terça-feira, dezembro 11, 2012

Açude está com 13% da capacidade

Crateús Este município está em estado de alerta com relação à quantidade de água ainda existente no Açude Carnaubal - reservatório que abastece a cidade. A informação partiu da Comissão Gestora do Açude, que deu entrevista aos órgãos de comunicação, com vistas a orientar a população para o uso racional da água. O reservatório está com apenas 13,2% de sua capacidade e a previsão é que inicie 2013 com 11%, de acordo com dados da Comissão.

"É um volume preocupante, uma situação causada pela nossa natureza climática. Pedimos à população que use a água de forma racional, sem desperdícios, porque a água está rara e difícil neste momento", alerta o presidente da Comissão de Defesa Civil e membro da Comissão, Teobaldo Marques.

Não demorar no banho, não exagerar em limpeza de calçadas, regar plantas de dois em dois dias são algumas das formas que a Comissão orientou no sentido de não desperdiçar água por parte dos usuários do sistema de abastecimento.

"Todos nós devemos utilizar a água de forma racional sempre, pensando em nosso meio ambiente e no quanto é importante para a vida humana. Neste período de estiagem e de grade falta de água é que devemos mais ainda usar de forma racional. A situação é grave e a população precisa colaborar para prolongarmos o tempo do recurso ainda disponível", afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e membro da Comissão, Wanderley Marques. Ele informa que, no próximo dia 12, o Comitê Estadual de Combate à Seca e representantes de vários órgãos estaduais estarão em Crateús realizando encontro sobre o assunto, dada a crítica situação do reservatório na cidade.

Real situação
"Será um momento importante porque vamos passar para as autoridades estaduais a nossa real situação e clamar por providências, a fim de que a população não venha a passar necessidades. Serão discutidos os projetos estruturantes, como construção de adutora, barramento de açudes, operação carros-pipas e a condição da água e armazenamento de maneira geral. Todas as discussões serão tentativas de minorar os efeitos da seca. E, acima de tudo, contamos com as chuvas, temos a grande esperança de que o inverno chegue logo, então, naturalmente as águas serão repostas", analisa Marques.

Preocupação
Conforme a Comissão, no encontro, será tratado também sobre o possível comportamento do reservatório em 2013, já que a grande preocupação é com a possível chegada dele à capacidade de 7,6 milhões de metros cúbicos, quantidade que inviabiliza o abastecimento por meio da gravidade. É o limite e daí a água tem que ser bombeada. O reservatório possui capacidade para armazenar 86 milhões de metros cúbicos. Atualmente se encontra com 11,5 milhões. Daí a preocupação das autoridades, tendo em vista o tempo seco e quente, que favorece a evaporação que, juntando-se ao consumo, propicia a rápida baixa na quantidade de água.

De acordo com a Comissão, outro fator que contribui para a diminuição da água do reservatório é a falta de uma adutora. A sua construção reduziria o desperdício que ocorre entre o reservatório e a distribuição da água, que sai do açude e passa pela antiga barragem do 40° BI. No percurso, existe desperdício e, com a adutora, esse problema não ocorreria.

Mais Informações:
Comissão de Defesa Civil
Cidade de Crateús
Centro Administrativo
Telefone: (88) 3691.2127
Sertão dos Inhamuns

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário