segunda-feira, junho 17, 2013

Brasil!

POLÍTICA

Dilma não se intimida com vaias e promete estar na final

Eduardo Bresciani, Estadão
A vaia recebida no Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha), no último sábado, na abertura da Copa das Confederações, não afastará a presidente Dilma Rousseff da final da Copa das Confederações, no Maracanã, no dia 30 de junho. A assessoria do Palácio do Planalto confirmou ontem que ela estará no Rio para acompanhar a decisão.
Aliados e integrantes do governo avaliam que Dilma não deveria aceitar eventual convite para discurso ou até mesmo pedir para não aparecer no telão do Maracanã para evitar novas vaias na final da Copa das Confederações.


POLÍTICA

PSDB quer explicação sobre suposta espionagem em Suape

Ricardo Della Coletta e Fabio Fabrini, Estadão
O líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), vai apresentar requerimento na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado pedindo a convocação do chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, general José Elito Siqueira, e do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, por causa da espionagem feita pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no Porto de Suape, em Pernambuco.
Sampaio quer que eles expliquem informações divulgadas pela revista Veja, que afirmou em sua edição desta semana que quatro agentes da Abin foram presos no porto de Suape, em Pernambuco. O objetivo dos agentes, segundo a revista, era espionar o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB). Além de Elito e de Carvalho, o líder tucano na Câmara quer convidar também o diretor-geral da Abin, Wilson Trezza.

GERAL

São Paulo, Rio, Minas e DF terão atos em nova onda de protesto

Roberta Scrivano e Silvia Amorim, O Globo
Manifestantes e policiais estarão hoje, mais uma vez, frente a frente em São Paulo e em pelo menos outras três capitais do país – Rio, Brasília e Belo Horizonte. A quinta jornada de protestos contra o aumento das passagens na capital paulista, anunciada pelos organizadores como a maior até aqui, terá inicio no fim da tarde, no Largo do Batata, em Pinheiros.
O governo estadual, preocupado com as consequências, abriu negociações, mas os líderes do Movimento Passe Livre (MPL) não aceitam discutir com as autoridades o percurso do protesto. O secretário de Segurança Pública, Fernando Grella, garantiu que a polícia não usará a Tropa de Choque da PM, nem gás lacrimogêneo e tiros de bala de borracha.


GERAL

Polícia atira bombas contra manifestantes e famílias no Rio

O Globo
Uma manifestação realizada nas proximidades do Maracanã terminou com um ataque indistinto de policiais contra manifestantes e famílias que passavam o domingo na Quinta da Boa Vista. No início da tarde, o grupo de cerca de mil pessoas que tentava se aproximar do estádio, onde Itália e México se enfrentaram pela Copa das Confederações, foi dispersado, com bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta.
Os manifestantes se refugiaram na Quinta, área federal, vetada ao Batalhão de Choque, que passou a atirar mais bombas e gás de pimenta do lado de fora, atingindo também pessoas que nada tinham a ver com o protesto.

Foto: Domingos Peixoto / O Globo

GERAL

Monitoramento independente vê aumento de desmate na Amazônia

Giovana Girardi, Estadão
Um levantamento independente do desmatamento da Amazônia aponta uma inversão da tendência de queda da perda florestal que vem se observando nos últimos anos. Em maio, o sistema de monitoramento de imagens de satélite SAD, do instituto de pesquisa Imazon, detectou 84 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal.
Um aumento de 97% em relação a maio do ano passado, que registrou 42,5 km². Considerando o acumulado de agosto a maio, o desmatamento totalizou 1.654 km², 89% superior ao mesmo período do ano anterior, que somou 873 km².



ECONOMIA

Indústria de eletroportáteis perde espaço para importados

Eliane Oliveira, O Globo
Sem condições de concorrer com os importados, a indústria nacional praticamente parou de fabricar os chamados aparelhos portáteis, como ferros elétricos, aparelhos de barbear, torradeiras, panelas elétricas e cafeteiras. Os empresários que ainda insistem em produzir essa categoria de itens registram quantidades mínimas se comparadas com o que vem dos países asiáticos, especialmente da China.
Um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (Abinee) a pedido do GLOBO mostra que, de 2007 a 2010, as importações desses produtos cresceram 86%, passando de US$ 80,5 milhões para US$ 150 milhões.

0 comentários:

Postar um comentário