas locais.

Enquanto isso, informa que em regiões como a de Crateús, Tauá, Jaguaribe e Cariri haverá um levantamento das condições com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para a elaboração das propostas dos candidatos que deverão ser lançados pelo PSDB.

Estratégias

"É lógico que este material já está praticamente pronto. O que definimos em Brasília foram as estratégias de utilização deste material, que não serão divulgadas para evitar que seja caracterizada campanha eleitoral antecipada por parte dos Tribunais Regionais Eleitorais", explicou Raimundo Gomes de Matos, que explicou ainda que a legenda fará a partir de agora, em nível nacional, um recadastramento de seus filiados. 

1 comentários:

  1. Parabéns Ipaporanga em ter na saúde pessoa como Dr José Luis, grande profissional.

    ResponderExcluir