quarta-feira, novembro 21, 2012

Cidade se enfeita para Natal de luz

Com árvores e prédios históricos iluminados, a decoração fixa o espírito natalino e as tradições culturais da região
Crateús. O Natal já chegou à cidade de Crateús. Pelo menos nos brilhos, luzes, enfeites que, além de embelezar a cidade, despertam o espírito natalino nas pessoas. E essa é a meta da Secretaria de Cultura do município (Secult), com relação ao projeto Natal de Luz.

Para este ano, o destaque é a Praça Gentil Cardoso, local em que está situado o prédio da Estação Ferroviária. O logradouro tem 100 anos FOTO: SILVÂNIA CLAUDINO


"Quando estamos suspendendo os enfeites, colocando as luzes e brilhos nos pontos destacados para a decoração deste ano, as pessoas se aproximam e já ficam admirando, contemplando os enfeites e percebemos a emoção delas com relação ao espírito do Natal e isso nos alegra e faz com que fiquemos satisfeitos, afinal é o nosso objetivo despertar essa magia nas pessoas", destaca coordenador dos trabalhos de decoração na cidade, Sílvio Werta, da Secult.

Para este ano, o destaque, de acordo com Werta, é a Praça Gentil Cardoso, local em que está situado o prédio da Estação Ferroviária. O logradouro completa 100 anos no próximo dia 12 de dezembro. A Secult prepara, inclusive, uma programação especial para recordar a data, já que ali é um dos pontos principais do nascedouro da cidade.

O prédio já está decorado. Foi um dos primeiros a receber as luzes do Natal, juntamente com o Teatro Rosa Moraes, localizado na mesma área. O coordenador destaca que, além das luzes, o centenário prédio sediará a Casa do Papai Noel. Os enfeites, equipamentos e luzes estão sendo trabalhados e até a próxima semana os crateuenses, especialmente as crianças, poderão visitar a casa do bom velhinho.

Werta destaca que ano passado, no local, já funcionou a Casa, mas este ano, devido à comemoração dos 100 anos e também para presentear sempre a população com novidades, haverá surpresas na decoração da Casa.

"Comemorar a data e inovar são os nossos propósitos para o prédio da antiga estação neste ano, afinal é um ponto histórico da cidade e que recorda grandes momentos de encontros de famílias e amigos. Então, a decoração será ainda mais destacada", salienta o coordenador.

Parceria
Para a realização da ação, a Secult se uniu à Secretaria Municipal de Assistência Social, que volta o seu olhar de forma especial para as crianças. Daí o investimento na construção da Casa do Papai Noel.

"O Papai Noel é o grande ícone do Natal para as crianças e pensando na alegria delas nos empenhamos para animá-las e recordar a criança que há dentro de todos nós, adultos", diz.

Aproximadamente dez mil microlâmpadas estarão iluminando Crateús até o início de janeiro, quando normalmente a iluminação é retirada das ruas e avenidas. São distribuídas em diversas formas de ornamentação, como mangueiras luminosas, mangueiras com lâmpadas led (a maioria por serem mais econômicas), cascatas, piscas e muitas luzes coloridas. As cores vermelho, verde e dourado dão o tom à ornamentação da cidade.

Além da Praça Gentil Cardoso, serão decoradas também a Praça Antônio Arcelino e a Praça da Matriz, bem como as principais Igrejas, a entrada da cidade e o Arco Nossa Senhora de Fátima. Ao todo, 11 homens estão espalhados pela cidade colocando as luzes e enfeites. O trabalho não tem hora. Tem dias que vai até alta madrugada "a fim de andarmos conta a tempo. Queremos finalizar o mês de novembro com a cidade toda pronta para o Natal", diz Werta.

Outros elementos utilizados pelo decorador, além das luzes e brilhos, são grandes bolas natalinas e materiais recicláveis. Garrafas pet estão sendo aproveitadas na montagem de bonecos de neve - que enfeitaram a Praça Gentil Cardoso - e em uma grande árvore de Natal, que ficará na referida Praça e em enfeites para a entrada da cidade.

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER 

0 comentários:

Postar um comentário