sábado, março 30, 2013

Aplicativo para iPhone e iPad traz foto em alta resolução do Santo Sudário


Lançamento de software ocorre às vésperas da transmissão de imagens do manto sagrado na televisão italiana neste Sábado de Aleluia

Captura de tela do aplicativo Shroud 2.0
Captura de tela do aplicativo Shroud 2.0 (Divulgação)
A companhia italiana Haltadefinizione lançou nesta semana a primeira imagem digitalizada em alta resolução do Santo Sudário. O aplicativo Shroud 2.0 permite aos usuários do sistema operacional iOS (iPhone e iPad) ter acesso a detalhes do manto que, de acordo com a tradição católica, envolveu o corpo de Cristo depois da cruxificação. O software estreou nesta semana na App Store, a loja digital da Apple, adaptado para 25 idiomas - inclusive português - e pode ser baixado gratuitamente.
Além da imagem em alta definição do Santo Sudário, o aplicativo traz informações sobre a história do manto de linho de 4,5 metros de altura e 1,5 metro de largura. Em entrevista à emissora americana de televisão CNN, Giulio Fanti, professor de engenharia mecânica da Universidade de Pádua, uma das instituições mais renomadas da Itália, diz que o aplicativo será muita utilidade. "Vai colaborar com as pesquisas científicas que tentam comprovar sua autenticidade", disse. 
Televisão - A estreia do aplicativo ocorre às vésperas da exibição do Santo Sudário em rede nacional, na Itália, agendada para o Sábado de Aleluia. Trata-se da última ação autorizada pelo Papa Bento XVI, que renunciou ao cargo no mês passado. Segundo a Rádio do Vaticano, o manto só foi exibido uma vez na televisão, em 1973, em resposta a uma solicitação do então Papa Paulo VI.

0 comentários:

Postar um comentário