sexta-feira, junho 28, 2013

Brasil

POLÍTICA

Partidos da base apoiam plebiscito, mas sugerem fim da reeleição

Vera RosaTânia Monteiro e Ricardo Brito, Estadão
Presidentes de dez partidos da base aliada e de líderes na Câmara e no Senado disseram à presidente Dilma Rousseff que apoiarão a convocação de um plebiscito sobre a reforma política, mas provocaram mal-estar ao propor um debate sobre o fim da reeleição e mandato de cinco na consulta popular e ao enfatizar que mudanças no sistema só devem vigorar em 2018. Dilma e o PT vão insistir numa reforma que vigore em 2014.
Embora a sugestão dos aliados tenha sido para que o fim da reeleição comece a valer a partir de 2018, não afetando a campanha de Dilma pelo segundo mandato, a simples referência ao assunto constrangeu o governo. O Estado apurou que, mesmo com a garantia de que eventual mudança não vai valer para ela, Dilma é contra incluir questões sobre o fim da reeleição no plebiscito.



POLÍTICA

Oposição rechaça proposta de plebiscito para reforma política

O Globo
A oposição classifica como “manobra diversionista” a proposta da presidente Dilma Rousseff para realização de um plebiscito sobre a reforma política. Na avaliação do PSDB, DEM e PPS , o governo está “criando subterfúgio para deslocar a discussão dos problemas reais do país”. Em nota oficial divulgada nesta terça-feira rechaçam a possibilidade de um plebiscito.
“Somos favoráveis à consulta popular. Mas não sob a forma plebiscitária do sim ou não. Legislação complexa, como a da reforma política, exige maior discernimento, o que só um referendo pode propiciar”, diz o texto. A nota é assinada pelo presidente do PSDB, Aécio Neves (foto abaixo), presidente do DEM, José Agripino, e pelo presidente do PPS, Roberto Freire.



POLÍTICA

Protestos nas ruas não são feitos ‘pelos mais pobres’, diz ministro

Clarice Spitz, O Globo
O ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, disse que a origem da onda de protestos que varre o país pode estar no ritmo diferenciado de avanços sociais ocorridos na última década, com a renda no topo da população subindo com muito menos força do que na base. Para ele, os protestos nas ruas não são feitos “pelos mais pobres”.
Neri citou o fato de que enquanto uma família chefiada por analfabeto teve um ganho de 88,6% na renda per capita nos últimos 10 anos (2001 a 2011), em uma família cujo chefe era uma pessoa com 12 anos ou mais de estudo, o rendimento caiu 11,1%.


POLÍTICA

PMDB expulsa o deputado Donadon, procurado pela PF

Veja
O PMDB anunciou nesta quinta-feira a expulsão do deputado federal Natan Donadon (RO, foto abaixo) do partido. O parlamentar teve a prisão expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quarta-feira e neste momento é procurado pela Polícia Federal. Ele foi condenado a 13 anos e dez meses pelos crimes de formação de quadrilha e peculato. A legenda também expulsou o irmão de Natan, o deputado estadual Marcos Donadon, condenado a oito anos de prisão.
O desligamento dos irmãos Donadon foi comunicado por meio de uma nota emitida pelo diretório estadual da legenda. “O Diretório Estadual do PMDB de Rondônia comunica ao público sua decisão de desligar de seus quadros de filiados Natan Donadon e Marcos Donadon em decorrência de suas condenações pela Justiça”, diz o documento.



POLÍTICA

Em nota, juízes dizem que a democracia 'está em risco'

Fausto Macedo, Estadão
A Justiça está preocupada com o que chama de “risco à própria democracia”. Reunidos no início da semana na sede do Tribunal de Justiça de São Paulo, presidentes de tribunais e de associações nacionais e estaduais da magistratura produziram uma nota pública, divulgada nesta quinta feira, 27, na qual expressam as aflições do Judiciário, ante constante evasão de quadros e a insegurança da toga - 170 juízes estão sob ameaça de morte.
Os juízes revelam preocupação “com os rumos do Judiciário no contexto nacional, diante do processo de vulnerabilidade e fragilidade que vem se instalando em detrimento desse Poder, com risco à própria democracia".Participaram da reunião o presidente do TJ paulista, desembargador Ivan Sartori, o desembargador Henrique Nelson Calandra, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o desembargador Nino Toldo, presidente da Associação dos Juízes Federais, e outros.


POLÍTICA

Fernando Henrique é eleito para a Academia Brasileira de Letras

Mauricio Meirelles, O Globo
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (foto abaixo) foi eleito, na tarde desta quinta-feira, o novo imortal da Academia Brasileira de Letras, onde vai ocupar a cadeira número 36, vaga desde a morte de João de Scantimburgo, em março passado. A votação foi realizada no Palácio Petit Trianon, sede da ABL.
FHC, que também é articulista do GLOBO, foi escolhido com 34 votos dos 39 válidos, numa eleição com 26 acadêmicos presentes (na ABL, os ausentes votam por carta). A votação, conduzida pela escritora Ana Maria Machado, presidente da academia, teve quatro votos em branco e uma abstenção, do imortal Ariano Suassuna.



GERAL

Senado aprova urgência para Passe Livre Estudantil

Cristiane Jungblut, O Globo
O Senado aprovou nesta quinta-feira (27) urgência para o projeto do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), que institui o "Passe Livre Estudantil" em todo o país. O custo do programa será bancado com os royalties da exploração o petróleo. Mas o dinheiro virá da parcela da União.
Em outra proposta aprovada na Câmara esta semana, ficou definido que os recursos dos royalties irão para áreas da Educação (75%) e da Saúde (25%). Renan disse que o seu projeto será votado já na próxima quarta-feira, mas não soube informar o gasto para a União do programa de gratuidade das passagens para os estudantes de todo o país. Preocupado, o Palácio do Planalto pediu que o Ministério da Fazenda faça o levantamento dos gastos.



GERAL

Adolescente é a sexta vítima após onda de protestos

Alessandra DuarteAndré de Souza e Ezequiel Fagundes, O Globo
Um embalador de supermercado que tinha saído do interior tentar a vida na capital; uma mãe de três filhos que dividia seu tempo entre um trabalho como gari e outro como babá; um aluno do ensino médio que vivia com a avó e queria fazer Engenharia; duas desempregadas que moravam sós. E, na noite de quarta-feira, um adolescente de 16 anos atropelado por um caminhão, que desviava de um protesto em Guarujá (SP), somou-se aos mortos dos cerca de 20 dias de manifestações pelo Brasil.
Na noite de quarta-feira, no estado de São Paulo, em Guarujá, Baixada Santista, um caminhoneiro que seguia para o Porto de Santos pegou um acesso proibido para fugir de uma manifestação na Rodovia Cônego Domenico Rangoni, e acabou atropelando e matando Igor Oliveira da Silva, estudante de 16 anos que estava na garupa de uma bicicleta. O outro jovem, que guiava, ficou ferido. Os dois não participavam do protesto. O acusado foi preso e indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.


GERAL

Rio: De forma pacífica, manifestantes realizam novo protesto no Centro

O Globo
Manifestantes realizaram, de forma pacífica, um novo ato no Centro do Rio nesta quinta-feira. Por volta das 21h15m, o protesto já havia se dispersado, e a Avenida Rio Branco, que ficou interditada desde o fim da tarde, foi totalmente liberada e apresentava trânsito bom no horário. O protesto também acabou fechando a Avenida Presidente Vargas nos dois sentidos, entre a Avenida Passos e a Candelária, onde o ato começou.
Os manifestantes seguiram pela Rio Branco até a Cinelândia e depois para a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). De lá, o grupo se deslocou para Rua da Assembleia. Eles fizeram um ato em frente à sede da Fetranspor, que congrega dez sindicatos de empresas de ônibus do estado. No local, assim como na Alerj, os manifestantes chegaram a conclamar os policiais que guardavam os prédios a se juntarem ao ato.



GERAL

Polícia e manifestantes entram em confronto em Fortaleza

O Globo
A polícia prendeu 84 pessoas por atos de vandalismo na Avenida Dedé Brasil, uma das vias de acesso à Arena Castelão, em Fortaleza, onde jogam agora à tarde Espanha e Itália pela Copa das Confederações. A informação é da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Mais cedo, manifestantes entraram em confronto com a polícia. Jogaram pedras, destruíram dois carros de reportagem e soltaram rojões contra os agentes de segurança, que revidaram com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.
A PM conseguiu há pouco dispersar os manifestantes que tentavam ultrapassar a barreira policial para seguir até a Arena Castelão. Os policiais destruíram barricadas feitas por manifestantes com placas publicitárias arrancadas das ruas.


GERAL

Câmara Municipal de SP aprova CPI para investigar transporte público

Leonardo Guandeline, O Globo
Os vereadores paulistanos aprovaram nesta quinta-feira, por 40 votos a 11, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as planilhas do transporte público em São Paulo. A proposta escolhida foi a do vereador Paulo Fiorilo (PT), correligionário do prefeito Fernando Haddad. Havia, ainda, dois pedidos semelhantes de autoria dos parlamentares Paulo Frange (PTB) e Ricardo Young (PPS).
Segundo o líder do PSDB, Floriano Pesaro, a CPI é “mais do que chapa branca”, já que, de acordo com o regimento da casa, a presidência será concedida a Fiorilo, proponente da comissão. Além do petista e de Pesaro, único representante da oposição, os membros do colegiado, inicialmente, serão os vereadores Edir Sales (PSD), Milton Leite (DEM), Dalton Silvano (PV), Adilson Amadeu (PTB) e Nelo Rodolfo (PMDB).


GERAL

Em 2012, 60 índios foram assassinados no Brasil

Roldão Arruda, Estadão
A violência contra os povos indígenas aumentou entre 2011 e 2012, de acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira, 27, pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). O número de índios assassinados no País passou de 51 para 60 no período. Mais da metade desses casos (37) foram registrados no Estado de Mato Grosso do Sul, o principal foco de conflitos fundiários envolvendo produtores rurais e grupos indígenas em todo o Brasil.
O relatório, divulgado na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, aponta um crescimento generalizado das diferentes formas de violência pesquisadas, que vão ameaças de morte à falta de assistência em saúde e educação. Os casos classificados no relatório como violência contra o patrimônio, que envolvem invasões e exploração irregular de terras indígenas, passaram de 99 para 125, o que representa um aumento de 26%.


ECONOMIA

Governo eleva IPI da linha branca e descarta novas desonerações

O Globo
Sem margem fiscal para acomodar reduções de tributos, o governo anunciou nesta quinta-feira a recomposição parcial das alíquotas do IPI da linha branca e móveis, para o período de julho e setembro, e indicou que não fará mais desonerações daqui para frente.
O governo vinha, desde 2011, dando benefícios fiscais para alguns setores produtivos para estimular o consumo e impulsionar a economia. Essa política, contudo, resultou em uma grande perda de arrecadação, gerando críticas de agentes econômicos que veem com preocupação a situação fiscal brasileira.



ECONOMIA

BC rebaixa previsão de crescimento do PIB de 3,1% para 2,7%

Gabriela Valente e Sérgio Vieira, O Globo
Depois da decepção com o Pibinho no primeiro trimestre, o Banco Central já trabalha com um cenário de crescimento menor e preços mais altos. De acordo com relatório divulgado ontem, a previsão de expansão do PIB este ano passou de 3,1% para 2,7%. De outro lado, a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 5,7% para 6%.
O número poderia ser ainda pior se o BC não tivesse, na última hora, incluído nas contas a redução das passagens de ônibus anunciada por causa dos protestos nas ruas de todo o país. A queda das tarifas foi determinada após 7 de junho, último dia com informações incluídas no documento divulgado ontem. No entanto, os técnicos não atualizaram o valor do dólar, o que poderia jogar para cima as projeções de índices de preços.



MUNDO

Senado dos EUA aprova projeto de lei de reforma migratória

O Globo
O Senado americano aprovou nesta quinta-feira a reforma da Lei de Imigração por 68 votos a 32. O projeto de lei, de 1.200 páginas, ainda tem que passar pela Câmara dos Representantes, onde deve enfrentar mais dificuldades. O projeto, a maior proposta de reforma migratória desde 1986, aprovado no Senado abre caminho para a legalização de 11 milhões de imigrantes ilegais no país. Apoiado pelo presidente Barack Obama, ele prevê ainda o investimento de US$ 46 bilhões na segurança das fronteiras.
Mais cedo, o obstáculo final havia sido removido, quando 68 senadores, incluindo 14 republicanos, votaram a favor de encerrar o debate e enviar o projeto para a votação final na Casa. Políticos comemoraram a decisão, afirmando que ela é o resultado de um acordo bipartidário. Já os contrários à ideia ressaltaram o fato da proposta não ter atingido os 70 votos, meta inicial desejada pelos democratas para impulsionarem a legislação.

0 comentários:

Postar um comentário