sexta-feira, dezembro 14, 2012

Tiroteio em escola primária deixa mais de 20 mortos nos EUA


Suposto atirador seria um homem de cerca de 20 anos que teria sido morto no local

AFP e Terra
000_158372562.jpg
Um homem abriu fogo na escola primária de Sandy Hook, na cidade de Newtown, no Estado de Connecticut (leste americano), no final da manhã desta sexta-feira (horário local). Não há informações precisas sobre vítimas, mas informações das autoridades locais apontam para pelo menos três mortos, entre os quais o suposto atirador e dois adultos. Relatos mais avançados, no entanto, dão conta de um cenário pior: segundo a agência AP e a rede CBS, 27 pessoas teriam morrido, entre as quais 18 crianças.
A chamada de emergência para a polícia ocorreu às 9h41 (12h41 de Brasília), segundo a polícia estadual, que também informou que seus homens se encontram no local com autoridades da cidade. O suposto atirador seria um seria um homem de 20 anos e teria sido morto no local pela polícia. A NBC relata que um segundo suspeito de envolvimento no tiroteio está detido sob custódia.
Segundo a rede CNN, duas armas foram recuperados no local do crime, entre os quais um rifle. Uma testemunha ouvida pela mesma rede relatou mais de 100 disparos. Outras pessoas presentes no local dão conta de um cenário "atroz".
O prefeito de Newtown informou que pelo menos três pessoas ficaram feridas com gravidade no tiroteio. Entre os feridos estariam crianças. O hospital Danbury, cerca de 18 km a oeste da escola, foi posto em alerta para receber possíveis vítimas, disse um porta-voz do hospital àReuters. De acordo com o site local Newtown Bee, ambulâncias e equipes de emergências se encontram na porta da escola desta cidade de cerca de 27,5 mil habitantes situada 128 km a nordeste de Nova York.
Os Estados Unidos somam uma série de tiroteios em locais públicos em 2012. O pior ataque ocorreu em julho em uma sessão da meia-noite do terceiro espisódia da franquia de Batman, no Colorado, que matou 12 pessoas.
Outros ataques fatais
Ataques com armas de fogo em escolas e locais públicos são tragicamente frequentes nos Estados Unidos. A seguir, os tiroteios mais fatais ocorridos nos últimos 20 anos nos Estados Unidos.
- 16 de outubro de 1991: um homem mata 22 pessoas em um restaurante de Killeen (Texas) e deixa outros 20 feridos antes de se suicidar.
- 20 de abril de 1999: em Littleton (Colorado), dois estudantes do ensino médio abrem fogo no colégio Columbine. Doze estudantes e um professor são mortos. Os dois jovens assassinos se suicidam.
- 29 de julho de 1999: depois de matar a esposa e os dois filhos, um especulador da bolsa de 44 anos abre fogo em duas firmas de corretagem em Atlanta (Geórgia), matando nove pessoas, e depois se suicida.
- 21 de março de 2005: em Red Lake (Minnesota), um adolescente de 16 anos mata em sua escola nove pessoas, entre elas cinco estudantes de ensino médio, e depois se suicida.
- 16 de abril de 2007: um aluno de 23 anos de origem coreana mata 32 pessoas antes de se suicidar na Universidade de Virginia Tech, em Blacksburg (Virgínia). O massacre é o pior da história dos Estados Unidos em tempos de paz.
- 24 de dezembro de 2008: um homem fantasiado de Papai Noel abre fogo contra os convidados de uma festa, matando nove pessoas. Depois também se mata.
- 10 de março de 2009: um homem desequilibrado mata dez pessoas, entre elas sua mãe, em três cidades do Alabama (sul), antes de voltar a arma contra si mesmo.
- 3 de abril de 2009: um vietnamita abre fogo em um centro de imigrantes em Binghamton (Estado de Nova York), matando 13 pessoas.
- 5 de novembro de 2009: um psiquiatra militar de origem palestina é o autor do maior tiroteio já registrado em uma base militar americana, matando 13 pessoas e ferindo 42.
- 20 janeiro de 2010: um homem mata oito pessoas durante um tiroteio na Virgínia (leste), e se rende após uma caçada humana na qual participam 150 policiais.
- 3 agosto de 2010: um homem que tinha problemas com seus empregadores mata oito colegas em uma empresa de distribuição de cerveja em Connecticut (nordeste), antes de suicidar-se.
- 12 de outubro de 2011: no balneário de Seal Beach (Califórnia), um homem, que tinha problemas com sua ex-esposa pela custódia do filho, abre fogo no salão de cabeleireiros onde ela trabalhava, deixando oito mortos.
- 2 de abril de 2012: um coreano de 43 anos mata sete pessoas na Universidade religiosa de Oikos (Califórnia), antes de se entregar à polícia. O atacante assassinou metodicamente suas vítimas depois de alinhá-las contra um muro.
- 20 de julho de 2012: 12 pessoas foram mortas e 50 ficaram feridas em um tiroteio num cinema que exibia o terceiro episódio da série Batman, em Aurora, Denver (Colorado).

0 comentários:

Postar um comentário