segunda-feira, março 11, 2013

Maçonaria defende IML em Crateús

Prefeito municipal, Carlos Felipe, venerável da Loja Maçônica Liberdade e Justiça, Edvan Martins, e comandante Neres, do 40º Batalhão de Infantaria na região, durante a solenidade de 45 anos da instituição FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Crateús Ao completar 45 anos de fundação, a Loja Maçônica Liberdade e Justiça 1712, Grande Oriente do Brasil, com sede neste município, levanta a bandeira de instalação de uma unidade regional do Instituto Médico legal (IML) em Crateús. A referida unidade seria a responsável pelo atendimento legista de toda região.

A Loja entende que a região carece dos serviços periciais e legistas da unidade de forma urgente, já que, quando há a necessidade do atendimento, a população tem que se dirigir aos municípios de Canindé ou Iguatu, locais em que funcionam as unidades mais próximas do IML.

"A distância das unidades ocasiona constrangimento e tristeza para as famílias, que muitas vezes não podem sequer velar o seu ente querido, com a demora ocorrida no deslocamento. Ademais, Crateús é cidade polo desta região, congrega em torno de si 11 municípios e uma grande população. Necessita, então, de uma unidade dessa natureza", justifica o venerável Edvan Martins, que dirige a Loja.

O Instituto Médico Legal é a instituição brasileira responsável pelas necropsias (exames cadavéricos) e laudos cadavéricos para Polícias Científicas na área de Medicina Legal. É um órgão público subordinado geralmente à Secretaria de Estado da Segurança Pública. Nos IMLs são realizados, além das autópsias, vários outros exames de corpo de delito e demais perícias como: exame de lesões corporais; de constatação de embriaguez ou intoxicação por substância de qualquer natureza; de constatação de violência sexual; de comprovação de idade; de doença sexualmente transmissível; e todas as demais perícias que interessem à Justiça e que demandem a opinião de especialistas em Medicina Legal.

O venerável explicou, na solenidade comemorativa, que a Loja se unirá às autoridades municipais, bem como à região, a fim de encampar a luta. Buscará parcerias com as Lojas Maçônicas da região e marcará uma audiência com o governador Cid Gomes, objetivando solicitar e garantir a criação do núcleo de Medicina Legal em Crateús.

"Essa é a luta que marcará esses 45 anos da nossa entidade, que sempre se destacou no município pela participação no desenvolvimento, na fraternidade, solidariedade e no bem comum", ressaltou Martins.

O prefeito Carlos Felipe Saraiva, presente à solenidade, destacou a importância da criação da unidade do IML para o município e região. Informou que já esteve em duas reuniões em nível de Estado, debatendo sobre o assunto e que a Loja Maçônica fortalece a luta.

"Com a Maçonaria encampando a luta pelo IML em Crateús, vai nos fortalecer e somar esforços para um resultado breve e positivo para a instalação de um serviço que beneficiará toda essa região", destacou o prefeito, já se comprometendo com a doação do terreno pelo município para a construção da possível futura unidade.

História
Na ocasião comemorativa, a Loja fez uma retrospectiva histórica, por meio de documentário da Loja 1712. Da ata de fundação aos dias atuais, o vídeo mostrou os diversos momentos vividos pela entidade e seus membros, em uma trajetória de lutas, de homenagens, de eventos, de construção da sede própria, dos membros fundadores que foram destaques na entidade e na sociedade às atividades sociais.

Membros e convidados destacaram em seus pronunciamentos felicitações à Loja, bem como sugestões de apresentações de projetos para o desenvolvimento coletivo e melhoria de vida da população.

A integração das instituições com atuação no município e instalação de um Centro de Hemodiálise foram citados como futuros projetos da entidade. A Maçonaria, ao longo das décadas, já fez história em momento decisivos do País.

Mais informaçõesLoja Maçônica 1712
Rua Clóvis Beviláqua, 966
Centro
Município de Crateús
Telefone: (88) 3691.0494

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário