domingo, junho 09, 2013

Pesquisa Datafolha aponta liderança de Dilma na corrida eleitoral

A atual presidente tem 51% de vantagem, segundo os dados
Por: Redação Web
Dilma Rousseff permanece na liderança para as eleições de 2014, segundo pesquisa Datafolha, divulgada sábado (8) pelo jornal "Folha de S.Paulo".
A presidente é a escolha de 51% dos 3.758 eleitores que responderam a pesquisa no cenário mais provável da disputa.
Na comparação com o levantamento realizado em março deste ano, Dilma Rousseff registrou sete pontos a menos de vantagem. No entanto, de acordo com as regras eleitorais a porcentagem de 51 % já seria suficiente para a vitória no primeiro turno.
Segundo o critério de respostas estimuladas e únicas, o segundo lugar seria ocupado pela ex-senadora Marina Silva, com vantagem de 16%. Na comparação com os dados da última pesquisa o índice é o mesmo.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) ocuparia o terceiro lugar com 14% das intenções de voto. A porcentagem evoluiu quatro pontos em relação a última pesquisa e havia a possibilidade de empate técnico com Marina Silva, devido a margem de erro de dois pontos.
A quarta posição seria ocupada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 6% de aprovação. O índice permanece o mesmo obtido no último levantamento.
Possibilidades
Dilma Rousseff conquistou o melhor desempenho na região Nordeste do país, com 59% das intenções de voto. Já o pior desempenho foi registrado entre os eleitores com ensino superior.
A maior aprovação de Eduardo Campos também foi registrada no Nordeste, com 12% de aprovação.
O Datafolha também realizou uma simulação nesse grupo. Segundo o levantamento, a pesquisa seria mais competitiva, mas Dilma Rousseff iria permanecer na liderança. Ela ocuparia o primeiro lugar com 34% dos votos; Marina ficaria com 29%; Aécio, com 19%.
A pesquisa também realizou simulações com os nomes do ex-presidente Lula e do atual presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.
Apesar de Lula afirmar não ter intenção de concorrer a disputa presidencial, a aprovação dele foi de 55%, superando os números conquistados por Dilma Rousseff. Já Barbosa, conquistaria 8% das intenções de voto.
Na pesquisa espontânea 50% dos eleitores afirmaram não ter candidato. De acordo com os dados, 27% dos eleitores escolheram Dilma, 6% mencionaram o nome de Lula e 4% votariam em Aécio.

0 comentários:

Postar um comentário