sábado, junho 08, 2013

Brasil

POLÍTICA

Campos diz a aliados que governo tentou dobrá-lo e não conseguiu

Maria Lima, O Globo
A disputa eleitoral de 2014 tem sido comparada a uma montanha russa pelo governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos (foto abaixo), que garante: está preparado para enfrentá-la do jeito que vier. No momento, está em baixa, por causa do pacto feito com aliados de, nos próximos seis meses, trabalhar sua pré-candidatura sem entrar em confronto direto com a presidente Dilma Rousseff.
Campos considera que apesar das ações do governo para asfixiar adversários nos últimos 12 meses, o PSB ganhou visibilidade e sua pré-candidatura, musculatura. Foi o que manifestou nas conversas políticas que teve nesta quinta-feira, quando esteve em Brasília para uma reunião com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, sobre segurança na Copa das Confederações.


POLÍTICA

Afif pede demissão relâmpago de ministério para assumir Estado

O Globo
Uma edição extra do Diário Oficial da União, que foi divulgada na noite desta sexta-feira, na internet, traz a exoneração do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos (foto abaixo). A informação consta no “Atos do Poder Executivo” e informa que a exoneração é a pedido.
Até no início desta semana, Afif pensava em se licenciar da função de ministro do governo Dilma para poder assumir o governo de São Paulo por causa de uma viagem do governador Geraldo Alckmin ao exterior, a partir de segunda-feira.


POLÍTICA

Barroso: 'Em tese', STF pode rever posição sobre anistia

Felipe Recondo e Ricardo Brito, Estadão
O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta sexta-feira que, "em tese", o Supremo poderia rever sua posição sobre a anistia, com uma nova composição do tribunal. "A transição do regime militar para uma democracia no Brasil foi feita com menos sobressaltos e menos dificuldades institucionais que na Argentina", comentou, durante a primeira entrevista após a nomeação para o cargo.
Em abril de 2009, o STF decidiu que os crimes cometidos por agentes de governo e militantes de organizações de esquerda durante o período da ditadura são inimputáveis, ou seja, não são passíveis de punição por conta da Lei de Anistia de 1979. Integrantes da Comissão da Verdade pressionam o STF a rever a posição.


GERAL

Assassinato de índios aumenta 168% nos governos Lula e Dilma

André de Souza, O Globo
Nos oito anos de governo do ex-presidente Lula e nos dois primeiros da presidente Dilma Rousseff, 560 índios foram assassinados no Brasil — média de 56 por ano. Isso representa um crescimento de 168,3% em relação à média dos oito anos do governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Os números fazem parte de levantamento do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Nos dois primeiros anos do governo Dilma, 108 índios foram assassinados no país, uma média de 54 por ano. Foram 51 mortes em 2011 e 57, em 2012. A média fica um pouco abaixo dos 56,5 homicídios anuais registrados nos dois mandatos de Lula, mas está bem acima do observado nos oitos anos de FH. No governo do tucano, a média foi de 20,9 assassinatos de índios por ano.


GERAL

Presidente da Funai deixa o cargo em meio à crise

Jaílton de Carvalho e Evandro Éboli, O Globo
O Ministério da Justiça anunciou nesta sexta-feira a demissão da presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Azevedo (foto abaixo). A saída da presidente foi acertada há duas semanas. Ela deixou a presidência da instituição para se dedicar a um tratamento de saúde.
Marta Azevedo vinha, há seis meses, renovando pedido de licença médica e não participou das reuniões realizada pelo governo com os índios. Ela deverá atuar como colaboradora do Ministério da Justiça na questão indígena. O cargo será ocupado interinamente pela diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Maria Augusta Assirati.


GERAL

Protesto contra aumento da passagem tem princípio de confronto em SP

Thiago Herdy, O Globo
No protesto do Movimento Passe Livre (MPL) contra o valor das tarifas do transporte público em São Paulo nesta sexta-feira, manifestantes e policiais voltaram a entrar em confronto, embora em proporções menores do que os registrados na noite de quinta-feira na cidade, quando dois mil manifestantes fecharam a Avenida Paulista (foto abaixo) e outras vias importantes da cidade.
Por volta das 19h30, a polícia usou bombas de gás de efeito moral para dispersar os manifestantes que bloqueavam todas as faixas das pistas local e expressa da Marginal Pinheiros, na Zona Oeste da capital.


GERAL

Corintianos na Bolívia se dizem surpresos com liberdade

G1
O Jornal Nacional entrevistou, nesta sexta-feira (7), quatro dos sete integrantes da torcida organizada Gaviões da Fiel, que foram soltos, na Bolívia, depois de mais de cem dias na penitenciária de Oruro. Outros cinco ainda estão presos.
O grupo era suspeito da morte do adolescente boliviano Kevin Espada. Ele foi atingido por um sinalizador disparado da torcida corintiana durante uma partida da Libertadores, em fevereiro. A reportagem exclusiva é dos correspondentes da Rede Globo para a América do Sul, Délis Ortiz e Rafael Sobrinho.

ECONOMIA

Inflação em 12 meses deve estourar teto da meta do governo em junho

Nice de Paula e Renata Cabral, O Globo
Com forte desaceleração nos preços dos alimentos, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, usado nas metas do governo) fechou maio em 0,37%, informou nesta sexta-feira o IBGE. O resultado veio dentro das expectativas do mercado e bem abaixo dos 0,55% de abril. Foi ainda a menor taxa desde junho de ano passado.
Mas, no acumulado dos últimos 12 meses, a alta chegou a 6,50% exatamente no teto da meta estabelecida pelo governo para este ano, que é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desde março, quando atingiu 6,59%, a taxa em 12 meses está perto do teto da meta. E analistas preveem novo estouro este mês, quando a inflação em 12 meses deve chegar a 6,70%, o pico neste tipo de comparação.

ECONOMIA

MP vai investigar compra de refinaria da Petrobras nos EUA

Ramona Ordoñez, O Globo
O Ministério Público Federal no Estado do Rio de Janeiro (MPF-RJ) decidiu iniciar uma investigação sobre a operação de compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena, no Texas, nos Estados Unidos. A aquisição foi feita pela estatal em 2006, na gestão do então presidente José Sérgio Gabrielli.
O pedido para a instauração de “um procedimento investigatório criminal” foi feito nesta sexta-feira pelo procurador da República Orlando Monteiro Espíndola da Cunha, que quer apurar possíveis irregularidades na aquisição da refinaria.

ECONOMIA

Sem data para avançar, Mercosul convive com insatisfação e dúvidas

Marcia Carmo, BBC Brasil
O adiamento da próxima reunião de cúpula do Mercosul, anunciada nesta semana, ocorre em um momento em que o bloco ─ formado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela ─ vive um momento de insatisfação de seus membros e de dúvidas sobre seu futuro.
A cúpula estava prevista para junho e agora permanece sem data definida, com previsão para agosto ou setembro, de acordo com assessores do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai.Oficialmente, o adiamento foi anunciado para dar tempo para que o presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, participe do encontro após tomar posse, em agosto. O país foi suspenso do bloco em junho passado.

0 comentários:

Postar um comentário