sexta-feira, maio 17, 2013

Meio ambiente pauta debates nos municípios

IV Conferência Regional de Meio Ambiente reuniu representantes de 11 municípios da região para os debates

Crateús. Consumo consciente, coleta seletiva e o destino final dos resíduos sólidos são temas que preocupam os gestores e secretários de meio ambiente dos municípios dos sertões de Crateús e Inhamuns. Em toda a região, somente Crateús já tem um trabalho mais firme na coleta seletiva, Tauá e Independência já realizam trabalhos nesse sentido e os demais municípios ainda engatinham - ou nem iniciaram a atividade - considerada como uma das formas eficazes de transformar o lixo em renda, ao tempo em que diminui os resíduos na cidade e conscientiza os moradores sobre a sustentabilidade ambiental.

No município de Crateús, a coleta seletiva é realidade desde o início do ano passado. O centro comercial e vários bairros da cidade já são contemplados com o serviço, realizado semanalmente FOTO: SILVANIA CLAUDINO
A IV Conferência Regional de Meio Ambiente, que reuniu representantes de 11 municípios dos sertões de Crateús e Inhamuns abriu espaço para o debate dessas problemáticas.

Educação Ambiental, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda, Produção e Consumo Sustentável, e Plano Estadual/Regional de Resíduos Sólidos foram os temas centrais debatidos pelos gestores, sob a coordenação do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).

"Vale lembrar que os delegados tirados nas Conferências Regionais terão que participar da Conferência Estadual, quando serão escolhidos os que irão representar o Estado, num total de 50 na Conferência Nacional, que ocorrerá em outubro", explicou a coordenadora estadual da Conferência de Meio Ambiente, Maria José Holanda.

União

Para o prefeito de Crateús, Carlos Felipe os municípios da região devem se unir a fim de conseguir resultados concretos na questão. "A união dos municípios para atuarem em regime de consórcio acerca do destino final dos resíduos sólidos pelos gestores municipais e ambientais dessa região trará resultados eficazes", defendeu.

Felipe defendeu ainda que o trabalho em conjunto reduzirá os custos dos municípios. "O trabalho em conjunto será a melhor forma de conseguirmos bons resultados nessa área e os nossos custos serão bem menores", analisou o prefeito.

Melhorar a coleta urbana e conscientizar a população acerca da separação do lixo seco do úmido (coleta seletiva) são os primeiros e necessários passos que os municípios da região devem tomar, de acordo com Paulo Henrique Lustosa, presidente do Conpam, que proferiu palestra no encontro.

"Estamos trabalhando na questão da regionalização e incentivando aos gestores que olhem para o destino final do resíduo, ou seja, para o aterro sanitário, porém, não só para ele. Ajam na melhoria da coleta urbana, conscientizem os moradores para a separação do lixo, que é um trabalho árduo e que demanda tempo", ressaltou Paulo Lustosa.

Cooperação
O presidente do Conpam discorreu ainda sobre a importância da colaboração de todos os agentes envolvidos no trabalho de gestão e de gerenciamento dos resíduos sólidos, e que os municípios devem incentivar a participação de todos: população, grandes geradores, prestadores de serviços, catadores, estabelecimentos que tratam de saúde, empresas, entre outros.

Paulo Lustosa também mencionou que os Planos Municipais ainda não foram feitos no Estado, nem o Plano Estadual.

Segundo ele, apenas "o lado Oeste do Ceará já está coberto com os planos microrregionais de resíduos sólidos, a Ibiapaba, Sertões de Crateús e Inhamuns estão com os seus prontos, as demais 11 regiões ainda não", destacou Lustosa.

Após as Conferências Regionais, o Conpam partirá em agosto para elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, tendo como base os debates realizados nos municípios das mais diversas regiões do Estado.

Educação
Para o superintendente de Meio Ambiente de Tauá, Rogaciano Siqueira, educação e conscientização ambiental devem ser os pontos de partida em seu município. Uma das metas é aperfeiçoar o trabalho de coleta seletiva. "Os maiores desafios são o aterro sanitário e aprimorar o sistema de coleta seletiva. A coleta foi iniciada, mas precisa de um trabalho intenso de educação e conscientização da população e vamos trabalhar nesse sentido", frisou Siqueira.

Em Crateús, a coleta seletiva é realidade desde o início do ano passado. O centro comercial e vários bairros da cidade já são contemplados com o serviço, realizado semanalmente.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Crateús, no período de fevereiro a dezembro de 2012 foram coletados e triados 135 toneladas de resíduos sólidos, com média de 14t/mês. Atende a 30% da população.

Mais informações

Secretaria de Meio Ambiente de Crateús/ Centro de Treinamento. Rua José Sabóia Livreiro, S/N Altamira. Telefone: (88) 3691.0110
Conpam: (85) 3101.1234

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

0 comentários:

Postar um comentário