Há cerca de dois mês, moradores de Assunção do Piauí, estão assustados com a aparição de um buraco em uma caverna a quatro quilômetros ao norte da comunidade de Brejinho. Segundo os registros, uma grande quantidade de fumaça sai do interior da fenda.
Na manhã de hoje, 19/11, o jovem Iderlon Lima, morador de Assunção do Piauí, esteve no buraco onde sai a fumaça e divulgou nas redes sociais um vídeo produzido no local.
Segundo como mostra no vídeo, a quantidade de fumaça que sai da fenda é impressionante. No local ainda existe um forte odor como se fosse de borracha queimada, e um tipo de resina presente nas pedras que cercam o local.
Segundo, Antônia Alves, diretora da Unidade Escolar Sebastião Alves dos Reis, alunos da escola enviaram uma mensagem comentando a existência do buraco na comunidade. “Eles contaram que o cheiro que sai de lá é muito forte”, acrescentou a diretora.
A diretora afirmou ao Cidadeverde.com, que após o aviso dos estudantes comunicou ao prefeito da cidade, Gabriel Mendes, que esteve no local nesta quarta-feira, acompanhando a análise que está sendo feita da fumaça. A principal suspeita é de que seja Gás Natural.
O fenômeno tem despertado a curiosidade dos moradores e espanto nas redes sociais. Uma foto do buraco foi publicada na internet e intitulada de “Vulcão de Assunção”.
Segundo moradores mais idosos, a caverna já é conhecida por ter servido de abrigo para os primeiros habitantes da região. Como ainda não há explicação científica para o fato, sobram boatos para explicar as causas da fumaça, que vão desde assombrações, fumaça vulcânica e até o fim do mundo. Algumas pessoas chegam a chamar o buraco de “purgatório”, que na teologia católica romana é o local onde as pessoas pagam seus pecados antes de alcançar a salvação.
Veja o Vídeo 

Reportagem: cidadeverde.com
Edição: Ronniel Soares
Video: Iderlon Lima