quarta-feira, maio 15, 2013

Católicos festejam 13 de Maio

Crateús. Centenas de fiéis louvaram Nossa Senhora de Fátima neste município, por ocasião da passagem do dia 13 de maio, dedicado a ela. A data culminou também com o encerramento dos festejos na Igreja que leva o seu nome, localizada no bairro dos Venâncios.

Centenas de fiéis saíram às ruas em procissão, no encerramento dos festejos religiosos de Nossa Senhora de Fátima, em Crateús FOTO: SILVÂNIA CLAUDINO

Fiéis e devotos vindos de vários bairros da cidade e também de localidades da zona rural do município participaram da procissão pelas ruas do bairro e a missa solene, celebrada em seguida pelo pároco da Paróquia Imaculada Conceição, padre Roberto Carlos Felipe.

A festa iniciou no dia 4 de maio, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, que compõe a Paróquia Imaculada Conceição. Já tradicional na cidade, o festejo agrega católicos de todo o município, que participam das novenas e celebrações do primeiro ao último dia.

"Não perco um ano porque sou devota de Nossa Senhora de Fátima e faço questão de participar ativamente da festa em honra a ela, aqui neste bairro", afirma a devota Célia Sabóia, contando que segue os passos de sua falecida mãe, cuja devoção à Nossa Senhora era muito forte e semeou entre os filhos.

Para a devota, o dia 13 de maio é uma data especial, que marca a aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal e que deve ser sempre relembrada. "Nossa Senhora apareceu em Fátima para dizer a humanidade como viver melhor e cumprir os ensinamentos de seu filho Jesus por meio de orações e boas ações", destaca.

Homilia

A celebração foi marcada por momentos de emoção. No princípio, ocorreu a dramatização da aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, representadas por crianças da comunidade. Elas, vestidas a caráter se postaram diante da imagem de Nossa Senhora e de outra criança, que representava Maria.

Na homilia, o padre Roberto, conhecido como padre "Beto" destacou a devoção do beato João Paulo II à Nossa Senhora de Fátima relembrando situações da vida do santo padre em que ele testemunhou a proteção de Maria. Ao final da celebração, um grupo de crianças vestidas de anjo realizou a coroação a Nossa Senhora, ato realizado pela Igreja Católica nesta data renovando nos fiéis a convicção de que Nossa Senhora é rainha no céu e na terra.

Mais informações
Paróquia da Imaculada Conceição Rua 21 de abril, 137
Cidade Nova
Crateús
Telefone: (88) 3691.3008

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER 

0 comentários:

Postar um comentário