segunda-feira, agosto 20, 2012

DENGUE EM CRATEÚS Serviço on-line notifica casos

Crateús A Secretaria da Saúde deste Município inova nas ações de combate à dengue. Profissionais e estabelecimentos de saúde já podem realizar notificação on-line de casos suspeitos da doença. A nova ferramenta, criada pelo coordenador municipal de Vigilância à Saúde, Juracir Bezerra, possibilitará uma maior velocidade no fluxo das informações permitindo um acompanhamento, praticamente em tempo real, dos casos de dengue no Município. O formulário está disponível há uma semana e os profissionais da rede municipal e privada estão sendo informados sobre a operação e importância do novo instrumento. É simples de preencher e contem informações básicas do paciente (nome, data de nascimento, onde reside, sintomas, onde foi atendido).

A nova ferramenta de informação foi preparada na própria Secretaria de Saúde, em Crateús. Com o formulário, terá mais dados sobre casos FOTO: SILVANIA CLAUDINO

A expectativa da Secretaria é que o instrumento aumente o fluxo de informações e assim a Vigilância Epidemiológica possa fazer ações de controle e prevenção dos casos suspeitos em Crateús, bem como um melhor planejamento das ações em saúde.

"É uma forma de informar à Vigilância e partir daí agirmos rapidamente na investigação e bloqueio de casos. Ganhamos em rapidez nas ações de bloqueio e prevenção", enfatiza Juracir Bezerra, coordenador que criou a ferramenta.

Juracir explica que a ideia surgiu da dificuldade em obter informações sobre casos suspeitos de dengue partindo da iniciativa privada, ficando o setor carente em informações.

"Muitas vezes sabíamos de alguém que teve dengue por terceiros e essa pessoa ficava sem ser notificada, sem receber visitas dos profissionais de saúde e nós sem acesso a essa notificação. Após estudos e pesquisas, vimos que isso ocorria mais na iniciativa privada, então criamos a ferramenta voltada para esse público", explica o coordenador.

Segundo dados da Secretaria, em 2012 Crateús registrou 18 casos de dengue, sendo um de dengue clássica com complicação, levando o paciente a óbito. Foram notificados 73 casos, sendo 44 descartados e 11 estão em investigação.

O coordenador realizou reunião com os profissionais de saúde da rede municipal, especialmente membros das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), ocasião em que apresentou o formulário on line. O alvo da reunião foi mostrar a operação do instrumento e a importância do seu uso, já que para que haja maior proveito da inovação todos os profissionais e instituições que prestam serviços de saúde (clínicas, ambulatórios, laboratórios de análises clínicas, dentre outros) devem fazer sua parte e informar a detecção de todo caso suspeito de dengue.

Hospitais, clínicas, consultórios médicos, laboratórios e demais instituições que compõem a rede privada de saúde e inclusive profissionais já receberam ofício informativo e estão sendo contatados pela coordenação, que realizará reunião para apresentar o formulário.

Informações
Além do instrumento on-line (http://vigsaude.blogspot.com.br/>), os casos de dengue continuam podendo ser informados por meio de telefone (88) 3692. 3356 (ramal 32), ou ainda por meio das fichas de notificação disponíveis nos serviços de saúde ou pessoalmente.

"Este é mais um instrumento, que não exclui os demais. É uma forma de termos mais uma opção de informação e utilizar a forma eletrônica, tão ágil e moderna", ressalta Juracir. A pretensão da Secretaria, segundo Bezerra, é na segunda fase do projeto estender a outros profissionais e instituições, como por exemplo professores e escolas.

"Assim educadores poderão também contribuir, registrando casos suspeitos de dengue de forma on line e facilitando a nossa investigação e controle", destaca. Conforme a Secretaria, outros formulários serão disponibilizados posteriormente em meio virtual a fim de notificar outras enfermidades, principalmente àquelas que estão dentro do campo da notificação compulsória do Ministério da Saúde.

Mais Informações:
Secretaria Municipal de Saúde Vigilância à Saúde

Rua Gomes Coutinho, 630, São Vicente

Telefone: (88) 3692.3356

REPÓRTERSILVANIA CLAUDINO

0 comentários:

Postar um comentário