quinta-feira, novembro 15, 2012

Cid será investigado por prejudicar voos para encontrar com Dilma


Para Anac o ato do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), no aeroporto de Salvador, pode abrir precedente em outros aeroportos do País. A agência iniciou uma investigação para apurar responsabilidades.
Por: Mário Silva
Depois do episódio que aconteceu na última sexta-feira (9), quando o governador Cid Gomes (PSB) desembarcou de um jato fretado para participar de evento com a presidente Dilma Rousseff na Bahia, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu investigação sobre a conduta de Cid.
O ato do governador causou à interdição da pista do aeroporto de Salvador por cinco minutos e obrigou um avião arremeter-se e outro a abortar seu procedimento de pouso.
Conforme informações da Anac, dois passageiros deixaram o modelo Cessna Citation, prefixo PR-JAP, da empresa TAF (Táxi Aéreo Fortaleza), vindo do Ceará, sem esperar o taxiamento e a parada da aeronave.
A Infraero confirma que um deles era o governador, que saiu andando pela pista em direção à Base Aérea de Salvador, onde estava Dilma e o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT).
O caso foi relevado na edição de ontem do jornal O Globo. Um funcionário do local ouvido pelo jornal Folha de S.Paulo confirmou que Cid estava apressado para saudar a presidente.
Caso seja caracterizada a irregularidade do procedimento, a TAF e o comandante do avião executivo poderão sofrer punições como multa, suspensão e até cassação de seus certificados.
O Código Brasileiro de Aeronáutica proíbe a "execução de serviço aéreo de forma a comprometer a ordem ou a segurança pública, ou com violação de norma de segurança dos transportes".
A empresa informou que o assunto está sendo tratado pelo governo do Ceará. "Foi um ato isolado dele [Cid]", acrescentou por meio da assessoria de comunicação. Já o piloto do Cessna ainda não foi ouvido pela empresa e por meio da assessoria do governo do Ceará, Cid não se manifestou nesta quarta-feira (14).
Com informações: Folha de S.Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário