sábado, julho 07, 2012

Moradores são incentivados a ações de reflorestamento

Se depender de Municípios como Tauá e Crateús, a natureza estará preservada com plantio de árvores
Tauá. Escolas da rede pública deste Município realizaram plantio de cinco mil mudas de espécies nativas (especialmente ipê), por meio de projetos voltados para a conservação do meio ambiente. Tanto na sede como na zona rural, as ações de plantio e reflorestamento são incentivadas nas escolas, envolvendo cerca de três mil alunos.

Iniciativas como esta são estimuladas pela campanha "Plante uma árvore. Semeie esta ideia!", lançada pelo Grupo Edson Queiroz, que tem como objetivo incentivar a criação e a recuperação de áreas verdes do Estado, propiciando aos seus habitantes uma vida mais saudável e em harmonia com a natureza.

Secretário do Meio Ambiente de Crateús, Wanderley Marques, (à esquerda) lidera programa que convida os moradores para o plantio de mudas FOTO: SILVANIA CLAUDINO

A Superintendência Municipal de Meio Ambiente (Supermata), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Pacto Ambiental dos Inhamuns (Parisc), Estação Ecológica da Aiuaba, Fundação Bernardo Feitosa respaldam essas ações que vêm sendo trabalhadas por crianças e adolescentes em prol da preservação ambiental. A coordenação é da Secretaria Municipal de Educação.

Distritos
Na Vila de Marruás, a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Eneas Alves Mota, dentro do projeto "Aqui pulsa o coração do semiárido" mobilizou alunos em torno do projeto. Replantio de mudas de árvores nativas em vários locais da sede do distrito, plantio de espécies ornamentais do bioma Caatinga no Jardim da Caatinga (canteiro fixo na vila) e palestras sobre meio ambiente são algumas das ações executadas pela escola.

Para o professor José Arioneles Mota, o projeto desenvolve consciência ambiental nos alunos do distrito. "Com isso estamos ajudando o Município de Tauá a promover a qualidade ambiental, tão importante para nós, o meio ambiente e as futuras gerações", frisa.

Na Escola de Ensino Infantil e Fundamental José Caçula Pedrosa, na Vila de Vera Cruz, Distrito de Inhamuns, professores mobilizaram os alunos para o plantio de árvores frutíferas de Ipês do Brasil (amarelo, branco, roxo e rosa) no entorno da Nascente da Cascavel (Nascente Jericó dos Inhamuns), na localidade. Alunos e comunidades também são instruídos sobre a importância do plantio de espécies nativas, bem como sobre os perigos da introdução de árvores exóticas vindas de outros biomas (Ninn, Sempre Verde e outros), nocivas ao equilíbrio do bioma Caatinga.

De acordo com o projeto, cada comunidade tem suas especificidades e bem distintas seja ela em Calumbi, Cachoeirinha Pai Senhor, Santo Antônio Carrapaterias, Santa Tereza, Assentamento Bonifácio, Marruás, Vera Cruz ou a cidade de Tauá. Além disso, cada escola trabalha com exemplos práticos, uma vez que preservação ecológica se faz com ação, na prática.

Antônio Wesley Vieira Mendes, de 14 anos, do 9º ano da Escola de Ensino Infantil e Fundamental José Caçula Pedrosa, na Vila de Vera Cruz, afirma que esse trabalho fez nascer nele a responsabilidade pelo meio ambiente. "É importante a união entre estudantes, professores e a comunidade, pois assim ganhamos experiência e beneficiamos a natureza", diz ele.

Para a ambientalista Dolores Feitosa, da Fundação Bernardo Feitosa, os exemplos das escolas trazem bons resultados para a natureza. "A mobilização das escolas do Município em prol do bioma Caatinga é a prova da radical mudança de comportamento e, quando essa mudança começa pela juventude, é sinal positivo para a sociedade. O entrosamento entre o Poder Público Municipal, com as entidades representativas e o envolvimento da comunidade, traz ótimos os resultados. São exemplos que pouparão a natureza".

Espaços públicos
Em Crateús, também ocorreram plantio de 600 mudas nos principais espaços públicos da cidade, coordenados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). As principais ruas e avenidas do Centro da cidade, o Terminal Rodoviário, e a Praça Gentil Cardoso receberam plantio de espécies nativas.

O Trapiá foi eleita a árvore símbolo das ações de plantio e reflorestamento no último mês. Além dela, a Semam planta e doa outras espécies nativas, como ipê, paineira e munguba.

"Priorizamos os espaços públicos para favorecer a visão e aceitação das pessoas com as espécies nativas, que ornamentam e embelezam a nossa cidade, tanto quanto as outras. E são nossas, do nosso bioma. E fazemos parceria também com as escolas, além de estimular as famílias de modo geral para o plantio", destaca o secretário municipal de Meio Ambiente de Crateús, Wanderley Marques.

De acordo com o secretário, uma preocupação permanente, e especialmente nesse período de estiagem, diz respeito à poda das árvores. Muitas pessoas na cidade podam as árvores de forma drástica, comprometendo o seu crescimento e perdendo as vantagens de possuir uma árvore frondosa, que ameniza a temperatura local, bastante alta nesse período.

Capacitações e orientações serão oferecidas aos podadores ainda neste mês, segundo garante o secretário municipal. A meta é preservar as espécies.

Mais informações:
Secretaria de Educação de Tauá Centro José Fernandes Castelo,
(88) 3437.2068/Secretaria de Meio Ambiente de Crateús - Centro de Treinamento - (88) 3691.0110

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER 

1 comentários:

  1. Qto exagero, dizer q Crateús e Tauá são as cidade q estão preservadas... é puro sensasionalismo!!! Longe, tá longe, mto longe dessas cidades serem referências, kd a sustentabilidade?

    ResponderExcluir