quarta-feira, julho 24, 2013

Brasil

POLÍTICA

Lula promete 'lutar com unhas afiadas' por Dilma

Vera RosaDaiene Cardoso e Ricardo Brito, Estadão
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, 23, que vai lutar com "unhas afiadas" para defender a presidente Dilma Rousseff de ataques dos adversários. Em palestra no Museu Nacional, Lula disse que Dilma é vítima de "preconceito" por parte da elite brasileira e sofre "falta de respeito" por ser mulher.
"Dilma não é mais do que uma extensão da gente lá. Nós seremos responsáveis pelos acertos e pelos erros que ela cometer", afirmou Lula. Aplaudido pela plateia, formada em sua maioria por negros que participavam do Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, o ex-presidente disse que os "conservadores" começam a "colocar as unhas de fora" para tirar o PT do poder, em 2014 e prometeu ajudar Dilma.



POLÍTICA

Ciro Gomes: ‘Dilma pilota uma aliança assentada na putaria’

O Globo
O ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE, foto abaixo) optou, na manhã desta terça-feira, por usar termos chulos para atacar adversários políticos. Depois de já ter dito que o PMDB era um “ajuntamento de assaltantes”, ele voltou à carga. Desta vez, Ciro disse, em entrevista ao programa da rádio Verdinha AM, do Ceará, que a presidente Dilma Rousseff “pilota uma aliança assentada na putaria”. Além de criticar a base aliada, Ciro fez duras críticas à presidente. Ciro chega a chamá-la de “arrogante” e “inexperiente”.
- Incrível a Dilma convocar uma rede de televisão e falar quase dez minutos para não dizer absolutamente nada. Inventar uma lambança de uma Constituinte exclusiva para fazer uma reforma política. Nenhum cartaz na rua pedindo reforma política, embora seja uma agenda emergente (...) Depois trocar os pés pelas mãos nesse negócio dos médicos (programa Mais Médicos) - dispara.



POLÍTICA

Eduardo Campos ‘empareda’ alas do PSB que insistem em apoiar Dilma

Pedro Venceslau e Breno Pires, Estadão
O governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos (foto abaixo), deflagrou um movimento para emparedar alas do partido que ainda resistem a seu projeto de concorrer ao Planalto em 2014. Motivado pela queda brusca de popularidade da presidente Dilma Rousseff e por seu crescimento nas últimas pesquisas de intenção de votos, ele ampliou o diálogo com diretórios defensores da reeleição de Dilma e com movimentos sociais que orbitam na área de influência do partido.
No último sábado, discretamente, 200 dirigentes de movimentos sociais do PSB reuniram-se em Brasília e divulgaram nota de apoio à candidatura de Campos. O aumento da adesão a Campos poderia antecipar o lançamento de uma pré-candidatura em setembro.



POLÍTICA

Declínio do PT não favorece em nada o PSDB

Roldão Arruda, Estadão
O PT atravessa uma das piores crises de sua história. Desde o início das grandes manifestações de rua, em junho, a perda de apoio ao partido e ao governo da presidente Dilma Rousseff parece uma sangria desatada. Isso todo mundo já sabe. O fato curioso – e ainda pouco destacado dessa história – é que nada disso favorece diretamente seu maior inimigo, o PSDB.
Nas pesquisas sobre intenção de voto, os eleitores que estão deixando de declarar apoio a candidatos petistas não migram para as bandas tucanas. O que aumenta é o número de brancos, nulos e indefinidos (na última pesquisa Ibope/Estadão esse contingente quase duplicou).


GERAL

Vaticano rejeita aliança com o governo

Jamil Chade, Estadão
O Vaticano se distancia da tentativa do governo brasileiro de propor uma aliança para o combate à pobreza, enquanto nos bastidores a Santa Sé insiste que não quer ser usada politicamente no Brasil pelo governo, principalmente em um momento delicado, de manifestações pelas ruas e preparação para as eleições de 2014.
Na segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff não perdeu a chance de, no primeiro discurso ao lado do papa Francisco, descrever a política social do governo e formular uma proposta de se aliar ao Vaticano para desenvolver uma política internacional baseada no combate à pobreza. O papa tem cobrado governantes e até mesmo a Igreja para que adotem um discurso e atitudes concretas para ajudar os mais pobres.


GERAL

Fiéis ignoram chuva e frio na festa de abertura da JMJ

Luciana Nunes Leal, Estadão
Em meio ao frio e vento que atingiam a praia de Copacabana nesta terça-feira, 23, no primeiro dia da Jornada Mundial da Juventude, os peregrinos comemoravam como uma bênção cada trégua dada pela chuva antes da missa de abertura, celebrada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.
"Chegamos debaixo de chuva, mas eu tinha certeza de que o tempo iria melhorar e a gente poderia assistir à festa com muita alegria", comemorava a irmã Carla Bezerra, integrante de um grupo de 60 freiras Filhas da Caridade São Vicente de Paulo. Vindas de várias partes do País, elas estão hospedadas na Tijuca (zona norte), e às 16 horas, muito empolgadas, dançavam ao som dos cantores que animavam a plateia. A essa hora a multidão já tomava conta de grande parte da areia da praia de Copacabana. Para a maioria dos fiéis, o palco era um ponto distante separado por uma área vip com 1.500 lugares e um espaço destinado a deficientes físicos.


GERAL

Metrô falha e Rio vive dia de tumulto no 1º teste da Jornada Mundial

Estadão
No primeiro teste da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o sistema de transporte público do Rio falhou. Com milhares de peregrinos, voluntários e fiéis tentando chegar à Praia de Copacabana, na zona sul, local da missa de abertura oficial da JMJ, o rompimento de um cabo de energia fez com que todas as estações do metrô fossem fechadas e as duas linhas, interrompidas. Pontos de ônibus em toda a cidade ficaram lotados; quem conseguia entrar num dos coletivos, se espremia.
O problema começou por volta das 16h30. Pouco depois, todas as estações foram fechadas. Só às 18h40, começaram a ser reabertas, ainda com intervalos irregulares entre as viagens. O evento de terça-feira, 23,, sem a presença do papa, era um ensaio para os dois principais, com a presença do pontífice - que reunirão um número ainda maior de pessoas -, na quinta e na sexta, também em Copacabana.


GERAL

RJ: Procurador-geral critica quebra sigilo para investigar vandalismo

Nataniel Damasceno e Sérgio Ramalho, O Globo
Um decreto publicado na segunda-feira no Diário Oficial do Estado foi duramente criticado por especialistas em direito constitucional, repercutindo ao longo de todo o dia nas redes sociais. O texto, que cria a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas (CEIV), foi assinado pelo governador Sérgio Cabral no dia 19 passado.
O decreto diz que as solicitações e determinações da comissão encaminhadas a órgãos públicos e privados no estado terão prioridade absoluta em relação a quaisquer outras atividades. E estabelece que empresas operadoras de telefonia e provedores de internet terão prazo máximo de 24 horas para atender aos pedidos de informações dos membros da comissão. No fim da noite, o governo estadual, por meio de nota, disse que sempre esteve “em absoluta sintonia” com o MP e que, “em momento algum, estabeleceu que a CEIV quebrasse sigilos”.


GERAL

PM é acusada de infiltrar policial sem farda em protesto no Rio

G1
Vídeos e relatos publicados nas redes sociais nesta terça-feira (23) acusam a PM de ter infiltrado policiais sem farda em um protesto na noite de segunda no Rio para provocar tumulto. O relações-públicas da Polícia Militar, coronel Frederico Caldas, se disse "enojado" com a acusação e afirmou que considera um absurdo imaginar que um policial possa agredir um colega.
O tumulto ocorreu depois de uma passeata que começou pacífica e ia até a sede do governo do Rio de Janeiro, onde o Papa Francisco recebeu as boas-vindas. Um confronto deixou cinco manifestantes e dois policiais militares feridos - um deles por um coquetel molotov. Todos os feridos já receberam alta e passam bem.


GERAL

Mais Médicos tem adesão de um terço dos municípios brasileiros

André de Souza, O Globo
Lançado há duas semanas pelo governo, o programa Mais Médicos teve a adesão de um terço dos municípios brasileiros. Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, até segunda-feira, 1.874 das 5.564 cidades brasileiras tinha feito sua inscrição no Mais Médicos. Dentre os 1.290 municípios com alta vulnerabilidade social, considerados prioritários pelo governo, 671, ou pouco mais da metade, aderiram. As inscrições vão até o meio-dia de quinta-feira.
No Rio de Janeiro, 27 dos 92 municípios se inscreveram até segunda-feira. Dos oitos considerados prioritários, quatro aderiram: Seropédica, Queimados, Japeri e Guapimirim. Os outro quatro prioritários no estado são: Duque de Caxias, Magé, Paracambi e Rio de Janeiro.


GERAL

Bicampeão mundial, Djalma Santos morre aos 84 anos

O Globo
O lateral-direito bicampeão mundial com a seleção brasileira em 1958 e 1962 Djalma Santos (foto abaixo, centro) morreu nesta terça-feira aos 84 anos em consequência de uma pneumonia grave, informou o hospital Dr. Hélio Angotti, em Uberaba, interior de Minas Gerais, onde o ex-atleta vivia e estava internado desde o início deste mês.
Apontado por muitos o maior lateral-direito da história, Djalma Santos foi o único jogador brasileiro a defender a seleção da Fifa numa partida em Wembley, em 1963, e representou somente três clubes em sua carreira: Portuguesa, clube que o revelou para o futebol, Palmeiras e Atlético Paranaense, onde se aposentou.



ECONOMIA

Rombo na conta externa do país salta 72% no 1º semestre

Gabriela Valente, O Globo
Com a alta do dólar e a fragilidade da balança comercial brasileira, o rombo das contas externas cresceu 72% no primeiro semestre deste ano. O déficit das chamadas transações correntes — o resultado das trocas de serviços e comércio com o resto do mundo — chegou a US$ 43,5 bilhões nos seis primeiros meses do ano: o maior já registrado pelo Banco Central (BC) desde que os dados começaram a ser contabilizados, em 1947.
De janeiro a junho de 2012, o saldo havia ficado negativo em US$ 25,2 bilhões. O resultado já representa 80% do déficit de todo o ano passado. O investimento que o país recebe já não é mais capaz de cobrir essa diferença. Mesmo assim, a expectativa é de melhora por causa da cotação mais alta da moeda americana.


ECONOMIA

Seguro-desemprego vai subir 9%, diz ministro do Trabalho

O Globo
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, assegurou nesta terça-feira que o seguro-desemprego será reajustado a partir de agosto pelo mesmo percentual do salário mínimo, que foi de 9%. Desde janeiro, o benefício vem sendo corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 6,2%.
Segundo Dias, existe consenso no Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) para aprovar o novo percentual. De acordo com dados do ministério, a medida terá impacto de R$ 250 milhões até dezembro. Por mês, são encaminhados 600 mil pedidos de seguro-desemprego.

0 comentários:

Postar um comentário