quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Crateús, Município amplia sistema de coleta seletiva



Segundo a Semam, de fevereiro a dezembro de 2012, foram coletados e triados 135 toneladas de resíduos sólidos, com média de 14t/mês. As maiores quantidades de materiais triados foram o papelão e o papel FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Crateús A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) deste município está ampliando o sistema de coleta seletiva. No centro comercial, desde o dia 4 de fevereiro, o caminhão da coleta seletiva, que antes passava três dias por semana, está passando todos os dias, de segunda a sexta-feira, recolhendo os resíduos recicláveis daquela região da cidade. E a partir do próximo dia 19, o Programa será mais uma vez ampliado: contemplará o bairro São Vicente, com a coleta uma vez por semana.

"Aos comerciantes e lojistas do centro estamos pedindo que separem seu material reciclável (plástico, vidro, papeis e metais) e entreguem aos catadores da Associação Recicratiú. Com essa atitude ajudam o meio ambiente e geram renda para muitas famílias e ainda está cumprindo os parâmetros no que diz a Lei Federal 12.305/10, que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada pelo decreto nº 7.404/ 10, com relação à responsabilidade compartilhada do ciclo de vida dos resíduos sólidos", destaca Wanderley Marques, secretário municipal de Meio Ambiente.

A Semam está contatando com as empresas e instituições para aderirem ao Programa de Coleta Seletiva, formalizando isso com termo de parceria entre Prefeitura, Associação de Catadores (Recicratiú) e empresas e instituições interessadas, que devem procurar a Secretaria.

O Bairro São Vicente passará a ser contemplado com a coleta seletiva todas as terças feiras pela manhã. A coleta será realizada porta a porta em todas as residências do bairro, que é um dos mais populosos da cidade e é localizado próximo ao centro.

"Cada morador e comerciante são nossos convidados a serem participantes dessa ideia. Orientamos para que os moradores separem o lixo seco corretamente, plásticos, vidros, metais e papéis e entregue a Associação de Catadores por meio do caminhão da coleta para ser encaminhado para reciclagem", conclama Marques.

Sustentabilidade
De acordo com a Semam, o Programa de Coleta Seletiva desenvolvido em parceira com o poder público e privado, tem gerado ocupação e renda por meio da inclusão de catadores de materiais recicláveis na gestão dos resíduos sólidos do município, além de buscar a sustentabilidade ambiental.

Em funcionamento desde janeiro de 2012 conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, do Banco Mundial e do Instituto Brasil Solidário- IBS/Casas Bahia. A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Ceará (ARCE), por meio de uma série de informações e de indicadores, presta apoio técnico ao Programa com a finalidade de auxiliar a gestão e a operação.

Atualmente a coleta seletiva é realizada em oito bairros dos 18 bairros da cidade, em dias alternados à coleta convencional, com apoio de caminhão alugado pela Prefeitura. Antes da criação do Programa, os catadores filiados trabalhavam diretamente no lixão, ou em catação na zona urbana, de maneira insalubre. A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Recicratiú), fundada em julho de 2009 é um dos principais agentes do Programa. Tem 12 associados, divididos entre as atividades de triagem, feita no galpão da Associação, e de coleta nos bairros participantes.

De acordo com a Semam, no período de fevereiro a dezembro de 2012 foram coletados e triados 135 toneladas de resíduos sólidos, com média de 14t/mês. As maiores quantidades de materiais triados na coleta seletiva foram o papelão e o papel, que juntos representam cerca de 61% do total do material coletado. Esta quantidade de resíduos coletados é referente à extensão atual de coleta seletiva do Programa, equivalente a cerca 30% da população.

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário