sexta-feira, agosto 17, 2012

Raimundão tem 63%; Santana é segundo, com 16%


A pesquisa, contratada pela TV Verdes Mares, ouviu 504 eleitores

Por: Luzenor de Oliveira
A primeira pesquisa do Ibope, contratada pela TV Verdes Mares, sobre as intenções de votos na disputa pela Prefeitura de Juazeiro do Norte aponta a liderança do candidato do PMDB, Raimundo Macedo, com 63% de apoio dos eleitores, contra 16% de Manoel Santana, do PT. Em terceiro lugar, aparece Demontieux Fernandes (PSOL) com 7%.
Dos entrevistados, 6% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto. Outros 8% não quiseram ou não souberam opiniar. A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral, tem uma margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos. Foram ouvidos 504 eleitores entre os dias 13 e 15.
O Ibope ouviu, também, os eleitores sobre a rejeição dos candidatos. Santana tem rejeição de 58%, Demontieux, 25%, e Macedo 15%. Dos entrevistados, 9% disseram que votariam em qualquer um dos candidatos, e 7% responderam que não votariam em nenhum dos candidatos citados.
Juazeiro do Norte possui 157.000 eleitores, sendo o maior colégio eleitoral do Interior do Ceará. A cidade tem um histórico de não reeleger prefeitos. Desde a primeira reeleição, Juazeiro reprovou as administrações dos seus gestores. Em 2000, o então candidato Carlos Cruz impôs derrota ao prefeito Mauro Sampaio, que concorria à reeleição. Cruz foi eleito e, em 2004, disputou a reeleição e perdeu para Raimundo Macedo.
Filiado ao PSDB, Macedo cumpriu o primeiro mandato e, no ano de 2008, perdeu a indicação na convenção municipal para Manoel Salviano. Excluído da disputa, se afastou do PSDB e apoiou à candidatura de Manoel Santana (PT). Com menos de um ano de administração, Santana rompeu com Macedo, filiou-se ao PMDB e, em 2010, elegeu-se deputado federal. Hoje, Santana como aliado o deputado federal Manoel Salviano.
Com 250.000 habitantes, a cidade tem duas geradoras de TV que, a partir da próxima terça-feira, começam a transmitir a propaganda eleitoral. Uma das emissoras é a TV Verde Vale, de propriedade do deputado federal Manoel Salviano (PSD) e aliado de Santana. O outro canal é a TV Verdes Mares, Cariri, do Grupo Edson Queiroz, e filiada à Rede Globo de Televisão.

0 comentários:

Postar um comentário