terça-feira, agosto 21, 2012

Propaganda eleitoral no rádio e na TV começa nesta terça


Programas serão exibidos todos os dias de semana, menos nos domingos.
Para primeiro turno, horário eleitoral vai até o dia 4 de outubro.




Começa nesta terça-feira (21) a propaganda eleitoral no rádio e na televisão para as eleições municipais deste ano. Os programas serão veiculados obrigatoriamente em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes que possuírem emissoras. Naquelas menores, poderá haver transmissão, desde que atendidas condições técnicas.

Para o primeiro turno das eleições (que ocorre no primeiro domingo de outubro, dia 7) o horário eleitoral vai até o dia 4 de outubro (na quinta). Nas cidades em que a disputa for para o segundo turno (com votação no dia 28 de outubro), a propaganda vai até o dia 26 de outubro.

A propaganda dos candidatos a prefeito e vice será veiculada às segundas, quartas e sextas das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30 no rádio; e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h na televisão. Já a propaganda de quem concorre a vereador vai ocorrer às terças, quintas e sábados, nos mesmos horários, segundo o fuso de Brasília.
Além das duas inserções de meia hora, partidos e coligações terão direito também a comerciais curtos ao longo da programação diária dos veículos, sem horário fixo.

Regras
Pela lei, são proibidas propagandas que degradem ou ridicularizem candidatos. A peça também não pode usar "meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais".

Cabe à Justiça Eleitoral decidir sobre esses casos, quando provocada por meio de representações e reclamações. As sanções variam, e vão desde a perda do direito de veicular propaganda a multas de valores variados.

A propaganda eleitoral deve sempre mencionar o partido e será feita na língua portuguesa. Na propaganda para prefeito, a coligação deve informar as siglas de todos os partidos que a compõem. O nome do candidato a vice também deve aparecer, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 10% do nome do titular. Na propaganda para vereador, cada partido deve usar apenas a sua sigla sob o nome da coligação.

4 comentários:

  1. Vereador do Massaroca disse no pragrama eleitoral,Caro amigo eleitor,preciso do seu voto,meu numero é 43---,preciso me eleger para empregar minha Mae e meus Irmazinhos,caso Massaroca venha ganhar essa eleição, irei empregar o resto da familia.

    ResponderExcluir
  2. Nilo hoje no rádio melhor que o programa político foi a fala do Dr. Alexandre e do irismar Frota tocando o dedo na ferida desta imunda princesa dos inhamuns faz com o povo de Crateús
    E olhe que se o povo fosse falar mesmo os demandos desta empresa as denúncias não teriam fim

    ResponderExcluir
  3. PEÇO DESCULPAS AO DOUTOR ALEXANDRE MAIA PELAS VEZES QUE NESTE BLOG E EM OUTROS DIZIA QUE SUAS ATITUDES ERAM COM INTENÇÕES POLÍTICAS
    SENTI NA PELE O MAL TRATAMENTO DESTA EMPRESA EM UMA VIAGEM DE MINHA MÃE
    E HOJE DOUTOR ALEXANDRE SEM SER CANDIDATO CONTINUA TENDO A MESMA POSTURA DE LUTAS POR MELHORIAS PARA OS CRATEUENSES ENFRENTANDO ESTA PODEROSA EMPRESA INDEPENDENTE DE ELEIÇÃO

    ResponderExcluir
  4. Alexandre Maia é um cidadão. quem perdeu foi o eleitorado Crateuense em não ter um nome como o dele como opção para tirar este município do atraso e da corrupção
    Rapaz centrado e equilibrado e de muito conhecimento. este era o nome para ser o prefeito de Crateús.

    ResponderExcluir