sábado, maio 18, 2013

Brasil


POLÍTICA

Deputados do PMDB podem dar trabalho nas próximas votações

Batalha na aprovação da MP dos Portos deixou exposta fissura na relação entre aliados da base
O Globo
Dias seguidos de duras batalhas entre o Congresso e o Palácio do Planalto deram ao governo uma importante vitória, com a aprovação da MP dos Portos, mas deixaram expostas as fissuras na relação do PT com o principal partido da base aliada, o PMDB.
As discussões durante a madrugada de quinta-feira, quando deputados petistas chegaram a afirmar que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), estaria contribuindo com a oposição, são resultado de um processo de desgaste que começou quando Dilma Rousseff tomou posse e que chega agora a um momento crítico.
Parlamentares da base aliada dizem que a crise vem crescendo à medida que as eleições de 2014 se aproximam, mas ninguém hoje com poder no PMDB cogita abandonar a chapa presidencial em 2014.

POLÍTICA

Temer nomeou assessora da vice-presidência em empresa privada

Assessoria do vice-presidente afirma que houve lapso e que funcionária manterá apenas o cargo público
O Globo
O vice-presidente Michel Temer nomeou e manteve por quase dois meses a assessora Gilda Cruz Silva e Sanchez como diretora da Itapuã Investimentos e Participações, empresa encarregada de administrar parte dos bens particulares dele. Gilda está lotada na vice-presidência da República em São Paulo.

Foto: André Coelho / O Globo

Ela é encarregada de preparar a agenda de eventos do vice-presidente em São Paulo. O Estatuto do Servidor proíbe que funcionários públicos participem da gestão de empresa privadas.
As informações sobre a duplicidade de função de Gilda foram divulgadas no site da revista “Veja” nesta sexta-feira. Segundo a revista, a Itapuã Investimentos administra um complexo de salas do vice-presidente no edifício Spazio Faria Lima, uma das áreas mais valorizadas de São Paulo.

POLÍTICA

Procuradoria da Assembleia de SP: Afif deve perder cargo de vice

Presidente da Casa acolheu parecer e passou o caso para a Comissão de Constituição e Justiça
Sérgio Roxo, O Globo
A Procuradoria da Assembleia Legislativa de São Paulo entende que o vice-governador Guilherme Afif Domingos desrespeita as constituições brasileira e paulista ao acumular o posto no estado com o cargo de ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o que pode levar a sua cassação. O presidente da Casa, Samuel Moreira (PSDB), acolheu o parecer e encaminhou o caso para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Dias depois de Afif ser nomeado ministro pela presidente Dilma Rousseff no começo do mês, o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) apresentou um pedido de perda do mandato do vice-governador, que optou por ficar com o salário de ministro. Moreira decidiu, então, consultar a Procuradoria para que fosse feita uma análise jurídica.

POLÍTICA

Gilberto Carvalho confirma ida ao Senado para falar do caso Rosemary

Ministro foi convidado para esclarecer notícia de que sua Pasta teria conduzido investigação paralela à sindicância da Casa Civil
O Globo
O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, confirmou nesta sexta-feira que vai à audiência da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado.
O colegiado aprovou requerimento de convite a Carvalho, para que ele preste esclarecimentos a respeito de denúncias de que a pasta que comanda teria conduzido investigação paralela à sindicância realizada pela Casa Civil, a respeito da atuação de Rosemary Noronha, ex-chefe do gabinete da Presidência em São Paulo. O ministro não é obrigado a comparecer.
— Acho absolutamente natural que o Senado faça esse convite e vislumbro, nesse convite, uma forma absolutamente tranquila e muito positiva de esclarecer informações — disse Gilberto Carvalho.

ECONOMIA

MP dos Portos deve atrair R$ 50 bi ao setor, a médio prazo

Medida, no entanto, não soluciona os outros entraves de logística e infraestrutura para levar as mercadorias aos portos
O Globo
O texto final da Medida Provisória 595, a MP dos Portos, aprovada no Senado na noite de quinta-feira, apesar de algumas ressalvas, atende os objetivos de melhorar a competitividade da estrutura portuária brasileira e de atrair recursos para o setor, segundo especialistas na área de logística e entidades empresariais ouvidos pelo GLOBO.

Foto: O Globo

A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (Abdib) estima em “mais de R$ 50 bilhões” os investimentos a médio prazo com a construção de novos terminais portuários privados. Para Paulo Godoy, presidente da entidade, esses investimentos funcionarão como “uma correia de transmissão de crescimento econômico”.
O economista Rui Botte, especialista em logística e transporte da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), também vê chances de as novas regras atraírem o interesse de grandes grupos privados internacionais na construção de terminais próprios, para operar com cargas próprias e, eventualmente, com a de terceiros.

ECONOMIA

Fitch vê maior risco de inadimplência na OGX, de Eike

Agência de crédito rebaixa ratings da empresa e alega preocupações quanto a sua liquidez após compra de 13 blocos no leilão da ANP
O Globo
A agência de classificação de risco Fitch rebaixou nesta sexta-feira a nota (rating) da dívida em moeda estrangeira de “B” para “B-” da OGX Petróleo, do empresário Eike Batista.
O rating nacional de longo prazo também foi revisto para baixo, de “BBB-” para “BB+”, assim como a perspectiva dos ratings corporativos, antes classificada como estável, para negativa.
A mudança reflete a opinião da agência de que há maior probabilidade de inadimplência.
A piora das notas deve dificultar a capacidade de financiamento da OGX, segundo analistas. Isso porque deve ter de pagar juros mais altos para emitir títulos ou assinar empréstimos.

0 comentários:

Postar um comentário