sábado, fevereiro 16, 2013

Poeta é homenageado em Crateús

No dia 8 de março, voltará para a Praça da Matriz o busto do poeta, fruto da iniciativa da Academia de Letras
Crateús. Este município está prestes a resgatar a memória de um dos seus maiores poetas, José Coriolano de Souza Lima, o "Príncipe dos Poetas". Viveu de 1829 a 1869 e é considerado o fundador da literatura do vizinho Estado do Piauí - ao qual Crateús pertencia à época. No dia 8 de março voltará para a Praça da Matriz o busto do poeta, fruto da iniciativa da Academia de Letras de Crateús (ALC). Foi retirado pela própria família há décadas, segundo a ALC, em função do abandono e descaso destinado ao monumento.

O monumento em homenagem ao poeta José Coriolano está sendo preparado para a inauguração no dia 8. O poeta Raimundo Cândido, um dos acadêmicos que sugeriu a ação, ao lado do novo busto FOTO: SILVANIA CLAUDINO

Havia sido inaugurado em 1947 pelo então pároco José Maria Moreira do Bonfim, após a bênção da lápide com os restos mortais do poeta na Catedral do Senhor do Bonfim. A solenidade de reinauguração do novo monumento ocorrerá no dia 8 de março, dentro da programação do II Encontro de Escritores Cearenses promovido pela ACE (Associação Cearense de Escritores) que aqui será sediado. Haverá participação das Academias do Ceará, de Ipu, Sobral, e do Piauí.

Fortalecimento

Os intelectuais pretendem que a ação contribua com o fortalecimento da identidade cultural local e realizarão novas ações em torno do nome do poeta que, apesar da magnitude de sua obra, é pouco conhecido no município. A Prefeitura presta apoio à ação da ALC.

"Tudo começou com uma viagem que fizemos a Pernambuco e lá verificamos uma intensa valorização cultural. Questionamos-nos sobre não termos uma identidade cultural em nossa cidade e, então, surgiu por parte do poeta Raimundo Cândido a ideia de resgatarmos a história do poeta José Coriolano. Levamos a questão aos demais membros da Academia e encampamos a ideia, que logo será concretizada. Começamos até fazendo rifa para angariar recursos para a confecção do busto. Arrecadamos um pouco e, em seguida, a gestão municipal nos apoiou, fazendo a complementação financeira para a ação", conta Edmilson Lopes Providência, da ALC.

Esquecido

O poeta José Coriolano na verdade estava esquecido pela cidade de uma maneira geral. Não fosse pelo fato de nominar uma conhecida rua no centro da cidade, pouco se falaria no seu nome. Raimundo Cândido, poeta e escritor e também em membro da ALC, conta que o poeta José Coriolano estava "sumido na poeira do tempo".

De acordo com Cândido - admirador da vida e obra de Coriolano - o responsável pela lembrança é o também poeta Gerardo Mello Mourão, que esteve na cidade há poucos anos atrás e percebeu a vacância do busto na Praça. À época cobrou ao memorialista Norberto Ferreira Filho, o Ferreirinha, seu amigo, que passou a informação posteriormente a alguns membros da Academia de Letras.

"O povo esqueceu que por aqui nasceu um vulto poético grandioso. Há o nome da Rua José Coriolano, mas pouquíssimas pessoas sabiam quem tinha sido aquele cidadão. Entre a Academia de Letras de Crateús para fazer o resgate, transpomos obstáculos e os descasos pela cultura, ultrapassamos a cegueira da história e vamos jogar luz na luz dos versos do poeta. Um dia, as referências da cidade de Crateús serão: O Rio Poti, O Memorial Miguel-Prestes, A serra das Almas e o Poeta José Coriolano", ressalta Cândido.

Livro

A fim de resgatar informações sobre o poeta José Coriolano e sua obra, a ALC conseguiu contato com o trineto do poeta, Ivens Roberto de Araújo Mourão, que guarda um pouco do material publicado pelo "Príncipe dos Poetas". Em um blog (http://poesiasjosecoriolano.blogspot.com.br/), o trineto conta a história de José Coriolano.

"Autor de mais de 250 poesias, nasceu em Crateús, em 29/10/1829, onde habitaram os índios Carateús, outrora chamada Povoação de Piranhas e, posteriormente, Vila do Príncipe Imperial. Sétimo e último filho de Gonçalves Correia Lima e Anna Rosa Bezerra, descende, como eu, do primeiro Mourão cearense: Alexandre da Silva Mourão (I). A sua avó paterna, Joana Batista Correia Lima, era neta desse primeiro Mourão, filha que era de sua única filha do primeiro casamento, Maria Coelho Franca", relata.

Mourão conta também que em 1870 os amigos fizeram publicar parte de suas poesias, com o título: "Impressões e Gemidos". O plano era publicar seus originais, escritos de próprio punho pelo poeta, em dois volumes. "O primeiro veio a lume com a ajuda do Governo do Piauí. O segundo nunca chegou a ser publicado, por não contar mais com o apoio oficial. Em 1973 o Governo do Piauí, na gestão de Alberto Silva, promoveu uma nova edição de Impressões e Gemidos, com o título: Deus e a Natureza em José de Coriolano. O Piauí o considera ´o Príncipe dos Poetas Piauienses´, pois na época em que viveu (1829 a 1869), Crateús, sua cidade natal, pertencia àquele Estado. A passagem para o Ceará deu-se em 1880".

O trineto guarda os originais manuscritos do livro "Impressões e Gemidos", herança de seu pai que recebeu de presente de um amigo, em 1942. Publicou, inclusive, na internet, todas as poesias do poeta.

Obras
250 poesias, aproximadamente, foram escritas pelo "Príncipe dos Poetas". Ele nasceu no município de Crateús, em 29 de outubro de 1829

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER 

0 comentários:

Postar um comentário