sábado, fevereiro 02, 2013

PT decide manter aliança estadual


Pondo fim às especulações que se arrastavam por meses, o PT deliberou pela manutenção da aliança com o Governo Estadual. A decisão foi tomada ontem, durante reunião da executiva estadual do partido. A presidente licenciada do PT no Ceará, Luizianne Lins, que defende que a legenda seja oposição na esfera estadual, não compareceu ao encontro da sigla. O diretório estadual ainda deverá se reunir no dia 9 de março, quando o tema deverá ser pautado.
Durante o encontro, também foram debatidos a realização do V Congresso do PT, em 2014; a realização do Processo de Eleições Diretas do partido, marcado para novembro de 2013; acompanhamento das gestões das 28 prefeituras do PT no Ceará; e mobilização do partido para debater o tema da reforma política do País.


Em entrevista ao Diário do Nordeste, o deputado federal José Guimarães informou que o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores se reunirá em Fortaleza nos dias 1 e 2 de março, sendo a pauta principal do encontro o debate sobre a reforma política. "Todos os dirigentes nacionais virão para cá. Isso é muito importante para nós", destacou o parlamentar.


Reforma


De acordo com Guimarães, o PT pretende fazer uma campanha para coletar um milhão de assinaturas, a fim de pressionar o Congresso Nacional a aprovar a reforma política, que está há anos tramitando sem consenso entre as bancadas, devido a pontos polêmicos. O PT é um dos partidos que pressionam para que a matéria seja votada, encampando a bandeira do financiamento público de campanha.


Antes do recesso parlamentar, líderes partidários se reuniram para discutir o tema, mas, devido a entraves da pauta e prioridade de votação de outras matérias, a proposta foi novamente para a gaveta. Em dezembro, o deputado Guimarães chamou de "desculpa esfarrapada" a justificativa de parlamentares que alegaram que a discussão sobre os royalties teria tornado inviável a apreciação da pauta da reforma, por falta de tempo.


Líder do PT na Câmara Federal, José Guimarães explica que a agenda "legislativa" da legenda está focada em temas como o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e a divisão dos royalties dos petróleo, duas pautas que estão em evidência no Congresso Nacional. "A agenda legislativa tem que dar conta dos temas centrais que estão em debate na Câmara, royalties e FPE. E, para discutir o FPE, tem que discutir o pacto federativo", diz.
O deputado José Guimarães também afirma que, além dos assuntos legislativos, o partido dá conta de uma "pauta política", que, segundo afirma, é considerada "extra Câmara". "O PT comemora agora 33 anos e 10 anos de Governo Nacional. Nós vamos fazer um balanço. Que país é esse depois de dez anos, quais são resultados alcançados nesse período?", questiona. Sobre as eleições de 2014, ele informou que o partido só tomará uma posição no próximo ano.

0 comentários:

Postar um comentário