quinta-feira, janeiro 10, 2013

Crateús, Pais priorizam compras nas livrarias

A variedade de cadernos e demais artigos escolares facilita a escolha pelos pais. Em algumas livrarias de Crateús, os preços ficaram mais acessíveis porque as empresas formaram estoques com antecedência FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Crateús Mal começou o ano e mais uma despesa faz parte da agenda dos pais. A compra do material escolar dos filhos. E aqui neste Município, muitos pais não esperaram nem janeiro chegar. Anteciparam as compras no mês de dezembro, em meio aos festejos de fim de ano. Segundo o gerente da Papelaria Arco Íris, a maior da cidade, as vendas começaram ainda no mês de dezembro. Mas o período de maior movimentação é agora em janeiro, até o dia 20, quando muitas escolas já iniciarão o período letivo de 2013.

"Desde o dia 20 que muitos pais já vieram à loja antecipando as suas compras, mas a grande maioria faz suas compras neste mês de janeiro. É tanto que a movimentação já está grande na loja", frisa o gerente da papelaria, Hugo Aurélio.

Ele destaca também que, neste ano, as aulas irão iniciar mais cedo, por volta do dia 23 de janeiro, sendo mais um motivo para as compras serem feitas com antecedência. Mesmo assim, ainda há os retardatários, aqueles que deixam para adquirir o material no último final de semana das férias, ou até mesmo no dia que as aulas iniciam.

"Tem muitos também que deixam para comprar na última hora", destaca o gerente.

Para Aurélio, neste ano, os preços estão até melhores do que no ano passado, pois a loja se preparou com o aumento no estoque. E a variedade de produtos também se destaca, com muitos modelos de cadernos, mochilas, canetas, lápis e vários produtos novos que chamam a atenção da criançada e adolescentes. Os livros didáticos é que não se enquadram neste contexto, já que os valores são tabelados. Os pais reclamam dos valores cobrados. A oferta de descontos é uma alternativa para chamar a atenção do cliente e facilitar a compra. Custam, em média, entre R$ 60 e R$ 150, dependendo da série. O desconto ofertado pela loja é de 10% à vista.

Segundo ele, a onda agora da criançada são os brinquedos interativos, que elas adquirem e utilizam no computador, celulares e outros equipamentos eletrônicos similares.

Para Antônio Ferreira, residente em Crateús e que está comprando o material escolar dos filhos, os "preços estão dentro do esperado. Pesquiso e não estou achando que subiram", destaca. Ele compra material para dois filhos, um da escola pública e outro particular. Relata que as listas das escolas também estão dentro das expectativas.

A compra do material escolar fica a critério não só dos pais. Eles vão às livrarias acompanhados dos filhos, que colaboram na compra dos artigos. Ou melhor, na escolha. Eles decidem a marca e modelo de caderno, da mochila e de boa parte do material. Às vezes, os pais discordam porque eles escolhem geralmente marcas mais caras. Quando o pai ou mãe vem sozinho, depois vão efetuar a troca de algum material, que não foi aceito pelo filho.

Hugo relata que a cena é comum na livraria: o pai ou mãe vem sozinho e depois vem trocar algum material. Então, para evitar isso, atualmente as compras são feitas em família.

Supermercados
Outra atitude observada na cidade nos últimos anos é a compra de material escolar no supermercado. Os pais vão fazer as compras de início de mês e aproveitam para pôr no carrinho os itens de material escolar. É o resultado da comodidade.

"Muitos pais já vem fazer as compras e trazem a lista de material escolar. Deixam logo aqui com a gente e vão fazendo as suas compras enquanto separamos", salienta a vendedora Terezinha Aguiar, do Supermercado Cosmos. Ela conta que a movimentação já começou e as vendas de material escolar já estão aquecidas.

Mais informações
Papelaria Arco Íris , Rua Cel. Lúcio, 510 - (88) 3691.1911 
Supermercado Cosmos - (88) 3691.8858 - Crateús

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER 

0 comentários:

Postar um comentário