segunda-feira, agosto 06, 2012

UFC fará licitação para campus em setembro


 
O prédio deve começar a ser construído em 2013, e a previsão é de que a obra termine em 2015, segundo a Prefeitura
Crateús A Universidade Federal do Ceará (UFC) enviou ao Gabinete da Prefeitura de Crateús maquete eletrônica das futuras instalações do campus da cidade. As imagens estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal. A universidade terá seu Campus construído às margens da BR-226, em frente à Vila dos Oficiais do 40° Batalhão de Infantaria, em uma área de 30 hectares.
Maquete eletrônica do novo campus da Universidade Federal está disponível no site da Prefeitura de Crateús. Obras começam no em 2013
Blocos com salas de aula e laboratórios, refeitório, praça cívica e amplo estacionamento em área arborizada compõem a obra. O campus faz parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciado em agosto do ano passado no Palácio do Planalto pela presidente Dilma Rousseff.
A previsão é de que a licitação das obras aconteça em setembro deste ano, e a construção no próximo ano, para que, em 2014, iniciem as primeiras turmas do novo campus. Estão confirmados os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas, Engenharia da Computação e Informática.
Conforme o cronograma da implantação da universidade, os prazos estabelecidos para a doação do terreno, licitação e início das obras estão sendo rigorosamente cumpridos pela Prefeitura de Crateús e pela UFC. “A expectativa é de que o Município se transforme no maior polo tecnológico do Ceará, o que trará estudantes daqui e de Estados vizinhos”, destaca Custódio Santos, da equipe de arquitetos da obra, composta ainda pelos arquitetos Bruno Braga, Renan Cid e coordenada pelo arquiteto Neudson Braga. A equipe agora está trabalhando nos projetos complementares.
Etapas
Segundo Santos, na primeira etapa da obra, serão construídos os blocos: administrativo, onde funcionará a reitoria e coordenações dos cursos, de salas de aula e laboratórios, além de espaço didático, composto por refeitório e ambientes de convivência dos alunos e professores. Uma praça cívica também será construída na primeira etapa, entre a BR e o prédio administrativo, formada por um anfiteatro e quadras de jogos.
“A Praça Cívica será aberta à comunidade, que poderá interagir com os estudantes. Consideramos como um espaço muito importante para a universidade e o Município, que se sentirão parte um do outro”, frisa o arquiteto Santos. A segunda fase, prevista para 2014, será composta de blocos de sala de aula e laboratórios, além de residência universitária e parte esportiva. A previsão é de que, em 2015, o campus esteja concluído.
Sustentabilidade
Custódio Santos destaca que a obra é sustentável. Será um espaço universitário moderno, tendo como base conceitos ecológicos e sustentáveis. Ventilação e luminosidade foram levados em conta para a construção dos blocos e demais estrutura dos prédios, com vistas a aproveitar o vento da região e a luz do sol, resultando em economia de energia.
No primeiro ciclo de estudos, a partir de 2014, serão ofertadas vagas para 1200 alunos, no novo Campus. A instalação do Campus de Crateús transformará o Município em um centro de ensino superior. Já conta com um Campus Avançado do Instituto Federal de Educação (IFCE) funcionando há um ano e meio, ofertando três cursos: técnico em edificações, técnico em química e licenciatura em matemática. Cerca de 300 estudantes da região são atendidos nos três cursos. A partir deste semestre, será ampliada a oferta de cursos.
Enquanto os arquitetos trabalham na elaboração dos projetos complementares, a Prefeitura enfrenta o desafio de atuar na mobilidade urbana e infraestrutura. “Após todos os procedimentos legais de doação do terreno, agora temos o desafio de dotar e preparar o Município para receber o campus e o grande número de estudantes que para cá se deslocarão”, diz Romildo Marçal, chefe de gabinete da Prefeitura.
SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

1 comentários:

  1. Como a gente fica triste quando vc divulga matérias sob a UFC parece que ninguem valoriza esta obra. Acorda Crateuenses,o campus unoversitario é a maior obra dos ultimos tempo em nossa cidade, vai mudar a vida de muitas familias de nossa cidade.É necessario que façamos semonario para divulgar tamanho premio,é preciso da enfase ao que é bom.

    ResponderExcluir