sexta-feira, maio 17, 2013

Crateús, atrai montadoras


A informação foi levantada pelo o jornal Valor Econômico. de São Paulo, maior Jornal de economia do Brasil. A reportagem do jornalista Eduardo Laguna, destaca a presença das montadoras que mais vendem carros no país, em seu plano de expansão para as cidades do interior que apresentam crescentes índices de desenvolvimento e renda.
Principais trechos da reportagem

Montadora busca novos mercados no interior

Por Eduardo Laguna | De São Paulo
Mais do que consolidar a presença nos grandes centros urbanos, as montadoras foram ao interior para sustentar os sucessivos recordes nas vendas de carros dos últimos nove anos. Hoje, mais de um terço do consumo de automóveis está em cidades com menos de 200 mil habitantes, o que tem levado a indústria a explorar novos mercados no país.
Na Renault, o programa de ampliação da rede de concessionárias levará a marca a 100 novas cidades até 2017, sendo metade delas no Nordeste e no Centro-Oeste – em municípios como Cajazeiras (PB), Luís Eduardo Magalhães (BA) e Luziânia (GO). O mesmo direcionamento foi tomado pela Honda, que, após se instalar nas capitais, partirá para as cidades menores em sua nova fase de expansão territorial.
As montadoras mais antigas no mercado brasileiro – Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford – pegaram o caminho do interior há mais tempo, mas nem por isso deixaram de prospectar novos mercados pelo país. A líder de vendas Fiat, por exemplo, chegou só no ano passado a cidades como Brumado (BA), Almenara (MG), Paragominas (PA), Crateús (CE) e Presidente Venceslau (SP).
Os motivos que justificam a estratégia são vários. Numa análise macroeconômica, eles vão desde o crescimento do agronegócio e os investimentos em infraestrutura nessas regiões até a melhora na renda das famílias, que, combinada à expansão do crédito, permitiu a inclusão de um enorme contingente de pessoas ao mercado de consumo.
Essa conjuntura se reflete em crescimento acima da média do mercado automotivo fora dos tradicionais centros de consumo. O trânsito cada vez mais caótico das maiores cidades brasileiras são o sinal mais claro de que as vendas não pararam de crescer no Sudeste. Porém, as regiões Centro-Oeste e Nordeste foram, nessa ordem, as que mais evoluíram em emplacamentos no ano passado.
Fiat e Volkswagen, as duas marcas mais vendidas do país, têm mais de 19% de seus carros licenciados em cidades pequenas – de até 50 mil habitantes. No ano 2000, as vendas nesses municípios somavam apenas 10,7% do total da Fiat e 15,4% da Volkswagen. Já na General Motors, a participação saiu de 9,9% para 16,9%. Entre as quatro grandes, só na Ford as cidades pequenas perderam representatividade: a parcela delas caiu de 26,4% para 15% sobre as vendas totais da marca em doze anos, mostra o estudo da Escopo.

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