quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Folia no Sertão dos Inhamuns

Em Tamboril, a festa é no Açude Carão. Foliões de toda a região poderão curtir os quatro dias de Carnaval ao som de bandas muito conhecidas no Nordeste

Crateús A folia momina nesta região promete ser bem animada, realizadas pelas prefeituras. As maiores atrações são, tradicionalmente, em Tamboril. Ali, no Açude Carão tamborilenses e foliões de toda a região poderão curtir os quatro dias de Carnaval ao som de bandas muito conhecidas no Nordeste e em todo o País. A festa, denominada Tamborilfolia, começa dia 9 e vai até o dia 12. As atrações são Coleguinhas, Forró Real, Solteirões do Forró e Toca do Vale. 

O Açude Carão, a partir das 15 horas, começará a receber os foliões. Os últimos detalhes do evento estão sendo organizados pela Secretaria de Cultura. A grande novidade, porém, na região do Estado que mais sofre com a estiagem é a realização do Carnaval Solidário, nas duas maiores cidades, Crateús e Tauá. É a primeira vez que a ação ocorre e é motivada pela situação de estiagem que assola os municípios. O objetivo é aproveitar o grande público e o espírito solidário das pessoas para arrecadar alimentos para as vítimas da seca.

Em reunião pela manhã, na Secretaria Municipal de Cultura de Crateús foi definida a ação solidária. “A solidariedade será a tônica do evento. Não haverá, inclusive, desfile dos blocos oficiais e um dos motivos é a redução de recursos empregados no evento pela gestão municipal. Todos os anos têm sido reduzidos e neste ano mais ainda”, destaca Aldo Costa, executivo da Secretaria de Cultura e coordenação do Carnafolia. Em esclarecimento à matéria publicada na edição de ontem deste jornal, a Prefeitura diz que gastará menos de 70% do valor licitado.

Segundo a Prefeitura de Tauá, a Comissão Organizadora do Tauá Folia 2013 reuniu-se com os representantes dos Blocos Oficiais para definir o regulamento e demais assuntos relacionados à disputa pelo título de campeão do Carnaval. Tratou ainda da iniciativa solidária.

O secretário de Cultura, Turismo e Desporto, Radir Rocha, pediu o apoio das agremiações carnavalescas para mobilizarem a população a participar da campanha de arrecadação de alimentos, que será feita durante o período. “Quem vier à praça deve trazer um quilo de alimento não perecível para posteriormente ser distribuído entre as famílias carentes do município atingidas pela seca. É o carnaval da solidariedade”, destacou o secretário.

Em Crateús, o carnaval acontecerá no Clube Caça e Pesca e na Praça Antônio Arcelino, com Forró do Movimento, Banda Afoxé, Banda Prabalá e Forró do Muído. Também ocorrerá Desfile dos Blocos Alternativos e Paredão “Pegasus” da Equipe Sonic Sound, de Fortaleza. As bandas locais Forró da Agitação, Grupo Novo Swingue, Mizampri, Xamego Bom, Real do Forró e Pagodance também estão incluídas na programação. No Balneário Municipal e no Balneário São Francisco acontecerão o Carnaval das Águas. Para o público infantil ocorrerá no domingo no Clube Caça e Pesca e também na Praça Antônio Arcelino.

Em Tauá, o carnaval será realizado no centro da cidade, na Praça Dr. Alberto Feitosa Lima, com: Banda Tribaleiros, Banda Patrulha, Banda Prabalá, Noda de Cajú Elétrico, Movimento Elétrico e Balancear Elétrico. Cinco blocos oficiais confirmaram a participação: Folia do Sertão, É Isso Aí Garoto, Só Folia, Pró-álcool e Pererê. Os blocos Vivo Bêbado e Tô à Tôa comunicaram que não participarão da folia.

Mais informações
Prefeitura de Tamboril
(88) 3617.1140/Sec. de Cultura de Crateús - (88) 3691.0249
Pref. de Tauá - (88) 3437.2068

Silvania ClaudinoRepórter 

0 comentários:

Postar um comentário