sexta-feira, junho 21, 2013

Brasil

POLÍTICA

Dilma convoca reunião de emergência com ministros

Luiza Damé, O Globo
Depois de um dia marcado por protestos violentos em pelo menos 10 cidades brasileiras - das 80 que registram manifestações -, a presidente Dilma Rousseff convocou uma reunião de emergência, marcada para as 9h30m desta sexta-feira, com vários ministros, tendo à frente o da Justiça, José Eduardo Cardozo, para analisar a situação no país, depois dos protestos desta quinta-feira, e determinar providências de governo, principalmente para conter a onda de violência.
Com as manifestações crescendo país afora e ameaçando chegar às portas da Presidência, aumentou a preocupação no meio político, com especulações de que Dilma poderá convocar cadeia nacional de rádio e televisão para falar ao povo. O Planalto negou a convocação de cadeia nacional, mas a ideia ainda não está descartada.


POLÍTICA

Para deputados, protestos geram 'esperanças de um revigoramento'

G1
No dia da quarta grande manifestação em Brasília na onda de protestos que se espalhou pelo país, o presidente em exercício da Câmara, André Vargas (PT-PR), e líderes partidários emitiram nota para dizer que o movimento "é legítimo e gera esperanças de um revigoramento republicano".
No texto, os parlamentares, que estão entre os principais alvos dos protestos, "manifestam o reconhecimento da Câmara em relação às manifestações pacíficas que estão acontecendo nos últimos dias no Brasil". Ao final da nota, dizem que se colocam "à disposição daqueles que, em nome do movimento e de suas variadas demandas, queiram dialogar."


POLÍTICA

STF libera votação de projeto que inibe criação de partidos

Ricardo Brito, Estadão
Com o voto do ministro Celso de Mello, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quinta-feira, 20, a votação e liberou o Senado para votar o projeto de lei que inibe a criação de partidos políticos. Apesar de Celso de Mello, decano da Corte, ter votado a favor do pedido, sete ministros rejeitaram a ação proposta do líder do PSB no Senado, Rodrigo Rollemberg (DF), de congelar a tramitação da proposta no poder Legislativo.
A tramitação do projeto estava suspensa desde o final de abril, por decisão liminar do relator da ação, ministro Gilmar Mendes. Após quatro sessões de julgamento do mérito, somente Mendes, Dias Toffoli e Celso de Mello foram favoráveis ao mandado de segurança. Em seu voto, feito durante uma hora e meia, o decano do Supremo disse que a Corte tem "plena legitimidade constitucional" para intervir em ofensa a preceitos subjetivos, como é o caso da ação.


POLÍTICA

Procuradores vão fazer ato público contra PEC 37

O Globo
Procuradores da República, servidores e estagiários do Ministério Público Federal de São Paulo vão participar de ato público contra a PEC37, chamada de PEC da Impunidade, neste sábado, 22. A manifestação será realizada no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista - palco das maiores concentrações e passeatas de manifestantes contra a corrupção no País.
A PEC 37 é a proposta de emenda à Constituição que alija promotores de Justiça e procuradores da República das investigações de natureza criminal, conferindo tal atribuição exclusivamente às polícias judiciárias - Federal e dos Estados.

GERAL

Manifestações reúnem 1 milhão de pessoas em ao menos 80 cidades

Chico Otávio, O Globo
Manifestantes radicais venceram a maioria pacifista e deram o tom dos protestos em série que tomaram nesta quinta-feira as ruas do país, reunindo 1 milhão de pessoas. Indiferentes à redução dos preços das passagens de ônibus em capitais como Rio e São Paulo, grupos sectários entraram em confronto com a Polícia Militar em pelo menos dez cidades brasileiras, ofuscando as pessoas que pretendiam se manifestar em paz.
As lideranças das marchas, representadas principalmente pelo Movimento Passe Livre, foram incapazes de conter os confrontos. A sede da prefeitura do Rio e imediações, na Cidade Nova, foram transformadas em campo de batalha, deixando 41 pessoas feridas. As cenas de violência se repetiram em Brasília, onde o Palácio do Itamaraty foi atacado por vândalos, e em Salvador, Porto Alegre, Manaus, Vitória, Natal, Belém, Campinas e Ribeirão Preto (SP).

GERAL

Militantes do PT são hostilizados e abandonam passeata na Paulista

O Globo
O ato para comemorar a redução da tarifa do transporte coletivo nesta quinta-feira em São Paulo dá sinal claro de uma polarização entre quem defende a presença de partidos políticos e entre os que querem simplesmente reivindicar por um “Brasil melhor”. Ao longo da passeata na Avenida Paulista militantes do PT, PSOL, PSTU e PCO, além de movimentos como o MST, CUT e UNE, foram hostilizados. Houve briga entre grupos partidários e manifestantes, bate-boca e xingamentos. Depois de quase duas horas de provocações, os partidos começaram a abandonar o ato. Segundo a Polícia Militar, cerca de 100 mil pessoas participaram do ato.
A maior hostilização deu-se com o PT, que era o maior grupo com cerca de 500 pessoas. Assim que se juntaram aos manifestantes, os petistas foram recebidos com vaias e xingamentos de “mensaleiros”. Os petistas reagiram esticando bandeiras e sob gritos de “democracia”.

Foto: Eliária Andrade / O Globo

GERAL

Polícia caça manifestantes no Rio em meio a saques e vandalismo

O Globo
Os confrontos mais violentos aconteceram no Rio. Trezentas mil pessoas, segundo a Coppe/UFRJ, marcharam da Candelária pela Avenida Presidente Vargas, mas quando tentaram se aproximar da sede da Prefeitura, o Batalhão de Choque utilizou gás lacrimogêneo e atirou balas de borracha em direção à multidão, entre eles o repórter Pedro Vedova, da emissora GloboNews, atingido na testa, para impedir que chegassem à sede da Prefeitura. Os manifestantes reagiram atirando pedras e fazendo fogueiras no meio da avenida. Um carro do SBT foi incendiado.
O confronto se alastrou até a região do Terreirão do Samba. A polícia reprimiu com violência um grupo que se concentrava, às 21h, na escadaria da Alerj. Às 22h, o foco de confrontos foi a Lapa, ponto turístico da cidade. Frequentadores de bares e restaurantes sofreram com a ação da polícia, que também disparou bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo contra os manifestantes em frente ao Hospital Souza Aguiar, para onde foram levados ao menos 62 feridos. O Batalhão de Choque e o Bope fecharam a Rua Pinheiro Machado, em frente ao Palácio Guanabara.


GERAL

Vândalos tentam invadir prédio do Itamaraty

O Globo
Manifestantes tentaram, na noite desta quinta-feira, invadir o Palácio do Itamaraty. Eles jogaram pedras, cones e garrafas, quebraram vidros, e um rojão explodiu dentro do prédio. A polícia revidou com bombas de efeito moral, gás de pimenta e usou até extintores para dispersar as pessoas que ocupavam as duas rampas de acesso ao prédio. Um dos manifestantes quebrou um refletor dentro do espelho d'água com um cone de trânsito. Na hora da dispersão, sobrou até para a Catedral de Brasília, que teve vitrais quebrados.
Durante todo o protesto, que reuniu cerca de 60 mil pessoas segundo a Polícia Militar considerando toda a área da Esplanada dos Ministérios, foram detidas três pessoas e 39 pessoas ficaram feridas ou tiveram de ser socorridas — a maioria por inalar gás de pimenta ou lacrimogênio — e onze foram levadas a hospitais. O tenente-cororel Zilfrank Antero considerou positivo o balanço da manifestação, que transcorreu sem uso de Tropas de Choque ou cavalaria. A manifestação não chegou ao Palácio do Planalto, escritório da presidente Dilma Rousseff. Às 20h28m, ela deixou o prédio, que continua cercado por tropas do Exército.

Foto: André Coelho / O Globo

GERAL

No Ceará, manifestantes quebram vidraças do gabinete de Cid Gomes

Lauriberto Braga, O Globo
Na tentativa de invasão do Palácio da Abolição em Fortaleza, a sede do Governo do Estado, cerca de 200 manifestantes do Movimento Passe Livre (MPL) jogaram garrafas de vidro e quebraram vidraças do gabinete do governador Cid Gomes (PSB), que não estava no local. Uma guarita da segurança foi destruída. Os manifestantes chegaram a ocupar o espelho da água.
O Batalhão de Choque reprimiu a tentativa de invasão com bombas de gás, balas de borracha e com a cavalaria. Houve corre-corre e os policiais prenderam pelo menos quatro pessoas no tumulto. Os manifestantes ao serem dispensados pela Avenida Barão de Studart, que passa em frente ao Palácio, espalharam lixo.

ECONOMIA

Dólar vai a R$ 2,27, e Banco Central e Tesouro têm ação coordenada

Bruno Villas BoasJoão Sorima Neto e Martha Beck, O Globo
Um dia depois de o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) indicar uma mudança na política monetária, com a perspectiva de início da retirada de estímulos à economia ainda neste ano, os principais mercados tiveram um dia de ressaca, com fortes quedas em ações, moedas e commodities (como petróleo, minérios e grãos).
As incertezas em relação ao cronograma para o fim das recompras mensais de US$ 85 bilhões em títulos pelo BC americano — que significam, na prática, que a era de dinheiro farto no mercado está perto de acabar — se somaram a preocupações com o aperto de liquidez no mercado chinês. As taxas cobradas no mercado de crédito e no interbancário dispararam. A combinação destes dois fatores levou a uma corrida dos investidores por ativos considerados mais seguros e a uma retirada de recursos aplicados em mercados emergentes.

ECONOMIA

Internet atinge 40% de residências no País, diz pesquisa

Rodrigo Petry, Estadão
O total de residências no Brasil que contam com acesso à internet atingiu cerca de 40% no ano passado, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira, 20, pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), órgão ligado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). De acordo com a pesquisa, são 24,3 milhões de casas com acesso à internet no País. Em 2011, essa proporção era de 36%.
O estudo apontou que a fatia de residência com acesso à internet chega a 44% nas áreas urbanas. Nas zonas rurais, apenas 10% das residenciais contam com acesso à internet. Isto ocorre, sobretudo, pela falta da disponibilidade dos serviços, mostrou a pesquisa. Outros fatores citados para a falta de internet no domicílio são os custos elevados e os acessos em outros locais.

0 comentários:

Postar um comentário