sábado, outubro 27, 2012

"A menina de cabeça nas nuvens" vai às alturas




Vai à X Bienal Internacional do Livro do Ceará, vai ao VIII Festival Nacional de Teatro de Rua de Aracati

A Criançada de Crateús terá, no próximo dia 28, no Teatro Rosa Moraes, a oportunidade de ver e rever o espetáculo infantil “A menina de Cabeça nas Nuvens”, da Companhia “Os Cara da Arte”. A peça estreou no último dia 14 de outubro, e já alça voo longe: foi classificada para participar do VIII FESTMAR (Festival Nacional de Teatro de Rua do Movimento de Agitação e Resistência da Cultura Popular), em Aracati em dezembro; e estará também em várias exibições na X Bienal Internacional do Livro de Fortaleza, nos palcos do novo Centro de Convenções, no período de 08 a 18 de novembro próximos. 

Da obra de Elias de França, o livro infantil “A Menina de Cabeça nas Nuvens”, publicado pela SEDUC na primeira coleção PAIC Prosa e Poesia (2008), a peça homônima é uma adaptação da Companhia de Teatro “Os Caras da Arte”. 

A peça conta a história da Menina que dormindo se perde em sonhos, sem querer mais acordar. E no acorda-não-acorda, no cai num sonho e levanta noutro, os despertadores invadem o mundo dos sonhos, tentando a todo momento acordá-la. E a Menina por sua vez deseja, como quase toda criança, brincar sonhando, sonhar brincando de cirandas, brincadeiras de terreiro e todas as outras pinturas infantis, ignorando as exigências e a rigidez temporal do cotidiano presente. 

O espetáculo nos possibilita refletir sobre certas condições do mundo objetivo atual impostas às crianças pelas necessidades dos adultos, inclusive dos pais. Além do que se observa uma excelente recomposição das relações das pessoas com o tempo, seus instrumentos de mensuração e a posição da infância e da fantasia neste contexto de vidas cronometradas.

A exibição em Crateús será no Teatro Rosa Moraes, às 19:30h, do dia 28 de outubro.

0 comentários:

Postar um comentário