segunda-feira, maio 13, 2013

Brasil/Mundo


POLÍTICA

PEC 37: 'É difícil dizer que a polícia é isenta'

Marcela Mattos, Veja
Na última terça-feira, representantes do Ministério Público, do Congresso Nacional, do Ministério da Justiça e da polícia se reuniram pela primeira vez para tentar acabar com o impasse causado pela PEC 37 – proposta de emenda à Constituição que concede poder exclusivo às polícias Federal e Civil de conduzir investigações criminais. Se a medida for aprovada, o Brasil entrará para um grupo restrito de países que proíbem promotores e procuradores de investigar: Quênia, Uganda e Indonésia.
Para o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Alexandre Camanho, além do retrocesso na democracia que representa a proposta, também há de se observar que a polícia não passa por bons momentos: além dos problemas estruturais, falta de capacitação e efetivo, sua eficiência é questionada, principalmente quando o assunto é transparência e isenção.

GERAL

Quase metade dos professores de SP já sofreu agressão na rede pública

G1
Uma pesquisa com professores de São Paulo aponta: quase a metade já sofreu algum tipo de agressão em escolas públicas. Fantástico mostra imagens e depoimentos exclusivos sobre essa violência nos colégios, que preocupa o Brasil inteiro.
Aluno bate em aluno. Aluno bate em professor. E professor bate em aluno. São flagrantes recentes da violência nas escolas brasileiras. Uma das cenas que mais tiveram repercussão foi a de um estudante de 15 anos agredindo uma professora de inglês dentro da sala de aula.

GERAL

Desarmamento é menor na região Norte do Brasil

Silvia Amorim, O Globo
Principal ação do governo federal para reduzir o estoque de armas em circulação no país, a Campanha Nacional do Desarmamento tem encontrado dificuldades na Região Norte. É nessa parte do país onde têm sido registradas as piores taxas de adesão à entrega voluntária de armas em 2013.
Entre os cinco estados com menor desempenho estão Roraima, Amapá, Pará e Amazonas. O Maranhão, único representante do Nordeste, completa esse grupo. Todos eles aparecem nas estatísticas oficiais com um recolhimento de menos de duas armas por cada cem mil habitantes, um índice muito abaixo da média nacional, que é de seis armas.

GERAL

RJ: Chefe de polícia promete punir erros em favela

O Globo
A ação de policiais civis, que foram filmados atirando com fuzis, de dentro de helicópteros, contra bandidos na Favela do Rola, em Santa Cruz, e mudando um corpo de lugar para supostamente forjar um auto de resistência, foi condenada pela chefe de Polícia Civil, Martha Rocha.
Neste domingo, em nota oficial, ela afirmou que “a Polícia Civil não compactua com erros nem excessos, que terão punição exemplar, a partir do trabalho da Corregedoria Interna da Polícia Civil”. Martha também afirmou que “laudos periciais e depoimentos serão analisados com rigor, assim como o tipo de armamento utilizado, o socorro aos feridos e a não preservação do local do crime”.

ECONOMIA

Dilma pressiona base por MP dos Portos

Tânia Monteiro e Eduardo Bresciani, O Globo
A presidente Dilma Rousseff determinou que todos os ministros políticos mobilizem os deputados e senadores dos partidos que eles representam para garantir a votação da Medida Provisória que regulamenta os portos antes que ela perca a validade, na próxima quinta-feira.
"A ordem é votar a MP e derrotar a emenda do Eduardo Cunha", disse ao Estado um interlocutor da presidente, ao se referir à proposta do líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), que permite a prorrogação por 10 anos das atuais concessões de áreas portuárias. "O governo vai para a guerra", avisou o interlocutor, acrescentando que "o Planalto quer testar a sua base".


ECONOMIA

Internação de pacientes de planos na rede pública cresce 60%

Cássia Almeida, O Globo
A carteirinha do plano de saúde não é garantia de atendimento nos hospitais da rede privada. De 2005 a 2010, aumentou em 103.524 as internações de pacientes de operadoras privadas nos leitos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram 276.850 internações em 2010 (último dado disponível), alta de 59,7% frente a 2005.
O dobro do crescimento do número de clientes de planos de saúde, que foi de 27,9% no mesmo período. Os problemas que levam os pacientes ao SUS vão do mais simples ao mais complexo, de parto a câncer. Demora no atendimento, falta de vagas, recusa de cobertura são motivos que empurram os pacientes para rede pública. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela cobrança dessa despesa às operadoras, o custo dessas internações somou mais de meio bilhão de reais em 2010: R$ 537 milhões.

MUNDO

‘Amigopólio’ de Cristina garante vantagem em publicidade na Argentina

Estadão
O governo da presidente Cristina Kirchner implementou em fevereiro um congelamento de preços de produtos que foi acompanhado por uma proibição às redes de supermercados e lojas de eletrodomésticos de publicar anúncios com ofertas nos jornais e canais de televisão da cidade de Buenos Aires e da Grande Buenos Aires. No entanto, desde de domingo, 12, a proibição não está sendo mais aplicada para os meios de comunicação.
Ou, quase todos os meios de comunicação. Ficam de fora da suspensão desta proibição os jornais “Clarín”, “La Nación” e “Perfil”. Coincidentemente, estes três periódicos possuem tons críticos com a administração Kirchner. Um deles, o “Clarín”, é considerado “inimigo mortal” pela presidente Cristina.



MUNDO

‘Indignados’ espanhóis voltam às ruas

O Globo
Dois anos depois, os espanhóis voltaram às ruas neste domingo para lembrar as manifestações contra as medidas de austeridade na economia, a corrupção e o desemprego. O “movimento dos indignados”, como ficaram conhecidos os protestos de 15 de maio de 2011, reuniu milhares de pessoas na capital do país.
Com o lema “Da indignação à rebelião”, os manifestantes saíram de três diferentes pontos de Madri e se reuniram próximo à praça Porta do Sol, que tornou-se símbolo do movimento. Nos vários cartazes, era possível ler mensagens como “Juntos é possível” e “A luta continua”. Os manifestantes comemoraram o aniversário fazendo um minuto de silêncio.

MUNDO

Tiroteio em Nova Orleans deixa 19 feridos em desfile do Dia das Mães

O Globo
Pelo menos 19 pessoas ficaram feridas em um tiroteio durante um desfile do Dia das Mães em Nova Orleans, nos EUA, na tarde deste domingo. Segundo o último informe policial, dez homens, sete mulheres e duas crianças se machucaram no incidente - alguns baleados e outros depois de caírem por causa da confusão.
Cerca de 300 pessoas estavam no local, assistindo à tradicional parada de jazz na cidade. Nenhum suspeito foi preso, mas a polícia procura por três pessoas que estariam envolvidos no ataque. O FBI afirmou não ter qualquer indicação de que o episódio seja um ato terrorista.

Ferido é socorrido em Nova Orleans, EUA Foto: AP

MUNDO

Gritos racistas interrompem partida de futebol na Itália

BBC Brasil
Uma partida de futebol entre Milan e Roma teve de ser temporariamente interrompida neste domingo, por conta de gritos racistas da torcida. O jogo, da série A do campeonato italiano, foi parado pelo juiz no início do segundo tempo, quando torcedores do Roma (time visitante) começaram a xingar jogadores negros do adversário, incluindo o italiano Mario Balotelli.
O capitão do Roma, Francesco Toti, se queixou ao juiz e gesticulou aos torcedores, pedindo que parassem. A partida foi continuada pouco depois.

0 comentários:

Postar um comentário