sexta-feira, maio 24, 2013

Crateús Poderá Ficar Sem O CAPS III


Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa
O Caps AD III é uma unidade de Atenção Psicossocial capacitado para oferecer assistência aos dependentes químicos e portadores de transtornos mentais. Sendo parte do plano integrado de enfrentamento ao crack do Governo Federal, o Caps corresponde a mais um dispositivo das prioridades da gestão estadual, que, por determinação, atuará no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, tratamento e redução de danos aos usuários de álcool e outras drogas.
As Redes de Saúde Mental podem ser formadas por vários dispositivos assistenciais que visem promover a assistência psicossocial a pacientes com transtornos mentais, segundo critérios populacionais e demandas de cada município.
A rede pode contar com ações de saúde mental na atenção básica, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), serviços residenciais terapêuticos (SRT), leitos em hospitais gerais, além do Programa de Volta para Casa. Ela funciona de forma articulada, e tem o Caps como principal serviço estratégico.
Mais tudo isso , estará sendo dispensado , caso a cidade de Crateús, através do gestor não tenha interesse ,de ter a unidade de ajuda para os nossos dependentes químicos, a questão da perda do CAPS II. A perda da unidade daria a falta do envio do projeto a tempo para a Regional de Saúde.
Depois das declarações do Secretario de Saúde do município, Humberto Cezar, em informar na microrregional , que a cidade na tinha interesse em ter o beneficio, sendo assim, Crateús como as demais cidades que necessitam da unidade , já estão sobre alerta , se caso a cidade rejeite, Tamboril seria a cidade que está na espera de uma decisão.
SAIBA MAIS
Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, e Álcool e Drogas (CAPS AD). Os parâmetros populacionais para a sua implantação são definidos da seguinte forma
Municípios até 20.000 habitantes – rede básica com ações de saúde mental
Municípios entre 20 a 70.000 habitantes – CAPS I e rede básica com ações de saúde mental
Municípios com mais de 70.000 a 200.000 habitantes – CAPS II, CAPS AD e rede básica com ações de saúde mental
Municípios com mais de 200.000 habitantes – CAPS II, CAPS III, CAPS AD, e rede básica com ações de saúde mental e capacitação do Samu

0 comentários:

Postar um comentário