quarta-feira, novembro 07, 2012

Roteiro para conhecer Serra das Almas

Crateús Apreciadores de trilhas, natureza e meio ambiente poderão contar com uma opção completa de passeio pelo interior do Ceará, a partir desta semana. A Associação Caatinga lançou ontem o Roteiro Integrado de Viagem, do projeto Embarque nas Trilhas da Caatinga. Além de continuar contando com a orientação em trilhas ecológicas, serviço já disponibilizado pelo projeto, agora os visitantes também poderão conhecer de forma mais adequada a cultura das comunidades sertanejas do entorno da Reserva Natural Serra das Almas, localizada neste município.
Para chegar à Serra das Almas, o visitante percorre 50 quilômetros de Crateús. A Reserva é localizada neste município e em Buriti dos Montes (PI), em uma área de alta importância para a conservação do bioma Caatinga FOTO: SILVANIA CLAUDINO

Interessados poderão visualizar o Roteiro Integrado de Viagem no site da Associação Caatinga e fazer seu próprio passeio. Realizada com o incentivo da TAM Linhas Aéreas, na Reserva Serra das Almas, na cidade de Crateús, e pontos turísticos da região, a iniciativa auxilia tanto os visitantes que pretendem conhecer a Caatinga quanto beneficia diretamente as comunidades envolvidas.

"Procuramos desenvolver algo que atenda aqueles que gostariam de conhecer a Caatinga que - apesar de muitos terem outra ideia - não é feita apenas de seca, possui muitas riquezas tanto da flora quanto da fauna em uma mata conservada", explica o secretário executivo da Associação Caatinga, Rodrigo Castro. "Além disso, trabalhamos na preparação de serviços de comércio, artesanato e alimentação para receber estas pessoas que querem saber na prática como funciona a vida nas comunidades rurais. É um tipo de turismo totalmente diferenciado do que podemos encontrar em outras localidades", conclui.

Para chegar à Serra das Almas, o visitante percorre 50 quilômetros de Crateús (distante 360km de Fortaleza). A Reserva é localizada neste município e em Buriti dos Montes (PI), em uma área considerada pelo Ministério do Meio Ambiente como de alta importância para a conservação do bioma Caatinga. Belíssimas paisagens e espécies da fauna e flora podem ser vistas do alto da Serra e nas trilhas dentro da Reserva.

Biodiversidade

Castro afirma ainda que a Caatinga possui uma biodiversidade muito grande, formada principalmente por répteis, anfíbios, mamíferos e aves. "Toda essa riqueza é um forte atrativo, além de possível fonte de renda para as comunidades que vivem nessa região, desde que as visitas aconteçam de forma sustentável e planejada", conclui o biólogo.

O processo de construção do projeto contou com duas fases: a capacitação de Condutores de Trilhas e a definição de alguns pontos para receber clientes, além da adequação destes locais. No primeiro momento, durante seis meses, 30 pessoas foram capacitadas conforme as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por consultores da área do Turismo. A partir desta formação, os Condutores de Trilhas auxiliam os visitantes nas trilhas da Reserva Natural Serra das Almas e no entorno com roteiros turísticos, de forma adequada.

Na fase seguinte foram definidos pela Associação Caatinga mais quatro pontos, além da Reserva Natural Serra nas Almas, chamados de Grupos Produtivos. Estes locais foram escolhidos a partir de uma consultoria especializada em Turismo Comunitário e adequados conforme resultado de estudo realizado pela mesma empresa. Após esta definição, os estabelecimentos receberam adequação de infra estrutura, além de instrução para melhor receber e atender os turistas.

Preservação
A Associação Caatinga desenvolve projetos de apoio à criação e à gestão de áreas protegidas, preservação de espécies em extinção, restauração florestal, educação ambiental e disseminação de tecnologias sustentáveis.

A instituição busca e trabalha para um maior reconhecimento das riquezas e belezas da Caatinga, única floresta exclusivamente brasileira. É responsável pela campanha que levou o Tatu-bola à mascote da Copa do Mundo de 2014.

Mais Informações:

Associação Caatinga
Rua Cláudio Manoel Dias Leite, 50 - Guararapes - Fortaleza (CE)
Tel.: (85) 3241.0759 / 9960.0101 http://www.acaatinga.org.br/

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário