domingo, maio 12, 2013

População aguarda adutora em açude

Crateús. A situação de abastecimento de água para a população deste município para os próximos meses, caso não ocorram intensas chuvas que recarreguem o volume do Açude Carnaubal, continua indefinida. A expectativa das autoridades municipais e população é que a Companhia de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) concretize um plano emergencial eficaz o mais rápido possível, já que anunciou a construção de uma adutora no município de forma urgente para solucionar a problemática. A população aguarda o início da construção da obra.
O Açude Carnaubal possui capacidade para armazenar 86 milhões de metros cúbicos, mas está atualmente com apenas 5,92% de sua capacidade

De acordo com a gerência local da Cogerh, na próxima segunda-feira, 13, o órgão definirá a situação a partir de uma reunião com técnicos, em Fortaleza.

O gerente Rodrigues Júnior informa que "o órgão realiza análises e estudos, que serão discutidos nesta reunião e a partir daí definidos os encaminhamentos e soluções" para o iminente colapso pelo qual passa o município de Crateús.

Adutora
A operação emergencial proposta pela companhia contempla a construção de uma adutora e estação de bombeamento para transpor as águas do Jaburu II até a barragem do Batalhão.

Além disso, o planejamento prevê a construção de uma adutora ligando o açude Carnaubal ao município de Crateús. Desde o início de abril a população está sendo abastecida com a água existente no volume morto do reservatório e muitas pessoas já sentem os efeitos do revezamento que está ocorrendo nos bairros a fim de racionalizar a água ainda existente no reservatório.

O Carnaubal possui capacidade para armazenar 86 milhões de metros cúbicos, mas está atualmente com apenas 5,92% de sua capacidade. A falta de adutora contribui para a diminuição de água do reservatório.

Conforme o coordenador da Defesa Civil no município, Teobaldo Marques, a sua construção reduziria o desperdício que ocorre entre o reservatório e a distribuição da água, que sai do açude e passa pela antiga barragem do 40° BI.

O plano de ação foi anunciado pelo órgão por ocasião de uma reunião realizada na cidade em março, coordenada pela Assembleia Legislativa, em que foi debatida a problemática da falta de água e as soluções possíveis para evitar o colapso no abastecimento.

A Cogerh colocou a possibilidade de transferir água do açude Jaburu II (localizado no vizinho município de Independência) ou do açude Flor do Campo (em Novo Oriente) e se comprometeu em resolver a situação de forma urgente.

O presidente do órgão, Rennys Frota proferiu palestra sobre o tema e garantiu a construção da adutora em regime emergencial no município para enfrentar o período crítico.

Esperança
A população vê passar os dias e as chuvas continuarem escassas. Aguarda com ansiedade a construção da obra que amenizará os efeitos da estiagem na cidade.

Há comentários de que a operação de transferência hídrica do Jaburu II foi descartada, dado o baixo volume do reservatório e de que com o Flor do Campo a situação seria semelhante devido à baixa na capacidade do reservatório, que conta agora com 22% e está fornecendo água para o seu próprio município e Quiterionopólis.

Além disso, setores da população de Novo Oriente já mobilizam a população para impedir a ação de transferência de água para o açude Carnaubal, alegando que haveria muito desperdício (devido a grande quantidade de buracos e areia no percurso).

Outra possibilidade está sendo cogitada no município, de maneira extra oficial, como plano de ação para a questão: uma operação gigantesca que contrataria 400 carros pipas para transportar diariamente água do açude Araras.

Mutirão
A Defesa Civil Municipal informa que está pronta para colaborar com a Cogerh, no sentido de apoiar as ações necessárias para a transferência de água por meio da futura adutora ou de outra forma encontrada pelo órgão.

A expectativa é de entre os dias 15 e 20 deste mês vários órgãos estarão unidos na operação "Limpeza de mananciais", que objetiva desobstruir e limpar os rios, riachos e córregos existentes no trajeto Açude Flor do Campo (Novo Oriente) e Açude Carnaubal para viabilizar a livre passagem da água, que poderá ser utilizada no consumo da população deste município.

Mais informaçõesDefesa Civil do Município de Crateús: (88) 3692.3315
Cogerh - Escritório em Crateús: (88) 3691.4027

SILVÂNIA CLAUDINORepórter 

0 comentários:

Postar um comentário