domingo, março 24, 2013

Tauá comemora fundação de colégio


Nomes ilustres já passaram pela instituição de ensino que responde pela educação de centenas de filhos da terra e região. Desde 2006, firmou convênio com a Prefeitura Municipal para o ensino público FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Tauá O Colégio Alencar Araripe, referência na educação desta região, completa 60 anos de fundação. Desde 1960, a instituição é dirigida pela Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus que, neste ano, completa 90 anos. População do município, direção e comunidade escolar festejam a data da unidade que, ao longo de sua trajetória, educou centenas de filhos deste município e contribuiu com o desenvolvimento da educação, cultura e ética da região.

O Colégio é considerado como um dos maiores patrimônios da comunidade tauaense. Conta atualmente com a atuação de um quadro com 106 profissionais (incluindo núcleo gestor, corpo administrativo, professores e funcionários), atendendo a um total de 1.584 alunos (da Educação Infantil até o Ensino Superior).

"Para os que fazem a Família Teresiana, os 60 anos do Colégio Antônio Araripe são resultados de muito empenho e determinação, revestidos da presença de Deus. Desafios existiram e existem, mas os sonhos de vencer galgam sucesso nas muitas empreitadas vitoriosas", salienta a diretora Irmã Olindina Leite.

Originário da Associação dos Educadores de Tauá, que nos idos de 1950 discutia a criação de uma entidade educacional que atendesse às necessidades do município à época, teve a sua pedra fundamental lançada naquele ano. As obras iniciadas em 1951, graças aos esforços do então deputado Antônio de Alencar Araripe. Foi fundado em 23 de fevereiro de 1953, com a denominação de Ginásio Antônio Araripe, num reconhecimento justo ao trabalho desse ilustre homem, sendo nomeada como primeira diretora Francisca Graci Gomes de Aguiar.

Em 1958, o Ginásio Antônio Araripe recebeu sua primeira turma para o curso Normal, o primeiro no gênero na cidade. Mas somente no ano de 1967 mudou sua denominação para Ginásio e Escola Normal Antônio Araripe.

Em 1960, foi confiada a direção do estabelecimento à Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, com sede no município do Crato, ficando nomeada diretora madre Sampaio. Em 1963, com a transferência de madre Sampaio, assumiu a direção do Educandário madre Damasceno. Ocorreu em 1965 mais uma mudança administrativa, passando a irmã Olindina Divina Leite a ser diretora do Estabelecimento, que o dirige até os dias atuais.

O ano de 1978 foi marcado pelas comemorações do Jubileu de Prata da instituição. Teve destaque também a I Semana do Livro de Tauá (Selita), que aconteceu por mais nove anos seguidos, com o objetivo de popularizar, valorizar e difundir o livro e a leitura. Nesse mesmo ano, a escola mudou definitivamente sua denominação para Colégio Antônio Araripe.

Um importante acontecimento marcou o ano de 1995: a instalação do Laboratório de Informática Dalva Mendes Coutinho, em convênio com o Pro-Educar, em Brasília. Sendo assim, o Colégio pôde dinamizar e modernizar mais suas aulas, facilitando a aprendizagem de seus alunos.

Em 1997, deu mais um importante passo no campo da informática. Firmou parceria com a Escola Sigma Informática, uma das melhores do País em cursos técnicos em computação. Dois anos depois ampliou a área de lazer, com a construção de duas piscinas. Foi realizada também a I Feira de Ciências, que nos anos seguintes passou a ser chamada de Feira Criativa de Ciências e Artes.

Em maio de 2006, a escola firmou convênio com a maior Universidade a distância do Brasil, a Universidade Norte do Paraná (Unopar), ofertando cursos de graduação e pós-graduação em várias áreas. Ainda nesse ano, foi firmado convênio com a Prefeitura Municipal de Tauá, através da Secretaria Municipal de Educação, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Mais informações
Colégio Alencar Araripe
Praça Temístocles Fialho, 1
Centro - Tauá
Sertões dos Inhamuns
Telefone: (88) 3437.1379
 

0 comentários:

Postar um comentário