sábado, janeiro 26, 2013

Projeto Paulo Freire terá R$ 40 milhões


Famílias terão aporte financeiro para aumentar a produção e gerenciar o próprio negócio na comunidade
Canindé O Senado Federal aprovou, na Comissão de Assuntos Econômicos e no Plenário, o empréstimo do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) ao Estado do Ceará, no valor de US$ 40 milhões. A contrapartida do Estado será do mesmo valor. O Ceará terá 18 anos para pagar o empréstimo, com três anos de carência. Os recursos receberam parecer favorável do Governo Federal.

Vista aérea da cidade de Tejuçuoca, um dos 31 municípios que serão beneficiados com recursos do projeto federal que objetiva livrar famílias carentes da situação de extrema pobreza Foto: Antônio Carlos Alves


Os recursos serão investidos no Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades Paulo Freire, que será executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O dinheiro será aplicado entre os anos de 2013 e 2019, em ações para reduzir a pobreza rural cearense no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres.

Serão atendidos pelo Projeto Paulo Freire 31 municípios cearenses com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), nos territórios do Cariri Oeste, Inhamus/ Crateús, Sobral, Vales do Curu/Aracatiaçu, beneficiando, diretamente, 60 mil famílias com ações de capacitação.

A meta é que as famílias beneficiadas aumentem as suas produções e possam gerir os seus negócios. Dessas, 30 mil receberão projetos produtivos. “O Projeto Paulo Freire irá trabalhar no Ceará e tem como objetivo prover mais de 60 mil famílias pobres rurais com treinamento e investimentos produtivos necessários para que possam superar a pobreza”, afirmou o gerente de Programas do Fida para o Brasil, Ivan Cossio. 

O secretário Nelson Martins destacou a fundamental participação da bancada cearense no Senado para a aprovação do empréstimo. “Os senadores José Pimentel, Eunício Oliveira e Inácio Arruda lideraram as articulações no Congresso e também junto ao Palácio do Planalto. O governador Cid Gomes também manteve contatos com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com a presidenta Dilma Rousseff para que a mensagem fosse encaminhada ao Senado”, afirmou ele.

Segundo o secretário Nelson Martins, a previsão é que o contrato entre o Estado do Ceará e o Fida seja assinado ainda no começo deste ano para começar a execução.

A Cidade de Tejuçuoca, que fica localizada no Vale do Curu, é uma das beneficiadas com o programa. Para o prefeito Walmar Bernardo, ações dessa natureza fortalecem a cidadania e ajudam a mudar o quadro das famílias no campo. “Fico muito feliz em poder participar de um projeto que só irá trazer benefícios para o povo de minha terra. Cuidar do povo de Tejuçuoca será uma das metas de meu governo’’, disse.

O Índice de Desenvolvimento Humano de Tejuçuoca é de 0,611, o 129º do Estado e o 4.474º do Brasil. “Nossa população carece de investimentos. O ex-prefeito Edilardo Eufrásio fez muito no sentido de tirar o município dessa posição, mas as dificuldades são muitas. Com a participação de todos, haveremos de melhorar esse quadro’’, aposta o prefeito.

Há um esforço do Governo do Estado em acabar com a pobreza, mas, mesmo assim, ainda existem muitas cidades com o IDH ainda muito alto, deixando a desejar em relação à qualidade de vida, principalmente nas comunidades da zona rural.

Em Apuiarés, o IDH é de 0,622, o 109º do Estado e o 4.164º do Brasil. Esses índices atingem, na sua maioria, a zona rural. A cidade está incluída na relação dos 31 municípios do Ceará que irão receber recursos para cuidar melhor dos jovens e das mulheres, através do Projeto Paulo Freire.

Já em Caridade, cidade localizada nos Sertões de Canindé, o IDH é 0,618, ficando na 116ª colocação do Ceará e 4.336º no País. A nova prefeita Simone Tavares anunciou que vai priorizar o social. “Iremos cuidar de cada família de Caridade da mesma forma que cuida da minha. Estamos com um programa de governo participativo, onde tem a presença das comunidades e isso nos deixar bem à vontade para darmos início a todo um processo de combate a pobreza no campo’’, salientou ela.

General Sampaio, localizado no Vale do Curu, tem um IDH de 0, 606, ocupando a 138ª posição no cenário social do Estado, e de 4.554º no ranking nacional.

Já em Itatira, o prefeito Antônio Almir priorizará a geração de emprego e renda. O IDH da cidade é de 0,369, colocando a região na 177ª posição no cenário estadual, e no 3.123º lugar em nível nacional. “As parcerias com os governos Federal e do Estado vai permitir encerrar meu governo com uma qualidade de vida mais elevada. Criaremos programas voltados para geração de emprego e renda’’, avisa o prefeito.

Na cidade de Madalena, o IDH é de 0,644, a 81ª posição no cenário estadual e 4.040º lugar no contexto nacional. Outro que vive uma situação crítica em relação ao IDH é Monsenhor Tabosa: 0,604, ficando no 141º lugar no Estado e, no Brasil, ocupando a 4.302ª posição.

Antônio Carlos AlvesColaborador


0 comentários:

Postar um comentário