terça-feira, maio 07, 2013

Afif Domingos será novo ministro da Micro e Pequena Empresa


Divisão foi promessa de campanha da presidenta Dilma Rousseff

Terra
Guilherme_Afif.jpg
 
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira a nomeação de Guilherme Afif Domingos como ministro da recém-criada Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que terá status de ministério e será a 39ª pasta na Esplanada. A posse do atual vice-governador de São Paulo e futuro ministro está marcada para a próxima quinta-feira (9).

A criação da secretaria é promessa de campanha da presidente Dilma e foi idealizada por seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "A presidenta desejou sucesso a Guilherme Afif Domingos e manifestou sua confiança no desempenho do novo ministro à frente da pasta", informa trecho de nota à imprensa divulgada pela Presidência da República que confirma a nomeação do novo ministro.

A nova secretaria vai absorver todas as competências e atribuições relativas às micro e pequenas empresas que hoje são dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Trabalho. A pasta também vai coordenar políticas de apoio ao setor atualmente sob a condução dos ministérios da Fazenda e da Ciência e Tecnologia.

O dinheiro já estava previsto no Orçamento para este ano. Parlamentares que se posicionaram contra o projeto criticaram a criação de mais um ministério na Esplanada e o inchaço da máquina pública. Os deputados a favor da matéria alegaram que as empresas de pequeno porte são as que mais empregam no País e, por isso, precisam de políticas específicas.

Ao todo, serão criados 66 cargos em comissão, além do ministro-chefe e do secretário executivo da pasta, a um custo anual de R$ 7,9 milhões por ano. O novo ministério vai criar políticas e diretrizes de apoio às micro e pequenas empresas e também ao mercado do artesanato. A pasta também vai tratar de temas como o cooperativismo, programas de qualificação e extensão empresarial, e iniciativas para o aumento da participação das microempresas nas exportações brasileiras.

Guilherme Afif Domingos

O até então vice-governador de São Paulo nasceu em 18 de setembro de 1943, na capital do Estado. No mesmo ano, seu avô materno Guilherme Afif, um imigrante libanês, fundou a Indiana Seguros, que viria a ser presidida por ele. Aos 20 anos, ele entrou na faculdade de Administração de Emrpesas do Colégio São Luiz, onde começou a mostrar interesse pela política. Em 1976, ele assumiu o cargo de diretor da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Em 1986, foi eleito deputado federal constituinte pelo Partido Liberal (PL) e foi autor do artigo que deu origem ao Sistema de Arrecadação de Impostos Nacional (Simples). Três anos depois, Afif tentou alçar voo como candidato à presidência da República, mas acabou em sexto lugar, com cerca de 3,2 milhões de votos.

Depois de concorrer ao Senado sem sucesso em 1990, Afif voltou a se dedicar ao ramo empresarial e assumiu a presidência do conselho do Sebrae em 1994. O empresário defende clareza na tributação e pede que a carga de impostos seja mostrada nas notas fiscais. Em 2006, ele retoma a vida política e concorre ao Senado. Em 2010, Afif Domingos candidata-se a vice-governador de Geraldo Alckmin.

0 comentários:

Postar um comentário