terça-feira, março 26, 2013

Brasil!


Ao lado de Eduardo Campos, Dilma diz precisar de aliados comprometidos

Letícia Lins, O Globo
A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta segunda-feira a necessidade de se montar coalizões políticas para governar um país da complexidade do Brasil e, em cerimônia que teve a participação do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), disse que os aliados têm de estar comprometidos com um projeto de nação.
Campos, que participou com Dilma da inauguração de uma adutora para combater os efeitos da seca na cidade pernambucana de Serra Talhada, é um aliado histórico do PT, mas tem se movimentado na direção de uma eventual candidatura à Presidência em 2014, quando Dilma buscará a reeleição.

Foto: Hans Manteuffel / O Globo

Gustavo Uribe e Silvia Amorim, O Globo
Depois de muita turbulência dentro do próprio partido nas últimas semanas, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) teve nesta segunda-feira sua candidatura a presidente nacional do PSDB ungida num evento em São Paulo que reuniu as principais lideranças tucanas paulistas, com exceção do ex-governador José Serra.
Aécio estava na capital paulista desde o fim de semana para costurar um consenso em torno de seu nome. A primeira manifestação de apoio dos paulistas ao nome de Aécio para o comando do PSDB veio do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que, ao lado de Serra, era uma das resistências ao plano do mineiro. Em seu discurso, Aécio se comparou ao avô, Tancredo Neves, fez afagos ao PSDB paulista, duras críticas ao PT e defendeu as bandeiras da gestão Fernando Henrique Cardoso.

Foto: O Globo
Thiago Herdy, O Globo
Em crise com o PSB, um dos principais partidos da base aliada do governo federal desde a chegada do PT ao poder, há 10 anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestigiou na noite desta segunda-feira a comemoração dos 91 anos de outro aliado, o PCdoB, pregando a "manutenção da parceria e da sintonia em torno do objetivo comum".
— Não somos apenas aliados, somos companheiros. Não temos apenas interesses em comum, temos os mesmos compromissos de vida. As mesmas causas históricas. Entre nós, mais do que respeito, existe confiança construída durante 30 anos de lutas e esperanças compartilhadas. Existem afeto e carinho — discursou Lula, afagando o PCdoB em um dos momentos mais sensíveis da aliança entre os partidos.

Júnia Gama, O Globo
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL, foto abaixo), ingressou com agravo regimental no Supremo Tribunal Federal (STF) contestando a decisão da ministra Cármen Lúcia, que concedeu liminar a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada pelo governo do Rio de Janeiro e suspendeu os efeitos da nova lei de redistribuição dos royalties do petróleo aprovada pelo Congresso, que retira receitas dos estados produtores.
O documento enviado pelo Senado pede ao plenário do STF a cassação da liminar, para que a lei passe a vigorar imediatamente. Em nota, a Presidência do Senado questiona o fato de a liminar ter sido concedida de forma monocrática pela ministra e diz que a competência para a decisão é do órgão colegiado.


Débora Zampier, Agência Brasil
O presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, deputado João Magalhães (PMDB-MG), terá que responder a novo inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é acusado de corrupção e fraude em licitações decorrentes de apurações feitas durante a Operação João de Barro, deflagrada pela Polícia Federal em 2008.
A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em fevereiro, com novas informações além das contidas em outro processo que tramita no STF. Em março, o relator do inquérito, ministro Gilmar Mendes, pediu que os envolvidos apresentassem defesa prévia e depois ouvirá testemunhas.
 POLÍTICA

Conflito entre Lindbergh e Cabral no Rio preocupa direção do PT

Sérgio Roxo, O Globo
Apesar de considerar normais os embates entre integrantes de partidos da base nos estados, o presidente nacional do PT, Rui Falcão (foto abaixo), revelou preocupação com a troca de acusações entre o senador Lindbergh Farias (PT) e o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), que pode afetar a aliança nacional entre as duas legendas.
— A nossa intenção é que a disputa no Rio não provoque nenhuma sequela ou fragmentação com o partido que tem a Vice-Presidência da República e tende a continuar como nosso aliado mais potencial, que é o PMDB — disse Falcão.


Ricardo Chapola, Estadão
O Tribunal Regional Federal da 3.ª região (TRF-3) cassou a decisão que mantinha em prisão domiciliar o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto (foto abaixo), de 84 anos. A 5.ª turma do TRF-3 determinou a volta imediata do ex-magistrado ao cárcere. Nicolau cumpria a prisão em sua casa, no bairro do Morumbi, em São Paulo, desde 2007.
Segundo o advogado do ex-juiz, Francisco de Assis Pereira, Nicolau seria conduzido no início da noite desta segunda-feira para a Superintendência da Polícia Federal (PF) na capital paulista. A defesa do ex-juiz informou que recorrerá da decisão do TRF-3. Ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2.ª Região, na capital paulista, o ex-juiz foi condenado a 26 anos de prisão em maio de 2006 pelos crimes de peculato, estelionato e corrupção passiva.

0 comentários:

Postar um comentário