segunda-feira, agosto 06, 2012

Artista plástico lança ´Equinócio da Primavera´

Independência O terceiro livro do poeta, quadrinista, artista plástico e ensaísta Rogerlando Gomes Cavalcante, "Equinócio de Primavera", chegou às mãos dos seus conterrâneos independencianos no fim do mês de julho, em concorrido e inusitado lançamento. Antes, já havia sido lançado no Rio de Janeiro, na XV Bienal do Livro, em 2011.

A solenidade ocorreu em plena Avenida 7 de Setembro, a mais importante da cidade, ao lado das barracas montadas por ocasião dos festejos de Nossa Senhora Sant´Ana, padroeira do Município. O local do lançamento mostra a ânsia de popularização da literatura por parte do autor.

Rogerlando Cavalcante lançou sua obra em plena Avenida 7 de Setembro, FOTO: SILVANIA CLAUDINO

"A literatura precisa ser popularizada - livro, e agora e-book, ainda é coisa para a elite. Daí que lancei meu livro, tendo de um lado as barracas e, do outro, um Centro Educacional. Políticas públicas que motivem a leitura precisam abrir trilhas nas escolas e faculdades - favorecer a interação entre autores e leitores em formação. Não basta destinar as obras (produzidas por editais) às bibliotecas municipais, ou de ONGs e associações civis", ressalta o poeta.

Ao contrário da maioria das obras literárias, em "Equinócio de Primavera" não há apresentação e nem o tradicional resumo na contra capa. O autor optou por um relato explicativo da obra na orelha, à apresentação e inova também com o uso de tags (linguagem de marcação utilizada no meio virtual para indicar termo associado com uma informação) na contra capa, que sinalizam o teor do livro. Segundo ele, "as tags dão indícios do teor da obra e representam a influência da internet na editoração de livro impresso", destaca.

Título

O título surgiu devido à uma imagem que o autor teve de um chinês sendo maquiado para participar das celebrações do dia do equinócio de primavera na China, o que provocou a sensação de ser bafejado pela mesma brisa que o envolvia e o vivificava. "Por instantes, pareceu- me que materializei- me ali mesmo. Rosa, bege, branco, o vermelho dos lábios, o púrpura e a cor de carne da pele pincelaram minha face, meu ser, numa paisagem de um parque amplo e repleto de jardins, balbuciei algo como a legenda da fotografia, equinócio de primavera, e saí do transe. Mas a poesia daquela miragem não evanesceu. Vivida como a explosão densa e leve em que eclodem as primaveras, a poesia, os poemas que compõem este livro são do mesmo ímpeto do que para ser definitivo dura pouco", relata.

Em formato brochura, editado pela All Print Editora, "Equinócio" traz 21 poemas em suas 59 páginas. No último, que empresta o título à obra, o poeta traduz o significado de equinócio e do fenômeno astronômico. A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.

Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro quando definem mudanças de estação. Em linguagem astronômica, os equinócios são dois pontos de intersecção entre o equador celeste (projeção do equador da Terra sobre a esfera celeste) e a Eclíptica (trajetória aparente do Sol em torno da Terra, decorrente da falta de percepção do movimento de translação da Terra em torno do Sol).

Poeticamente, Rogerlando Gomes definiu, na primeira estrofe: "Um dia dura uma noite, a noite dura um dia, no equinócio de primavera resplende mais bela minha poesia" e, na última, fecha com maestria: "Mas que nunca nos chegue o dia em que o fim da noite seja uma inútil espera: o dia em que a vida se dê sem poesia e tendo só a atmosfera por testemunha vazia do devastado, mas equinócio de primavera", escreve ele.

O autor
Natural de Independência, Rogerlando Gomes Cavalcante estreou nas lides literárias em 2009, com a obra "Chão Inaugural". Ano passado lançou o segundo livro, "A Máquina do Mundo" e se prepara para o quarto livro, que deverá ser lançado ano que vem, sob o título "Nudez", em mais um edital aprovado, o Mecenas, da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult). Mais informações pelo sitewww.rogerlando.com

Poemas

59 páginas com 21 poemas tem o livro. No último poema, que empresta o título à obra, o poeta traduz o significado de equinócio e do fenômeno astronômico

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER 

0 comentários:

Postar um comentário