sábado, julho 20, 2013

Brasil

Líder do PT diz que opinião de Vaccarezza não representa partido

Cristiane Jungblut,  O Globo
Mostrando que o racha dentro do partido não terminou, petistas trocaram farpas em notas divulgadas nesta sexta-feira. O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) reagiu a um manifesto divulgado na quinta-feira, que contesta sua indicação para coordenar a comissão especial de reforma política na Câmara.
O líder do PT na Casa , deputado José Guimarães (CE, foto abaixo), rebateu e disse, em nota, que as opiniões de Vaccarezza sobre reforma política “não expressam o pensamento nem da bancada na Câmara nem do Partido dos Trabalhadores”. "As posições do PT e da Bancada no Grupo de Trabalho criado pelo presidente da Câmara serão defendidas pelo deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), indicado pelos parlamentares petistas para compor o colegiado", disse Guimarães.



POLÍTICA

PMDB realiza seminário em busca de ideias próprias

Maria Lima, O Globo
Em busca do que todos os partidos perseguem no momento — uma fórmula que os aproxime do que “as ruas” estão pedindo —, o PMDB promove um seminário com especialistas, em agosto, para começar a formatar um discurso próprio que o diferencie do PT no governo, alvo da maioria das críticas nas manifestações.
O primeiro passo foi a nota da Executiva Nacional cobrando enxugamento da máquina, descentralização dos recursos e fim da reeleição. Além do debate, está em curso uma consulta interna sobre a manutenção ou não da aliança com o PT, e o próximo passo é definir bandeiras na tentativa de tirar do PMDB a pecha de fisiologista e adesista aos governos.


POLÍTICA

Renan só libera projeto sobre Ibama após licença de estaleiro em AL

Ricardo Brito, Estadão
Um ano depois de pedir vista, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL, foto abaixo), liberou para votação na Comissão de Constituição (CCJ) o projeto de lei que cria cargos e melhora a estrutura do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Quando ainda era líder do PMDB na Casa e integrante da CCJ, ele havia segurado a proposta em represália ao fato de que o Ibama não concedia a licença prévia ambiental para construção do estaleiro Coruripe, empreendimento bilionário no seu Estado.
A autorização do instituto foi dada na última segunda-feira, 15. No dia seguinte, em discurso à noite que fez sem estar na cadeira de presidente para um plenário vazio, Renan cumprimentou as autoridades ambientais, "especialmente" a ministra Izabella Teixeira, pela liberação do documento. "Isso (...) significa a viabilidade ambiental do empreendimento. É, sem dúvida nenhuma, o atestado de que são corretas as ações previstas no projeto para mitigar o impacto ambiental da construção e a operação daquele estaleiro", disse.



GERAL

Entidades médicas reagem ao Mais Médicos e deixam comissões do governo

Flávia Perry, O Globo
Quatro entidades que representam os médicos se preparam para travar uma guerra contra o governo por causa do programa Mais Médicos, após decisões que eles classificam como “autoritárias” e que atropelaram os debates com a classe. Elas anunciaram, nesta sexta-feira, que deixam de participar das comissões e grupos de trabalho do governo que fazem parte. Além disso, as entidades estão preparando ações judiciais questionando o Mais Médicos.
A Federação Nacional dos Médicos (Fenam), o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) justificam que decidiram sair dos grupos após o governo agir de forma “unilateral e autoritária”. Eles afirmam que suas propostas foram tratadas com indiferença nos conselhos e grupos.


GERAL

Cabral recusa apoio federal e culpa grupos estrangeiros por violência

Wilson Tosta, O Globo
Dois dias após a depredação de Leblon e Ipanema por manifestantes que protestavam a poucos metros do prédio onde mora, o governador Sérgio Cabral (PMDB, foto abaixo) rejeitou ontem oferta da presidente Dilma Rousseff de ajuda federal para enfrentar os protestos e culpou “grupos estrangeiros”. Aparentando abatimento, o governador disse que a recepção ao papa Francisco, marcada para as 17h de segunda-feira, está confirmada no Palácio Guanabara, que já foi alvo de manifestações.
Segundo o governador, as forças de segurança locais são suficientes. “Ontem (anteontem), por volta das sete e meia da noite, (a presidente Dilma telefonou) manifestando a sua solidariedade, manifestando o seu apoio, o seu estarrecimento”, afirmou. “Ela passou o dia em compromissos no Ceará e como sempre (ligou) se colocando à disposição. Mas eu disse a ela que não era necessário, as forças de segurança (locais) estão presentes.”



GERAL

Protesto em Vitória acaba em depredação

Clarice Cudischevitch, Estadão
Um protesto que pedia o fim da cobrança do pedágio na rodovia que liga Vitória a Vila Velha (ES) terminou em vandalismo e confronto com a polícia no centro da capital do Estado. Manifestantes tentaram invadir prédios públicos e chegaram a apedrejar o Palácio Anchieta, sede do governo estadual.
Foram mais de 11 horas de enfrentamentos, com ataques de pedras, uso de bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. Cerca de 300 manifestantes se concentraram na frente da Assembleia Legislativa por volta das 6h e seguiram em direção ao Anchieta, onde funciona o gabinete do governador Renato Casagrande (PSB).


GERAL

Estilo do papa e protestos criam dilema para segurança no Rio

BBC Brasil
A escolha do papa Francisco em dispensar o papamóvel blindado na Jornada Mundial da Juventude, em meio à expectativa de protestos durante o evento que começa na próxima terça-feira no Rio de Janeiro, criou um dilema para as autoridades responsáveis pela segurança do pontífice, forçando-as a adaptar suas medidas preventivas, segundo analistas ouvidos pela BBC Brasil.
Na última quinta-feira, o general José Abreu, coordenador de segurança das Forças Armadas, disse em entrevista coletiva que a escolha do papa será respeitada, mas "não é nada agradável" para a segurança, ante o perigo de algum "ato hostil" na jornada, que deve atrair um público estimado em até 2,5 milhões de pessoas.
O papa deve usar carros fechados para se deslocar por distâncias longas, mas a expectativa é de que um carro aberto - o mesmo usado na Praça São Pedro, no Vaticano – seja usado por ele para circular no Rio de Janeiro em alguns momentos da Jornada.


GERAL

Agricultores desocupam prédio do Incra e aguardam negociações

Marcelo Brandão, Agência Brasil
Depois de 70 horas de ocupação, trabalhadores rurais deixaram no começo da noite de hoje (19) a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde estavam desde a madrugada de quarta-feira (17). Para deixar o prédio, os trabalhadores, ligados à Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Distrito Federal e Entorno (Fetraf-DFE), queriam garantias do órgão de que as reivindicações seriam atendidas. As negociações com o instituto, porém, não avançaram.
A saída ocorreu por volta das 18h, em resposta a um novo prazo que a juíza responsável pela liminar de reintegração de posse, Maria Cândida de Almeida, concedeu aos trabalhadores. “A juíza nos notificou novamente, dando prazo até as 18h. O defensor público que nos representou na ação conversou com ela e, nessa conversa, ela teria sinalizado que se cumpríssemos com esse segundo compromisso, a multa seria desconsiderada”, explicou Francisco Lucena, coordenador-geral da Fetraf-DFE.


GERAL

Surto de diarreia já matou 48 pessoas em Alagoas

Odilon Rios, O Globo
Há uma semana, Camila, de 3 anos, está com diarreia. As dores e o sangue fizeram a mãe procurar o Hospital Regional de Arapiraca, a 125 km de Maceió.
— Doía demais. Aí a gente procurou (o médico), ela recebeu o remédio e vai melhorar — disse a dona de casa Luzinira Maria da Conceição, mãe de Camila.
A preocupação tem motivos: a diarreia já matou, em Alagoas, 48 pessoas desde 15 de maio; a última morte foi anteontem. Em 27 cidades alagoanas, é tratada como epidemia pela Secretaria estadual de Saúde. Outros 40 municípios estão em alerta.

ECONOMIA

Governo tem pouca margem de manobra para fazer cortes no orçamento

Martha Beck, O Globo
Mesmo congelando novas desonerações e procurando quais tributos poderiam eventualmente subir para ajudar a reforçar os cofres públicos, o governo tem hoje pouca margem de manobra, admitem os técnicos. Isso porque quase toda elevação de impostos precisa esperar um prazo de 90 dias para começar a valer. Ou seja, além de representar um desgaste político num momento delicado, um aumento de carga tributária agora só passaria a ajudar as contas públicas em novembro, com o ano praticamente fechado.
Uma exceção poderia ser o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que é regulatório e pode subir por meio de um decreto sem passar pela noventena. No entanto, os técnicos lembram que a calibragem que poderia ser feita nesse tributo é pequena em termos de arrecadação. Por isso, o plano do momento é não prorrogar desonerações que vencem ao longo de 2013.


MUNDO

EUA convidam comissão brasileira a ouvir explicação sobre espionagem

Luiza Damé, O Globo
Durante conversa por telefone com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na noite desta sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff aceitou o convite para que uma comissão do governo brasileiro vá àquele país ouvir esclarecimentos sobre a denúncia de espionagem dos serviços de inteligência americanos no Brasil.
Biden telefonou para Dilma por volta das 19h para dar explicações sobre a denúncia de violação da privacidade de brasileiros e de instituições brasileiras. Eles conversaram por 25 minutos e combinaram que, dentro de 15 a 20 dias, a comissão irá aos Estados Unidos.
Na conversa, a presidente confirmou a visita de Estado no dia 23 de outubro e disse esperar que até lá essa questão esteja superada. A presidente manifestou preocupação com a violação da privacidade de brasileiros e afirmou que espera esclarecimentos não apenas para o governo, mas para a sociedade. Ela também defendeu mudanças de políticas para não haver no futuro risco de violação de privacidade. Dilma disse ainda que, em nome da segurança, não se pode infringir a privacidade dos cidadãos e a soberania de um país.

0 comentários:

Postar um comentário