sábado, abril 27, 2013

Brasil!


POLÍTICA

Dilma já planeja retirada de aliados de Eduardo Campos do governo

João Domingos, Estadão
A presidente Dilma Rousseff decidiu reagir às críticas do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à sua gestão e à montagem da equipe de auxiliares, feitas no programa político do PSB que foi exibido na quinta-feira. Provável candidato à Presidência em 2014, Campos não citou diretamente o nome da presidente, mas o Planalto entendeu a mensagem do programa como ataque ao governo e, nos bastidores, já se prepara para tirar do PSB os cargos que possui na esfera federal.
Há um mês, todos os socialistas que estavam nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) foram demitidos e substituídos por petistas. No governo, o entendimento é de que o discurso do PSB tem sido de oposição.



POLÍTICA

Cinco anos de mandato e fim da reeleição unem Aécio e Campos

Maria Lima, O Globo
Não é só o discurso de duras críticas às políticas do governo Dilma Rousseff que tem aproximado os pré-candidatos à sucessão presidencial Aécio Neves, do PSDB, e Eduardo Campos, do PSB.
O senador mineiro e o governador pernambucano estão fazendo uma dobradinha para derrubar o projeto que inviabiliza a criação de novos partidos, contra as propostas que tiram poderes do Ministério Público (PEC 37) e do Supremo Tribunal Federal (PEC 33), e vão atuar em conjunto para acelerar a tramitação de um projeto que estabelece mandato de cinco anos, sem direito à reeleição, de presidente e governadores. O acerto foi feito em uma conversa por telefone na quinta-feira.


POLÍTICA

‘A hora é de afastar qualquer indício de crise’, diz Henrique Alves

Isabel Braga, O Globo
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN, foto abaixo), afirmou nesta sexta-feira que marcou encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes para afastar qualquer indício de crise entre Legislativo e Judiciário.
Segundo Henrique Alves, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também participará do encontro na próxima segunda-feira. O ministro está em São Paulo, onde participou nesta sexta-feira de um compromisso acadêmico.O encontro ainda não tem local nem hora agendada.


POLÍTICA

Gilmar Mendes: ‘Executivo ameaça funcionalidade do Congresso’

Marcelle Ribeiro, O Globo
O ministro Gilmar Mendes (foto abaixo), do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira que o Executivo “ameaça a funcionalidade” do Congresso Nacional. Gilmar ressaltou, em São Paulo, que não é o Poder Judiciário que interfere de maneira equivocada no Congresso, como reclamou o presidente do Senado, Renan Calheiros. Ele criticou o excesso de medidas provisórias editadas pelo governo.
— O Judiciário tem estimulado o Congresso a tomar decisão. Hoje, o Congresso tem um problema consigo mesmo. A sua funcionalidade, muitas vezes, é ameaçada porque há uma relação de muita dificuldade com o Executivo, com excesso de medidas provisórias. Há pouca capacidade de legislar autonomamente, mas isso não decorre de nenhum conflito com o Judiciário.


POLÍTICA

Mercadante diz que não será candidato ao governo de SP em 2014

Lisandra Paraguassu, Estadão
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante (foto abaixo), não é mais pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo. A avaliação, segundo ele, é de que será mais útil à frente da Pasta da Educação. "Eu considero a educação a grande prioridade estratégica do País. Eu ficando, também demonstro essa prioridade. Temos que demonstrar essa prioridade com atitudes concretas", afirmou o ministro nesta sexta-feira, 26.
A decisão, de acordo com ele, foi tomada na viagem que fez a Roma, junto com a presidente Dilma Rousseff, em março, para a missa inaugural do Papa Francisco. Depois disso, chegou a se reunir com Dilma, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do PT, Rui Falcão, em São Paulo. Os três, segundo ele, lhe disseram que, se ele quisesse, seria um candidato de consenso do partido. Mas ele já tinha tomado a decisão de continuar como ministro.

Foto: Aílton de Freitas / O Globo

GERAL

Professores suspendem greve em MT, paralisação continua em SP e MA

Mariana Tokarnia, Agência Brasil
Em assembleia ontem (26), os professores da rede pública de Mato Grosso decidiram voltar ao trabalho, mas permanecem em estado de greve até o dia 8 de junho, quando começa o Conselho de Representantes com trabalhadores de todo o estado. Os profissionais da educação de São Paulo e do Maranhão mantêm a greve.
A paralisação nacional ocorreu de terça-feira (23) a quinta-feira (25) e fez parte da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública de Qualidade promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

GERAL

Polícia retira índios que voltaram a antigo museu

O Globo
Sete índios que invadiram o antigo Museu do Índio, no Maracanã, por volta das 16h desta sexta-feira, foram detidos e levados para a 18ª DP (Praça da Bandeira), segundo noticiou o site G1.
De acordo com a polícia, a retirada dos invasores foi pacífica. Do lado de fora, no entanto, houve uso de spray de pimenta em jovens que também queriam entrar no prédio, desocupado no dia 22 de março em meio a tumulto. Dois manifestantes também foram levados para a delegacia.

GERAL

Boate Kiss: quatro meninas seguem internadas em hospitais

Luiz Roese, Terra
Passados três meses da tragédia, quatro jovens seguem lutando por sua vida em hospitais de Porto Alegre. Todas já passaram por momentos mais difíceis, em UTIs, entre a vida e a morte. Aos poucos, elas se recuperam e já contam os dias para voltar para casa.
No Hospital Mãe de Deus, segue internada Ritchieli Pedroso Lucas, 19 anos, que já saiu da UTI. Ela recebe acompanhamento constante do pai e da mãe. “Ela está melhorando bem. Ainda não tem previsão de alta, mas está melhorando”, disse o pai, Bráulio, nesta sexta-feira, por telefone, de Porto Alegre. Ritchieli é irmã de Driele Pedroso Lucas, 23 anos, que foi a 241ª vítima da tragédia.


GERAL

Maracanã será reaberto neste sábado

Luis Guilherme Barucho, BBC Brasil
Após praticamente dois anos e nove meses fechado para reformas, o Estádio Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, no Rio de Janeiro, será reaberto neste sábado com um amistoso entre amigos dos ex-jogadores Bebeto e Ronaldo.
O evento, fechado para o público, será o primeiro teste do estádio para a Copa das Confederações, que começa em 15 de junho. Além de convidados de honra, funcionários e seus familiares acompanharão a partida. Estima-se que cerca de 25 mil pessoas deverão estar presentes na reinauguração.


ECONOMIA

Vale fecha acordo com Argentina para sair de Rio Colorado

O Globo
A Vale fechou nesta sexta-feira acordo com a Argentina para sair do projeto de potássio Rio Colorado, após um conturbado processo que incluiu ordens da Justiça e do governo local proibindo a empresa de deixar as instalações e demitir os 6,5 mil funcionários do empreendimento.
A segunda maior mineradora do mundo assinou contrato com o governo argentino para deixar pacificamente o projeto, disse nesta sexta-feira à Reuters uma porta-voz da companhia, sem dar maiores detalhes sobre as condições do acordo.

ECONOMIA

Número de empresas em crise que pedem proteção da Justiça bate recorde

Leandro Modé, Estadão
O número de pedidos de recuperação judicial disparou no primeiro trimestre e levanta dúvidas sobre a velocidade de retomada da economia brasileira em 2013. Segundo dados compilados pela Serasa Experian, foram 247 pedidos entre janeiro e março, quantidade recorde desde que a nova Lei de Falências entrou em vigor no País, em meados de 2005.
"É um momento pior que o de 2009, quando as empresas brasileiras sofreram os efeitos da crise internacional", disse o advogado Fernando De Luizi, sócio de um dos maiores escritórios do Brasil nessa área. "Nós entramos com 27 pedidos até hoje (ontem), mais que o dobro se compararmos com o mesmo período do ano passado."

MUNDO

General brasileiro chefiará forças da ONU no Congo

André de Souza, O Globo
Com a experiência de ter liderado as forças de paz internacionais no Haiti entre 2007 e 2009, o general do Exército brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz (foto abaixo) foi o escolhido para comandar a Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (Monusco, na sigla em inglês).
Ele faz questão de lembrar que, até o momento, houve apenas a formalização do convite, mas o processo de confirmação do seu nome ainda está em curso. Caso isso ocorra, ele terá 20 mil soldados de vários países sob seu comando.

0 comentários:

Postar um comentário