sábado, março 23, 2013

Crateús e Mauriti terão casas de apoio para dependentes

Instituições religiosas se aliam aos gestores municipais e a setores sociais para promover ações de recuperação
Crateús/Mauriti O Interior do Estado do Ceará ganha mais dois aliados na difícil luta contra as drogas. Duas novas Casas para Recuperação de Dependentes Químicos serão abertas ainda neste semestre: uma em Crateús, na região dos Inhamuns, e outra no Cariri, no município de Mauriti. A primeira será uma unidade do Projeto Reviver, da Fundação Educacional do Cariri, da Igreja Pentecostal Betel, que já possui uma unidade em Juazeiro do Norte.

O crack lidera a lista de drogas que mais vitimam os usuários em todo o País. Aumenta a demanda por instituições de acolhimento às pessoas FOTO: MARCELLO CASAL JR./ABR


Já em Mauriti, abrirá a quarta unidade da Fazenda da Esperança no Ceará. Cem novos pacientes serão tratados nas duas novas unidades terapêuticas.

Na última quarta-feira, foi realizada em Crateús uma Audiência Pública para debater o assunto e apresentar à população a concretização da abertura da Casa, anseio de dois anos do Ministério Público (MP) local, autoridades e poder público municipal. Funcionará a partir de abril no distrito de Realejo, distante cerca de 40 quilômetros da sede, atendendo inicialmente 30 residentes e contará com um local específico para tratamento do público infantil.

Profissionais e colaboradores que atuarão na nova Casa serão treinados pelo Projeto Reviver, que instalará a unidade e acompanhará o seu funcionamento com profissionais capacitados.

"Temos como missão recuperar vidas através da Palavra de Deus e, na nossa unidade em Juazeiro do Norte, temos excelentes resultados, entre os melhores do país", citou o pastor Fernandito Pino.

De acordo com o promotor de Justiça, Rafael de Paula Pessoa, o enfrentamento às drogas, especialmente o crack que se alastra assustadoramente e destrói cada dia mais pessoas e famílias, tem que ter uma ação conjunta.

"O crack destrói as famílias e aumenta a violência e temos que nos unir em ações concretas. A Casa de Recuperação era um sonho antigo e uma necessidade da região. Para enfrentar o grave problema temos que ter uma estrutura e trabalho em duas frentes, preventiva e combate ao tráfico", frisou o promotor.

Segundo as autoridades municipais e de segurança presentes ao encontro, serão necessárias parcerias para garantir o acesso de pessoas das classes mais pobres à Casa. "A classe mais pobre é a que mais sofre com a problemática porque tem menos acesso às políticas", ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Luciene Rolim Bezerra, informando que há no município quatro leitos no Hospital São Lucas apropriados para receber dependentes químicos, mas que aposta "nos resultados positivos das comunidades terapêuticas".

Cariri
Na localidade de Coité, na zona rural de Mauriti, o projeto em torno da construção da quarta unidade da Fazenda da Esperança no Ceará volta a ser debatido. O início da construção da unidade está previsto para o próximo mês de julho, estando em condições de funcionamento até o final do ano.

Inicialmente, deverá abrigar cerca de 70 pessoas. Com características de atendimento regionalizado, o empreendimento também deverá receber pacientes para tratamento, oriundo de cidades circunvizinhas.

Nós próximos 60 dias deverá ser publicado edital para licitação que resultará na contratação da empresa responsável pela construção da nova unidade. Recursos na ordem de R$ 300 mil já foram liberados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), parceira na instalação e acompanhamento do empreendimento.

"O projeto permaneceu parado, por algum tempo, devido à falta de recursos. Nós retomamos as discussões e, com o auxílio do Governo do Estado, que já liberou verba, através da Secretaria de Saúde, nós agora daremos início à fase de licitação e, conforme o cronograma, a unidade deverá funcionar até o início do mês de dezembro", avalia o prefeito de Mauriti, Evanildo Simão.

A unidade deverá ser construída em uma área de 60 hectares e vai ofertar atividades de fabricação de massas e biscoitos, artesanato, trabalhos domésticos, serviços de jardinagem, atividades físicas, terapia ocupacional, dentre outros. Todas as atividades serão acompanhadas por profissionais da área da saúde, como por exemplo, psicólogos e também terapeutas.

Solidariedade
Para dom Fernando Panico, bispo diocesano, a construção de mais uma unidade da Fazenda Esperança no Ceará é uma demonstração de que a Igreja Católica não está negligente nas discussões em torno do estabelecimento de ações que possam auxiliar ao próximo.

Criada em meados de 1983, a Fazenda Esperança é uma comunidade terapêutica que auxilia na recuperação de dependentes químicos. Tornou-se referência do Estado pelo trabalho.

Atualmente, três outros municípios cearenses já contam com unidades da instituição beneficente para tratamento de dependentes do álcool e das drogas: Sobral, na região Norte do Estado; Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, e a própria Capital, Fortaleza.

Mais informações
Prefeitura de Crateús
(88)3692.3311

Prefeitura de Mauriti
(88) 3552.1333
Inhamuns/ Cariri

SILVANIA CLAUDINO/ ROBERTO CRISPIM
REPÓRTER/ COLABORADOR 

0 comentários:

Postar um comentário