quarta-feira, abril 17, 2013

Ciro quer debate no PSB sobre candidatura 'inoportuna' de Campos

O ex-ministro Ciro Gomes (PSB) afirmou nesta terça-feira (16) que irá abrir uma discussão interna em seu partido para mostrar que uma eventual candidatura presidencial do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), seria "inoportuna".
Foto: Viviane Pinheiro
Ele diz, porém, que irá apoiar uma eventual postulação do pernambucano caso a maioria do partido decida lançá-lo. "Se meu partido tiver candidato, depois que fizer minhas ponderações, vou acompanhar o partido. Mas vou fazer uma discussão dizendo que a candidatura é inoportuna."
O ex-ministro afirma que seu pensamento é "complexo": defende candidatura própria, mas aponta "incoerência" em disputar o Planalto na condição de sigla aliada ao governo Dilma Rousseff.
Ciro diz que em 2010, quando se apresentou como pré-candidato à Presidência pelo PSB e Dilma era ainda pouco conhecida, o seu partido decidiu apoiá-la. "Qual a explicação para mudar de posição agora?", questionou.
"Está bom mas podemos fazer melhor? Isso é conversa de marqueteiro. O Brasil precisa de debate profundo de ideias", afirma o ex-ministro, em crítica ao slogan de Campos.
"O PSB não tem ideia nenhuma, pelo que eu saiba", disse, ponderando que Aécio Neves(PSDB) e Marina Silva (Rede), possíveis candidatos em 2014, também não possuem.
Ciro diz que Campos é o mais preparado dos três. "Mas é zero de ideia". Afirmou ainda que o governador de PE "faz um discurso também reacionário quando vai conversar com empresários reacionários de São Paulo". "Vamos disputar com a Dilma pela direita?"
Ele também voltou a criticar a relação do governo Dilma com o Congresso. Disse que a gestão é "de base fisiologista, clientelista e suscetível à corrupção".
Questionado sobre essa crítica, faz referência à aliança do governo federal com o PMDB e o apoio à eleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado e de Henrique Alves (PMDB-RN) à presidência da Câmara dos Deputados.

0 comentários:

Postar um comentário