sábado, dezembro 01, 2012

Crateús receberá Caravana do Esporte

Crateús. De 4 a 6 de dezembro, na próxima semana, este município receberá a Caravana do Esporte e da Música, projetos realizados pelo canal ESPN Brasil em parceria com o Unicef, Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser e Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury. Esporte e arte para a educação e o desenvolvimento são a essência dos projetos.
Nos três dias de ação serão atendidas 3 mil crianças no município, entre 7 e 14 anos, por meio de atividades artísticas e esportivas. O evento acontece de 4 a 5 deste mês

Durante os três dias de ação, serão atendidas 3 mil crianças no município, entre 7 e 14 anos, por meio de atividades artísticas e esportivas. A Secretaria Municipal de Assistência Social apoia a realização da ação e está atuando na mobilização local. Desde ontem, equipes da Caravana já estão chegando à cidade a fim de iniciarem os trabalhos preliminares de organização do evento.

Presente
"É uma grande ação promovida nos municípios por órgãos e entidades de vulto e reconhecidas pelas ações e trabalhos sociais. Um grande presente para Crateús neste fim de ano", destaca a secretária de Assistência Social, Luciene Rolim Bezerra.

A programação começa na próxima terça-feira pela manhã com a recepção à equipe da Caravana (professores e atletas convidados) pelas autoridades e população local, na Praça Gentil Cardoso. Daí já começa o atendimento com as crianças nas diversas atividades, nos horários da manhã e tarde, durante os três dias da promoção. Simultaneamente ocorrerá formação de 150 professores em esporte educacional e arte-educação.

As atividades serão realizadas em estações de esporte, tendas da música e circo, com todo equipamento e estrutura da própria Caravana, montadas com o apoio e logística da Prefeitura local. Na quarta-feira, às 20hs, haverá uma apresentação circense, o Cirque Erê, cuja entrada será gratuita. Será montado ao lado da Igreja de São Vicente.

O encerramento do evento ocorrerá na quinta-feira, às 19 horas, com a participação da equipe da Caravana, professores e gestores públicos. Na ocasião, serão entregues os certificados da capacitação dos professores, bem como doações de materiais esportivos ao município.

Com uma equipe de mestres em educação e uma rede de mais de 50 grandes ídolos do esporte brasileiro, a Caravana leva mensalmente as atividades esportivas e artísticas com foco educacional para municípios de baixos índices sociais do País, tendo como prioridade as regiões do semi árido, Amazônia, comunidades tradicionais de quilombolas e indígenas, bem como à periferia das grandes cidades.

Desde 2005, a Caravana já atendeu mais de 184 mil crianças e adolescentes e 16 mil professores da rede pública de ensino de 73 municípios de 17 estados brasileiros.

Atividades
As atividades realizadas seguem os princípios: participação de todos, educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade, valorização da cultura local e rumo à autonomia.

A metodologia utilizada na Caravana da Música segue os mesmos princípios da Caravana do Esporte, tendo, porém, a música, a dança e as artes plásticas como instrumento principal de educação e inclusão. Surgiu com a experiência adquirida com o projeto Caravana do Esporte.

Nos dias em que estará em Crateús, a equipe de reportagem da ESPN Brasil realizará entrevistas e reportagens com a comunidade, mapeando a cidade cearense por sua história, manifestações culturais e demais temáticas. Com esse material, fará um documentário com uma hora de duração, que será exibido pelo canal de televisão.

O documentário é o principal registro jornalístico da ação destes projetos, com abordagem sócio-econômica da realidade da infância, da educação pública, além de questões históricas, culturais, geográficas e ambientais da região visitada.

Mais informações:

Prefeitura Municipal
Rua Cel. Totó, S/N
Cidade de Crateús
Telefones: (88) 3692.3315 e 3692.3315

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário