segunda-feira, maio 13, 2013

Crateús debate combate ao crack

Crateús Autoridades deste município reuniram-se para discutir o avanço de uso do crack. O prefeito Carlos Felipe, o promotor de Justiça, José Arteiro Soares Goiano, o diretor do Hospital São Camilo, Marcos Granemann, o secretário de Saúde, Humberto César, representantes de outros setores da gestão municipal e do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, preocupados com o aumento do consumo da droga na sede e zona rural da cidade, debateram a execução de um amplo plano de enfrentamento ao crack em Crateús e toda região.
O avanço do consumo da droga no País também é verificado em cidades do Interior cearense. No Sertão dos Inhamuns, as autoridades mostram-se preocupadas e querem definir um plano de enfrentamento FOTO: MARCELLO CASAL JR

"Nosso objetivo é ampliar o que já vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, e pelo Centro de Apoio Psico Social (Caps), no tratamento de dependentes químicos, além de alargar o debate sobre a questão e juntarmos forças a fim de enfrentarmos essa problemática que atinge principalmente os jovens e suas famílias", frisou o gestor municipal.

Felipe informou ainda que, no próximo dia 6 de junho, por ocasião da realização do Fórum Social Local, o debate será ampliado com a participação efetiva de toda a sociedade. E no dia 26 de junho será a vez de um debate, em Crateús, com a presença da ex-procuradora geral do Ceará e atual assessora especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado, Socorro França.

As autoridades estão preocupadas com o avanço da droga, que a cada dia leva mais jovens para o vício, trazendo consequências graves para as famílias e para a sociedade. A violência na cidade têm aumentado nos últimos meses e as autoridades da segurança são unânimes em atribuir ao uso de drogas, especialmente o crack.

Representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e profissionais que atuam na Saúde e Assistência Social relatam situações corriqueiras no dia a dia, em que pais e mães relatam seus sofrimentos com filhos usuários da substância. Contam ainda que o desespero, muitas vezes, toma conta de familiares, que não sabem como lidar com a situação e retirar os filhos do problema.

O assunto já foi discutido em outros momentos no município. No fim de março foi realizada uma audiência pública para debater a questão e apresentar à população a concretização da abertura de uma Casa para Recuperação de Dependentes Químicos, anseio de dois anos do Ministério Público (MP) local, autoridades e poder público municipal. As providências estão sendo tomadas para que a Casa comece a funcionar com a maior brevidade possível, com atendimento inicialmente para 30 residentes. Contará com um local específico para tratamento do público infantil e a Prefeitura Municipal arcará com os custos.

A primeira proposta é que a Casa funcionasse na zona rural, no distrito de Realejo, a 30km da sede. Depois as autoridades analisaram que é mais seguro e adequado que o local seja instalado na cidade.

Profissionais e colaboradores que atuarão na nova Casa serão treinados pelo Projeto Reviver, que instalará a unidade e acompanhará o seu funcionamento com profissionais capacitados. O Projeto Reviver, da Fundação Educacional do Cariri, da Igreja Pentecostal Betel, já possui uma unidade em Juazeiro do Norte, que vem apresentando resultados bastante positivos na recuperação de dependentes químicos.

De acordo com o Projeto Reviver, a recuperação na unidade tem como base a Palavra de Deus e diversas atividades são desenvolvidas com os acolhidos a fim de garantir a sua recuperação. Atividades terapêuticas fazem parte das ações da unidade, com o acompanhamento de profissionais capacitados para lidar com os dependentes.

Fórum
O tema já foi discutido por várias vezes no Fórum Social Local, encontro mensal de representantes da sociedade civil organizada de Crateús. Desde 2009 o Fórum discute temas fundamentais para a construção da cidadania e sobre os quais a sociedade, por meio do poder público e Ministério Público, podem intervir buscando soluções. O chamado partiu do promotor de Justiça José Arteiro Soares Goiano.

Mais informações
Prefeitura de Crateús
Telefone: (88) 3692.3315 Promotoria de Justiça
Rua Almirante Tamandaré,
691 - Centro
Telefone : (88) 3692.3653

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário