sábado, novembro 24, 2012

Não convenceu, caiu

Técnico da Seleção Brasileira é demitido pela CBF a pouco mais de um ano e meio da Copa do Mundo de 2014
O título do Superclássico das Américas contra a Argentina nos pênaltis não garantiu a permanência de Mano Menezes no comando da Seleção. Uma reunião entre o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, o diretor de seleções da entidade, Andrés Sanchez, e o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo del Nero, ontem, na sede da FPF, em São Paulo, definiu a demissão do treinador.
Por meio de sua conta no Twitter, Mano Menezes agradeceu "a todos que trabalharam com ele, em especial, aos jogadores convocados". Além disso, desejou sucesso à Seleção na busca pelo hexa FOTO: FOLHAPRESS

Mano chegou à Seleção depois do fracasso do Brasil de Dunga na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. O treinador tinha a função de comandar uma renovação na equipe, que estreou já com Paulo Henrique Ganso e Neymar entre os titulares. Mas, em 2011, veio o fracasso na Copa América e a eliminação nas quartas de final.

O maior teste de Mano este ano eram os Jogos Olímpicos de Londres, em julho e agosto. Mas a geração de Lucas, Neymar, Oscar e Leandro Damião ficou com a medalha de prata, perdendo a final para o México.

O fracasso olímpico elevou a pressão sobre Mano, cuja demissão parecia inevitável, mas, ainda assim, ele foi mantido no cargo. Chamou Kaká de volta e completou o quarteto de ataque com Oscar, Hulk e Neymar.

A partir de setembro, a equipe evoluiu, goleando os fracos China e Iraque e o emergente Japão. Mas aí veio o empate contra a Colômbia e a atuação pouco convincente diante da Argentina no Superclássico das Américas.

Na dúvida se o trabalho daria certo e a pouco mais de 18 meses da Copa de 2014, Marín optou por mudar logo o rumo.

Segundo nota oficial divulgada pela CBF, o novo comandante da Seleção será anunciado somente em janeiro. Junto com Mano, a CBF demitiu toda a comissão técnica da equipe. Também saíram o auxiliar Sidney Lobo, o preparador físico Carlinhos Neves e o preparador de goleiros Francisco Cersósimo.

Nas mudanças anunciadas ontem, sobrou até mesmo para o treinador da seleção feminina, Jorge Barcellos. O novo ocupante do cargo é Márcio Oliveira.

Pelo Twitter

O técnico Mano Menezes, 50, usou a sua conta no Twitter para fazer os primeiros comentários sobre a sua demissão da Seleção Brasileira. O treinador foi comunicado sobre a queda pelo diretor de seleções, Andres Sanchez, por telefone. "Como foi anunciado, não sou mais o técnico da Seleção. Fica aqui o meu agradecimento a todos que trabalharam comigo nesse projeto em especial, aos jogadores convocados nesse período, e a todos aqueles que acreditaram no nosso trabalho", escreveu.

"Desejo, desde já, sucesso à Seleção na conquista do sonho maior da nossa torcida que é o hexacampeonato de 2014".

Sanches: "Marin quer novos métodos"
Visivelmente irritado, o diretor de seleções da CBF, Andrés Sanches, tentou explicar, ontem, a demissão do técnico Mano Menezes. O dirigente disse, repetidas vezes, que foi voto vencido em reunião realizada na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), e que, por ele, o treinador seguiria no cargo.

"Eu achava que não era o momento, mas respeito hierarquia, entendo os motivos, entendo os critérios", disse, diversas vezes, Andrés. "Os critérios são do presidente (da CBF). A partir da próxima temporada, ele quer novos métodos, outro tipo de planejamento. Tenho que respeitar", explicou. Andrés, porém, não apontou quais seriam esses métodos, nem o que deveria ser mudado.

Indicando que deveria ser Marin a conceder a entrevista, o dirigente revelou que não foram os resultados que causaram a demissão de Mano Menezes. "Se fosse pelo resultado, tinha sido no começo do ano, quando tinha resultados piores", argumentou.

O diretor de seleções da seleção também evitou especular nomes para substituir Mano Menezes. Afirmou que o anúncio virá na primeira quinzena de janeiro e que o treinador sairá de um grupo de "sete ou oito nomes" que a imprensa irá especular.

Felipão e Tite são cogitados para vaga
O técnico Luiz Felipe Scolari, 64, é o preferido da cúpula da CBF para assumir o cargo de treinador da Seleção Brasileira, em substituição a Mano Menezes, demitido ontem.

Campeão do mundo em 2002, Scolari está fora do futebol desde que saiu do Palmeiras, em setembro. Scolari hoje é consultor do Ministério do Esporte.

A outra opção avaliada com mais força na entidade é Tite, que tem contrato com o Corinthians até 2013. O clube já avisou que não o libera. Tite não quis dar entrevista coletiva ontem. Na beira de um dos campos de treino do Corinthians, limitou-se a comentar: "Que Papai do Céu me ilumine".

Guardiola aceitaria

Segundo o portal Lancenet, o ex-técnico do Barcelona, Pep Guardiola, afirmou ontem que "aceitaria assumir a Seleção Brasileira amanhã [hoje] e que seria campeão do mundo com o Brasil". No entanto, o espanhol não tem a preferência de José Maria Marin, presidente da CBF.

Outro nome especulado é o de Muricy Ramalho, do Santos.

SAIBA MAIS
PIOR QUE DUNGA
A média de aproveitamento de Mano Menezes à frente da Seleção principal em 33 jogos foi de 69,69%, pior que o do seu antecessor Dunga - 77,9% em 68 partidas

MAIS DE 100 CONVOCADOS
Em dois anos e três meses de trabalho, Mano também superou Dunga (que passou quatro anos na Seleção) em número de jogadores convocados:102 contra 85

SÓ UMA VITÓRIA

Excluindo as duas vitórias contra times B da Argentina em 2011 e 2012, o único triunfo de Mano contra seleções no top 10 do ranking da Fifa foi sobre a Dinamarca, em maio de 2010, por 3 a 1. Além disso, empates contra Holanda e Argetina, e derrotas para Alemanha e Argentina

0 comentários:

Postar um comentário