segunda-feira, abril 15, 2013

Brasil!


Suspeitos de corrupção usam shows de grandes artistas para desvios

G1
Na última terça-feira, o Ministério Público fez uma mega operação em 13 estados para combater a corrupção no país.Lavagem de dinheiro, superfaturamento, venda ilegal de documentos. Todo tipo de golpe apareceu durante as investigações.
Num deles, os corruptos usavam shows de nomes da MPB para botar a mão em milhões de reais do dinheiro público. São acusações graves: venda de carteiras de habilitação para dirigir ônibus e caminhões. Venda de certificado para transportar cargas perigosas sem fazer curso nenhum. Prefeituras suspeitas de superfaturar shows de nomes conhecidos da música brasileira, como Fabio Júnior Zezé Di Camargo e Luciano e banda Cheiro de Amor.

Conjur
O número de adolescentes internados por atos infracionais cresceu 67% em dez anos. Passou de 5.385 no fim de 2002 para 9.016 no início deste mês. Por dia, chegam às Varas da Infância e Juventude 40 casos envolvendo menores, em média. Isso somente em São Paulo, onde já há falta de vagas na Fundação Casa, que tem capacidade para abrigar 8,7 mil jovens infratores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O número de casos que passam pela Promotoria da Infância e Juventude, do Ministério Público de São Paulo, que não resultam, necessariamente, na adoção de medidas socioeducativas, subiu 78% nos últimos 12 anos, segundo o promotor Thales Cesar de Oliveira. Em 2012, 14.434 processos passaram pela Vara da Infância. Em 2000, eram 8.100. Os casos envolvem desde agressões verbais contra professores e furtos até tráfico e homicídios.

BBC Brasil
O governador do Acre, Tião Viana (foto abaixo), descreve como "tragédia humanitária" o que seu estado está vivendo com a chegada de imigrantes ilegais do Haiti e de outros países - entre eles Senegal, Nigéria e República Dominicana.
Na semana passada, Viana declarou estado de "emergência social" no Acre depois que em apenas 15 dias mais de mil estrangeiros cruzaram a fronteira. O governo federal enviou para a cidade de Brasiléia uma força-tarefa para acelerar a regularização desses imigrantes, dar a eles atendimento básico de saúde e garantir a segurança do local.


 

O Globo
A violência entre torcidas organizadas no Brasil fez duas vítimas neste domingo. Horas antes do duelo entre Ceará e Fortaleza, dois homens foram assassinados, na capital do estado. Ambos eram torcedores do Ceará e morreram com um tiro na cabeça. Um deles foi identificado como Glauber de Souza Damasceno, de 30 anos.
O confronto aconteceu na Praça do Itapery, quando uma van fretada pela Cearamor parou e teve início uma batalha campal com integrantes da Jovem Garra Tricolor. O local fica a, praticamente, quatro quilômetros do estádio, que será uma das sedes da Copa das Confederações, em junho, e da Copa do Mundo, ano que vem. O clássico deste domingo, aliás, seria um teste para as duas competições.


Geralda Doca, O Globo
Com o respaldo da Justiça do Trabalho, o governo estuda flexibilizar algumas normas trabalhistas para assegurar o cumprimento dos novos direitos dos empregados domésticos assegurados pela Constituição, adequando esses direitos às peculiaridades dessa atividade. As mudanças estão baseadas no consenso de que a CLT é extremamente rígida, não dá margens para negociação entre patrões e empregados e está desatualizada.
A ideia é aplicar para babás e cuidadores de idosos os mesmos princípios da Súmula do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que fixou jornada de trabalho de 12 horas seguidas, com folga de 36 horas, para funcionários de hospitais e vigilantes. Quem dorme no trabalho, se ficar de sobreaviso, por exemplo, poderá receber um terço da hora normal, durante o período que ficar de prontidão.

O Globo
A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse em entrevista publicada no jornal “Zero Hora”, que não prevê um novo reajuste dos preços dos combustíveis neste ano. Ela lembrou que o diesel sofreu quatro aumentos na refinaria desde o ano passado, num reajuste total de 21,4%, e a gasolina outras duas elevações de preços, de 14,9%.
“Na bomba, a gasolina só subiu uma vez porque antes tinha a Cide e, depois, não mais. Olhando hoje para o quadro do brent (cotação de petróleo no mercado internacional) e para a taxa de apreciação do real, para o câmbio, não há previsão de aumento de combustível”, disse a executiva.


João VillaverdeAnne Warth e Iuri Dantas, Estadão
Mesmo privada dos aeroportos mais rentáveis e praticamente sem recursos para aplicar nos terminais que administra, a Infraero espera investir ao menos R$ 2,8 bilhões neste ano, valor quase 40% superior ao do ano passado.
O dinheiro, assegura Gustavo do Vale, presidente da estatal, virá principalmente do Tesouro Nacional, que fará nos próximos meses um aporte de R$ 1,7 bilhão na Infraero. "Mas isso não será suficiente, vamos precisar de outro repasse até o fim do ano", disse Vale, em entrevista exclusiva ao Estado.

O Globo
Com 99,12% das urnas apuradas, e após uma espera de mais de cinco horas, o Conselho Nacional Eleitoral divulgou na madrugada desta segunda-feira a vitória de Nicolás Maduro (foto abaixo) como novo presidente da Venezuela. Apontado como herdeiro por Hugo Chávez antes da sua morte, o candidato chavista teve 50,66% dos votos, contra 49,07% do opositor Henrique Capriles.
A participação dos eleitores foi de 78,71%. Nas horas que antecederam o anúncio oficial, a oposição, que ainda não reconheceu a derrota, denunciou tentativas de fraudar o resultado. Poucos minutos após o pronunciamento do conselho, Maduro assegurou que “Chávez continua invicto”, em discurso no quartel 4 F, onde está o túmulo do líder bolivariano. Em Caracas, fogos de artifício se misturavam com panelaços e buzinas, numa noite de extrema tensão em todo o país.

Foto: Reuters

Pablo Uchoa, BBC Brasil
O presidente interino e candidato do chavismo à Presidência da Venezuela, Nicolás Maduro, disse neste domingo que, se for eleito, não fará "pacto com a burguesia" nem manterá diálogo com a "elite" nacional.
Respondendo a perguntas de jornalistas após votar em uma escola de Cátia, um subúrbio humilde no oeste da capital, Caracas, Maduro foi ainda evasivo em relação a uma retomada de relações com os Estados Unidos, "porque eles estão sempre conspirando".


Jamil Chade, Estadão
Pela primeira em 15 anos, os gastos militares no mundo sofrem uma contração, puxados pela crise na Europa e Estados Unidos. Mas governos latinoamericanos, China e Rússia continuam a expandir seus investimentos em armamentos, no que seria para os especialistas o início de uma transição em termos de gastos militares dos países ricos aos emergentes.
O Brasil registrou uma leve queda em 2012, de 0,5%. Mas o País tem o 11º maior orçamento militar do mundo e, em dez anos, o aumento de gastos militares no Brasil foi de 56%, bem acima da média mundial. Na América Latina, a Venezuela dobrou seus gastos militares em dez anos e, apenas em 2012, o aumento foi de 42%. O Paraguai teve a maior expansão, com 43% em um ano.

0 comentários:

Postar um comentário