quarta-feira, dezembro 26, 2012

NOVO ORIENTE Trânsito recebe fiscalização


Cenas como essas são comuns nos municípios dos Sertões dos Inhamuns. Capacete não é usado pela maioria dos motociclistas nos municípios desta região e não é cobrado pelas autoridades de segurança FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Novo Oriente Após a sucessiva ocorrência de acidentes na cidade e nas estradas que ligam este município à região, as autoridades de segurança decidiram exigir o cumprimento do Código de Trânsito em Novo Oriente. Em apenas dois dias, nesta semana, quatro pessoas foram vítimas de acidentes com motocicletas na cidade. Os infratores serão autuados e o veículo apreendido, conforme portaria expedida pela juíza Daniele Lima da Rocha, no último dia 20. De acordo com as autoridades locais, os maiores problemas são registrados com os condutores de motocicletas e as maiores infrações dizem respeito ao não uso do capacete, alta velocidade e uso de bebidas alcoólicas.
O delegado de Polícia Civil, Jefferson Custódio, que assumiu recentemente o comando do órgão no município, atribui os problemas no trânsito como os maiores em Novo Oriente, em termos de segurança pública.
Rigor
Afirma que a problemática será tratada com firmeza e rigor, além de aplicada a todos os condutores, independente da profissão e influência política.
"Faremos valer a Lei para todos aqui em Novo Oriente, onde os problemas no trânsito são sérios. Pelos relatos e ocorrências registradas, percebo que, inicialmente, é o maior problema na cidade", analisa o delegado.
O delegado ressalta que, para as ações de fiscalização, contará com o apoio da Polícia Militar e as duas instituições atuarão em conjunto, posto que a Delegacia de Polícia Civil local conta com apenas um escrivão em seu quadro. Informa que terá o apoio do novo gestor municipal.
"Isso não será problema, pois agiremos em conjunto com a Polícia Militar a fim de coibirmos ações de infrações no trânsito e na segurança como um todo", salienta ele.
AcidentesUm grave acidente deixou três mortos na manhã do dia 17 último, na CE-187 entre as localidades de Henrique I e Agrovila, na Zona Rural deste município. Uma colisão entre duas motocicletas deixou três mortos, sendo duas pessoas do sexo masculino, que morreram ao darem entrada no Hospital da cidade e uma mulher, que foi a óbito no local.
Um dos veículos envolvido no acidente foi uma moto Honda, guiada por Claudiano Soares da Silva, 36 anos, residente no Bairro Alto Alegre, na sede de Novo Oriente. Ele tinha chegado recentemente da cidade de São Paulo para passar o fim de ano ao lado da esposa e dos três filhos. Ele ainda foi socorrido com vida para o hospital, vindo a óbito quando recebia atendimento medico.
O outro veículo era também uma moto, guiada por Francisca Fernandes Vieira, 40 anos, residente na localidade de Henrique I, na Zona Rural de Novo Oriente. Ela tinha como garupeiro o seu sobrinho, o adolescente de 17 anos, Antônio Vieira Mota, também residente em Henrique I. A mulher tinha se deslocado até a Localidade Agrovila I para fazer a matrícula de seu sobrinho e, quando retornava para casa, houve o acidente e ela teve morte instantânea. Já o adolescente morreu quando dava entrada no hospital da cidade de Novo Oriente.
Região
Na maioria dos municípios dos sertões de Crateús e Inhamuns, as leis de trânsito não são cumpridas. Cenas de motociclistas sem capacete, crianças transportadas de forma irregular no tanque da moto e condutor dirigindo em alta velocidade são frequentes na sede urbana dos municípios e na zona rural. E assim, os acidentes de trânsito ocorrem diariamente, vitimando especialmente os jovens, que são os mais afoitos e dirigem suas motocicletas em alta velocidade e sem nenhuma segurança.
Dado o elevado número de acidentes, as autoridades de algumas cidades começam a agir com a implantação de medidas preventivas e coibitivas, como é o caso de Novo Oriente. Semana passada, em Parambu, o poder público e a sociedade também se manifestaram com a formação de uma comissão intitulada "Por Amor à Vida" e mais de três mil pessoas foram às ruas em caminhada preventiva sobre o tema.
Mais informações:
Santa Casa
Rua Antonio Crisóstomo de Melo 919, Centro - Sobral
CEP: 62010-550
Telefone: (88) 3112-0400
Silvania ClaudinoRepórter

0 comentários:

Postar um comentário