quinta-feira, novembro 08, 2012

Clima esfria, PT marca reuniões e linha de oposição gera racha



Lideranças estaduais do PT foram a Brasília e, para quem defende o rompimento com o PSB, ouviu pedido de cautela e moderação.
Por: Luzenor de Oliveira
O PT é uma sigla dividida, com traumas das eleições municipais e sem rumo definido para 2013 no Ceará. O clima de divisão foi sentido mais uma vez na reunião desta quarta-feira (7), em Brasília, entre o presidente da Executiva Nacional, Rui Falcão e lideranças regionais da sigla.
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, presente ao encontro, reafirmou o sentimento de oposição, expôs queixas sobre os antigos aliados e hoje opositores – Cid e o PSB, e ouviu apelos de Falcão sobre uma postura de cautela para ser avaliado o melhor caminho para o PT no Ceará.
A preocupação de Rui Falcão – fortalecida no Ceará com a atuação dos deputados estaduais Nelson Martins, Francisco Pinheiro e Camilo Santana, remete à ideia de que, com a aliança nacional, o PT não deve romper a coligação com o PSB. Os três são secretários estaduais de Cid Gomes. O deputado federal Eudes Xavier é mais exaltado na defesa de uma linha de oposição, seguida, também, pelo ex-líder do Governo Cid na Assembléia, Antonio Carlos.
De olho no cargo de presidente da Executiva Estadual, o deputado federal José Nobre Guimarães é cauteloso, quer deixar a temperatura baixar ainda mais e, se possível, manter diálogo e alianças com o PSB e o PMDB.
Guimarães pensa em 2014 e, se tiver o comando estadual do PT, conduzirá o partido para o caminho mais conveniente: seja uma aliança com o PSB e, em caso de rompimento dos socialistas com o PT no quadro nacional, ficará com o PMDB.
O sonho de entrar na chapa majoritária em 2014 faz com que Guimarães amplie conversas com lideranças regionais de outros partidos. Ele tem conversado com frequência com o senador e presidente da Executiva Nacional do PMDB, Eunício Oliveira.
O quadro eleitoral no Ceará muda em 2014 com fatores externos. Um deles: se o governador Eduardo Campos decidir se lançar candidato a presidente da República pelo PSB, o PT e o PMDB repetirão a aliança com Dilma candidata à reeleição, tendo Michel Temer como vice.
A aliança teria reflexos nos Estados e, no Ceará, não seria diferente. 
O senador Eunício Oliveira sonha em ser governador e Guimarães em disputar o Senado. O rompimento do PT com o PSB – caso Eduardo Campos saia candidato ao Palácio do Planalto, poderia proporcionar a Eunício e Guimarães o sonho do Governo do Estado e do Senado. São leituras de hoje com a incerteza do amanhã.

0 comentários:

Postar um comentário