sábado, abril 13, 2013

PF instaura inquérito para investigar Lula

Polícia vai apurar se o ex-presidente teve participação no esquema de pagamento de propinas
São Paulo A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve participação no caso do mensalão, de acordo com acusações feitas pelo empresário Marcos Valério em setembro do ano passado. O procedimento formaliza o pedido de apuração feito pela Procuradoria da República no Distrito Federal, na semana passada.

Empresário afirmou que o ex-presidente sabia do esquema e teve despesas pessoais pagas com dinheiro do mensalão FOTO: KID JÚNIOR


Segundo a assessoria da PF, o caso ficará sob responsabilidade da Delegacia de Combate a Crimes Financeiros e tem prazo de 30 dias para analisar as informações. É o primeiro inquérito aberto formalmente para investigar o conteúdo do depoimento de Valério, condenado a mais de 40 anos de prisão por operar o mensalão. O ex-presidente evitou comentar o assunto.

À Procuradoria-Geral da República, o empresário afirmou que o ex-presidente sabia do esquema e teve despesas pessoais pagas com dinheiro do mensalão, conforme o jornal "O Estado de S.Paulo" revelou em dezembro. De acordo com o empresário, o ex-presidente teria negociado, no início de seu mandato, repasses ilegais para o PT com Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom.

Crítica
O presidente do PT do Estado de São Paulo, deputado estadual Edinho Silva, classificou ontem de "ridícula" a abertura de processo de investigação pela Polícia Federal. "Isso é ridículo. São questões que cabem à Polícia Federal porque ela foi instigada a isso, mas é uma agenda superada, que já foi resolvida do ponto de vista do Judiciário", disse, ao deixar o Instituto Lula, na capital paulista, após encontro com o ex-presidente e com outros líderes do partido.

De acordo com Edinho Silva, as averiguações da PF não causam temor à legenda nem a Lula. "Todos nós sabemos da integridade, do que ele (Lula) representa para o Brasil e para o mundo. Se a PF foi instigada a abrir inquérito, ela está no papel dela", disse. "Nós temos muita tranquilidade, até porque esta agenda está superada", reafirmou.

Isenção
O líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), afirmou ontem que tem "segurança" de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será isentado pela Polícia Federal.

"Não é porque é o presidente Lula, que foi presidente da República, mas porque temos a convicção de que não há qualquer envolvimento dele, não há qualquer demonstração, qualquer prova que venha a alterar a sua conduta, que venha a alterar o processo", afirmou. 

0 comentários:

Postar um comentário