sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Do FACEBOOK

INSTITUTO SANTA INÊS... 

“...MADRINHA FRANCISCA ANDAVA UM PASSO À FRENTE DE SUA ÉPOCA...” (Raimundo Cândido Teixeira Filho – Poetão)

Já vi aqui no “face” várias homenagens a Pessoas Ilustres, confesso que esta prestada a Madrinha Francisca, tocou-me mais profundamente e mais intimamente, exatamente, porque foi lá pelos idos de 1957, eu então com sete anos, iniciei meus estudos, no chamado na época de “Curso Infantil...”, - Ticuá, no curso infantil rsrsrs – Minha Primeira Professora, DONA NATÁLIA, que doçura de Pessoa! Nasceu para ensinar e educar crianças! Um detalhe que gostaria de falar, é o fato de eu ser canhoto, e cheguei, no Instituto Santa Inês, com a recomendação de que eu teria de escrever com a mão direita...Dona Natália, foi incisiva e taxativa: “Ele vai escrever com a mão que quiser”! Depois do “Curso Infantil, passava-se para o “Primeiro Ano A”, Professora, Dona Iramir Rego, aí o “bicho já pegava”, pois, saia-se das mãos da Dona Natália, liberal, e íamos Dona Iramir Rego, Excelente Professora, mas, estilo diferente, não admitia “bagunça”, “algazarra”, corretíssima, afinal de contas já era uma turma com mais idade, depois se tinha como Professora Dona Terezinha, Irmã de Natália, educadíssima, tinha também dona Leonor Rosa, Sócia da Madrinha Francisca, no Instituto Santa Inês, Dona Rosa Virgínia, muito Culta! Aí vinha Madrinha Francisca! Monteiro Lobato, contadora de “Estória”! Era uma motivadora por excelência! Conheceu o Brasil inteiro, nas férias sempre viajava, e quando voltava relatava tudo! Seu aniversário era festa o mês inteiro! Virgem como eu! Ela aniversariava, no 17 de Setembro, e eu faço no dia 9 de Setembro. Tinha um lado folclórico, falava-se que lá só se aprendia a dançar! Não era verdade! Realmente, Madrinha Francisca, era “festeira”! Tinha um pandeiro que sempre estava com Ela! Poderia falar de Colegas, mas não falarei, apenas Uma não posso deixar de citá-la, Iracema Torres, sempre muito bonita e elegante, cantado “Lisboa Velha Cidade”, lembra Iracema? Olha, dá um livro as estória da Madrinha Francisca! Mas, a realidade é que a homenagem feita pelo Poetão e Sua Irmã Dona Luzineide, NADA QUE SE ESCREVA TIRA O SEU BRILHO! PARABÉNS AOS DOIS!

Ticuá - RJ

0 comentários:

Postar um comentário